Conteúdo e Mídia

Mensagens

Mensagem de 19.10.14


Efésios 2.8-10


Estamos caminhando na série de mensagens sobre a Reforma Protestante, são 497 anos desde 31 de outubro de 1517, por isso nosso tema geral é “Viva a Reforma’. Já vimos “Somente as Escrituras” e “Somente a Deus glória”. Hoje veremos três em um.

Desde criança aprendemos um cântico que contém a seguinte expressão: "Se o teu coração parar de bater agora, se você for embora, pra onde você vai?" Essa é a pergunta que não quer calar em cada coração e durante todas as épocas. Quando a fazemos nas células ou num discipulado muitas vezes as pessoas ficam em dúvida. No passado houve desvios na caminhada da igreja no que diz respeito à salvação: indulgências (perdão dos pecados) eram vendidas, penitências eram decretadas e rituais eram realizados. Engano! A Reforma surgiu para reafirmar que para a salvação do ser humano é necessário:

1)Somente a fé. Ao apresentar o plano da salvação para uma pessoa e ler, de maneira empolgada, Romanos 10.9: "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo", ela me perguntou com cara de decepção: Mas é só isso? Muitas vezes achamos que precisamos fazer muitas coisas para Deus para assim merecermos sua salvação, mas a verdade da palavra de Deus é que “o justo viverá por fé” (Romanos 1.17). Basta crer e confessar, não podemos complicar o que Deus simplificou, é simples assim.

2) Somente a graça. Conta-se a ilustração de um homem que morreu e, ao chegar na entrada do céu, foi posto diante de um anjo que lhe disse ser necessário atingir mil pontos para entrar. O homem começou a relatar todos os seus feitos: havia sido um bom filho, um excelente estudante e profissional, era apreciado por todos como bom marido e pai, era prestativo doando esmolas aos necessitados, aos finais de semana ajudava a cuidar de pessoas enfermas em um abrigo, zeloso em sua religião era respeitado como um líder, gabava-se de nunca ter cometido mal a ninguém. Após ouvir esse relato o anjo lhe disse que havia atingido dez pontos. O homem ficou decepcionado e exclamou: “Ah! Mas assim, só pela graça”! Imediatamente o anjo lhe disse: “Muito bem, acabou de atingir mil pontos, pode entrar”. "Onde abundou o pecado, superabundou a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor" (Romanos 5.20b-21). Cantemos juntos: “Foi graça, graça, superabundante graça, foi só pela graça de Jesus que venci e cheguei aqui”.

3) Somente Cristo. Quando se trata da salvação de nossa alma, nenhuma instituição, nem homens ou mulheres do presente ou do passado, nem qualquer outro ser criado por Deus, nada e nem ninguém pode garantir que tal fato aconteça, "porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (1 Timóteo 2.5). A Reforma destacou a suprema verdade que precisa ser resgatada novamente hoje, de que a mensagem da salvação está centralizada, exclusivamente, no nome doce e precioso de Jesus Cristo. Assim, falemos menos de nossas práticas, menos de nossas placas, menos de nossas estratégias, e mais da pessoa de Jesus. Ele é suficiente e isso basta, porque "Jesus é aquele de quem as Escrituras Sagradas dizem: “A pedra que vocês, os construtores, rejeitaram veio a ser a mais importante de todas”. A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos" (Atos 4.11-12 - NTLH).


Conclusão

Que bom que podemos hoje ter, por meio da pessoa de Cristo, da sua maravilhosa graça, e da simplicidade da fé, a certeza de que somos salvos. Assim, podemos responder que se o nosso coração parar de bater agora vamos morar com Deus. Essa tão preciosa salvação é evidenciada em nossa vida por meio da santidade e das boas obras, “as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

Rev. Pedro Leal Junior