Conteúdo e Mídia

Mensagens

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas (Apocalipse 2.7a).

Na conclusão da série sobre família vamos ampliar nosso olhar para a família de Deus refletindo sobre a igreja. Segundo Pr. Mathias Quintela de Souza as sete igrejas descritas no livro do Apocalipse representam a Igreja edificada por Cristo, contra a qual não prevalecem as portas do inferno (Mateus 16.18). A igreja como corpo vivo de Cristo tem a sua expressão concreta nas igrejas locais. Nelas, a igreja militante supera seus conflitos em direção à igreja triunfante. Apesar das necessidades específicas de cada igreja, as cartas têm estrutura comum a todas: é Cristo quem as envia por intermédio de João e nelas há elogio, crítica, instrução e promessas (aos vitoriosos):

As sete igrejas do Apocalipse (1.20-3.22)
(Bíblia de Genebra, p. 1529)


 

Igreja Elogio Crítica Instrução Promessas

Éfeso

(2.1-7)
Rejeita o mal, persevera, é paciente. O amor por Cristo não é mais fervoroso. Faça as obras que fez no início. A árvore da vida.

Esmirna

(2.8-11)
Suporta o sofrimento graciosamente. Nenhuma. Seja fiel até a morte. A coroa da vida.

Pérgamo

(2.12-17)
Mantém a fé em Cristo. Tolera a imoralidade, a idolatria e as heresias. Arrependam-se. O maná escondido e uma pedra com um novo nome.

Tiatira

(2.18-29)
O amor, a fé, o serviço e a paciência são melhores do que eram no início. Toleram o culto idólatra e a imoralidade. O julgamento está vindo. Sejam fiéis. Governarão nações e receberão a estrela da manhã.

Sárdis

(3.1-6)
Alguns têm sido fiéis. Uma igreja morta. Arrependam-se; fortaleçam o que ainda resta. Os fiéis serão honrados e vestidos de branco.

Filadélfia

(3.7-13)
Perseverantes na fé, obedecem a Cristo e honram o seu nome. Nenhuma. Sejam fiéis. Um lugar na presença de Deus, um novo nome, e a nova Jerusalém.

Laodiceia

(3.14-22)
Nenhum. Indiferente. Sejam zelosos e arrependam-se. Compartilharão do trono de Cristo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Por meio do estudo de três dessas cartas dirigidas a Éfeso, Esmirna e Filadélfia, estejamos atentos para ouvir e aplicar o que o Espírito tem a nos dizer hoje como igreja, a família de Deus.

Rev. Pedro Leal Junior