Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Família madura

Série "Família"

Compartilhe:

Editorial

Dê saudações a Prisca e Áquila (2 Timóteo 4.19 – NAA).

Estudiosos indicam que 2 Timóteo foi a última carta escrita pelo apóstolo Paulo. Em suas últimas palavras, chama muito a atenção a forma como cita, com carinho, esse casal Prisca (ou Priscila) e Áquila. Paulo e o casal tinham se tornado companheiros de profissão, amigos do coração e colaboradores na missão. Áquila e Priscila foi um casal muito citado no Novo Testamento (Atos 18.1-4, 18-19, 24-28; Romanos 16.3-5; 1 Coríntios 16.19; 2 Timóteo 4.19). Os diversos episódios conhecidos em sua história mostram uma família madura.

Família madura na Palavra: Em certa ocasião, quando moravam em Éfeso, conheceram um judeu chamado Apolo, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Ele era instruído no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João. Apolo começou a falar ousadamente na sinagoga. Quando Priscila e Áquila o ouviram falar, levaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus (Atos 18.24-26 – NAA). Observe que esse casal não ficou inibido diante da poderosa oratória de Apolo. Notaram que lhe faltava conhecer todo o evangelho, além do batismo de João. Corajosa, educada e discretamente, levaram-no consigo para lhe expor o caminho de Deus com mais exatidão. Tinham conteúdo.

Família madura nos relacionamentos: Diversos foram os momentos relatados na vida desse casal que mostram sua prática constante e intencional em abrir sua casa para relacionamentos autênticos e profundos com pessoas. Quando moravam em Corinto, Paulo aproximou-se deles. E, como tinham o mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava. O ofício deles era fazer tendas (Atos 18.2-3 – NAA). Quando moravam em Éfeso, recebiam a igreja que se reunia na casa deles (1 Coríntios 16.19 – NAA). Quando moravam em Roma, mantiveram sua casa aberta para que a igreja pudesse se reunir ali (Romanos 16.5 – NAA).  Tinham prioridades.

Família madura no amor: De todos os lindos relatos do testemunho experimentado desse casal, talvez o mais impressionante tenha sido o revelado pelo apóstolo Paulo, quando escreveu: Saúdem Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios (Romanos 16.3-4 – NAA). Mostraram a dimensão de amor do próprio Jesus: Ninguém tem amor maior do que este: de alguém dar a própria vida pelos seus amigos (João 15.13). Tinham fidelidade.

Família madura está alicerçada na Palavra, prioriza relacionamentos e ama até as últimas consequências. Esse é o plano de Deus: família resgatada, discipulada, avivada até ficar totalmente madura. Vamos deixar o Senhor cumprir todo o seu plano em nossa família!

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Casa das Formigas

 A Casa das Formigas Brasil está em campanha para conquistar cinquenta novos padrinhos para a Casa das Formigas em Moçambique. No período da pandemia alguns mantenedores suspenderam a contribuição, no entanto temos o compromisso de atender as 300 crianças e adolescentes, que recebem cuidados médicos, são acompanhadas em sua vida escolar, na área espiritual, recebem alimentação e participam de oficinas, entre elas: costura, bordado, crochê, informática, sapataria, tapeçaria. Como muitas crianças são órfãs ou estão em risco social e chegam ali sem esperança, o papel da Casa das Formigas é encaminhá-las profissional, social e espiritualmente, para que tenham um futuro melhor.

Convidamos você para ser um padrinho. Visite o site da Casa das Formigas para conhecer um pouco mais do trabalho e saber como apadrinhar. Acesse aqui


INTERCESSÃO MUNDIAL

Eritreia

Como é a perseguição aos cristãos na Eritreia?

Apesar de quase metade da população se identificar como cristã, os cristãos na Eritreia continuam enfrentando perseguição extrema. O país continua sendo um dos lugares mais difíceis do mundo para seguir a Jesus.

O governo reconhece apenas três denominações: ortodoxa, católica e luterana. Aqueles que não fazem parte desses grupos estão em risco de perseguição severa nas mãos do Estado. Reuniões são invadidas e cristãos presos. As condições enfrentadas por cristãos nas prisões podem ser desumanas. Alguns pastores estão encarcerados há mais de uma década e enfrentam confinamento solitário. Possivelmente, há mais de mil cristãos presos na Eritreia, sem nenhuma acusação formal. Enquanto alguns são soltos, muitos desses são transferidos para o serviço militar — o que não significa ser livre de fato — ou prisão domiciliar. A contínua detenção de cristãos mostra que o governo não tem intenção de relaxar suas políticas repressivas.

Cristãos não reconhecidos pelo Estado são, principalmente, vulneráveis à vigilância diária imposta pelo Estado, com celulares monitorados, banda larga mantida lenta e uma rede de cidadãos encarregados de espiar os vizinhos. Esse nível de monitoramento invasivo leva a Eritreia a manter o título de “Coreia do Norte da África”.

Enquanto isso, convertidos do islamismo e da Igreja Ortodoxa Eritreia enfrentam maus-tratos das famílias e das comunidades.

Muito pouco mudou, exceto por um leve aumento na pressão às igrejas. O país permanece em 6º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2022, ainda sendo um dos lugares mais difíceis no mundo para seguir a Jesus.

A Missão Portas Abertas trabalha por meio de igrejas parceiras locais na Eritreia para fornecer treinamento de discipulado, projetos de empoderamento econômico e treinamento para sobreviventes da perseguição.


Pedidos de oração da Eritreia

-Ore para que os cristãos presos e famílias sejam sustentados pela graça e pela presença de Deus.
-Clame por sabedoria, discernimento e ousadia para os cristãos, enquanto buscam estar juntos apesar das ameaças de vigilância.
-Interceda para que cristãos de contexto islâmico e ortodoxo sejam encorajados e empoderados para permanecerem firmes na fé.

Fonte: portasabertas.org.br

Tome Nota!

Curso Vida Nova – De 24 a 27 de outubro teremos o Curso Vida Nova, destinado a quem deseja ser membro da Igreja. Serão quatro aulas, de segunda a quinta, das 20h às 21h30, pelo Zoom. Inscrições até 21 de outubro. Inscreva-se aqui.

Curso para Noivos – De 8 a 29 de outubro (sábados) teremos o Curso para Noivos. Horário: 14h às 16h, pelo Zoom. Inscrições até 7 de outubro. Inscreva-se aqui.

Facilitadores da Área Infantil – No dia 1 de outubro, sábado, das 14h às 17h30, teremos um workshop para facilitadores que ministram as crianças durante as celebrações e nos encontros das células. Será um tempo especial para aprendizado e troca de experiências. Local: Espaço Esperança. Informações e inscrições pelo telefone 3376-7441.

Campanha para o Lar Maria Tereza – Outubro é o mês do idoso e o Lar Maria Tereza Vieira está realizando uma campanha para arrecadação de fraldas geriátricas, leite longa vida, bolachas e biscoitos. Se você deseja colaborar com a campanha pode entregar a sua doação no Espaço Esperança.

 

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Verdade

(João 8.32; 17.17; Colossenses 3.16; Tiago 5.16, 19-20; 1 João 1.7; 3.7-9)

Pela graça de Deus, vou me empenhar por ser uma pessoa mais aberta, compartilhando minha vida com você, para podermos exercer o cuidado mútuo e, assim, crescermos juntos na santidade de Deus.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

2 Timóteo 4.19

Interação:

Na segunda carta a Timóteo, Paulo, preso, em seus últimos dias, apela ao amigo. Basicamente Paulo pede a Timóteo que exorte os irmãos a respeito da ressurreição de Cristo e da volta ao evangelho puro baseado nas Escrituras. Na parte final da carta, Paulo lembra a Timóteo a maldade e traição de um homem chamado Alexandre. De outro lado, manda saudações a pessoas amadas, dentre elas Prisca e Áquila. Em outras passagens da Bíblia (Atos 18, Romanos 16 e 1 Coríntios 16), infere-se que formaram um casal de amigos fiéis, com o qual Paulo residiu por compartilharem o mesmo ofício, artesãos de tendas. O casal se mostrou maduro na Palavra ao ensinar Apolo; nos relacionamentos, ao acolher a igreja em sua casa; e, no amor, ao acolher Paulo. Vamos refletir em nossa célula a respeito de como resgatar, discipular e avivar nossa família, para, ao final, torná-la madura. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

1- Para você, quais são as características de uma família madura na fé?
2- Qual o papel da Palavra de Deus para trazer maturidade para a família? O que fazer, de forma prática, para que essa maturidade aconteça?
3- Abra o seu coração e conte o que precisa ser aperfeiçoado em sua casa para que a sua família amadureça ainda mais. Que tal orarmos juntos por isso?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Criação e ação” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 13 do Material de Tema Único. Título: Quem é o Senhor? Princípio: Deus se revela. Versículo para decorar: Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for (Gênesis 28.15a – NTLH).

Continue lendo

Nossos Boletins

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis