Conteúdo e Mídia

Mensagens

Mensagem de 02.08.15

 

Mateus 5.6

 

Introdução

O texto de Mateus 5.1 a 7.29 registra o Sermão do Monte. É o primeiro dos cinco grandes blocos de ensinamentos de Jesus. O Evangelho de Mateus é o que melhor faz a transição entre o AT e o NT. Jesus é o cumprimento do que fora prometido. Este discurso é a afirmação clássica da ética do reino de Deus. É assim que as coisas devem funcionar. O Sermão é dirigido aos discípulos, assim, a toda a Igreja. Muito mais preocupado com princípios do que com a literalidade do cumprimento. Jesus emprega um exagero intencional para mostrar que somos incapazes de cumprir e que dependemos do auxílio divino para termos o nosso interior e exterior transformados. Hoje, vamos nos ater apenas ao verso 6. O que significa ter fome e sede de justiça?
 

1.Significa SER COMO JESUS

•Mudança de dentro para fora. A ética do reino é inversa. Não é o que se vê, mas o que se é;

•Há uma grande diferença entre carisma e caráter. Ética e moral;

•Estamos sendo massacrados com um sentimento de busca pelo prazer (hedonismo);

•Esse sentimento está nos tornando pessoas extremamente egoístas e individualistas;

•Diante de Deus: não basta “não matar”, mas nem insultar o irmão (Mateus 5.21-22);

•Não basta “não adulterar”, mas nem olhar com intenção impura (Mateus 5.27-28);

•Não basta “não mentir”, mas que o nosso sim, seja sim, e o não, não! (Mateus 5.33-37);

•Não basta “amar ao próximo”, mas orar pelos que nos perseguem (Mateus 5.43-44);

•Ninguém conseguiria alcançar este padrão, mas quando recebemos o novo coração, mudamos nosso DNA. Não somos mais os mesmos, as coisas velhas se passaram (2 Coríntios 5.17);

•Esta mudança de caráter vem do alto. Não adianta tentarmos, somente Jesus em nós!
 

2.Significa PENSAR COMO JESUS

•Quando percebemos que nossa natureza mudou, percebemos também que a mente mudou;

•1 Coríntios 2.16►“Nós, porém, temos a mente de Cristo”;

•Não temos a capacidade de mudar nosso comportamento, sem antes, receber a mente de Jesus;

•Ter fome e sede de justiça significa pensar na vida pelo prisma de Jesus, é pensar como ele;

•Para pensar como Jesus, devemos ter fome de sua Palavra que restaura e dá vida;

•Paulo disse a Tito (3.5)►“ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”;

•João 8.11: mulher adúltera: Nem eu tampouco te condeno x vai e não peques mais;

•O que Jesus estava pensando? E o que a mulher estava pensando?
 

3.Significa AGIR COMO JESUS

•Após termos nosso ser transformado, nossos pensamentos vão mudando e o nosso agir é outro;

•Relação Identidade x Conduta. Quando Jesus mexe na identidade, o comportamento muda;

•Mateus 15.11► “Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca”;

•Tem gente tentando mudar o comportamento, mas ainda não mudou o caráter;

•O que é nascido de Deus: “vence o mundo” (1 João 5.4) e “não vive em pecado” (1 João 5.18);

•1 João 4.7-8►Amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus. Todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor;

•Essa é a conduta do que tem fome e sede de justiça, seu prazer está em amar a Deus e o próximo.
 

Conclusão

Ter fome e sede de justiça traz saciedade. Fome e sede de qualquer outra coisa, nos torna insaciáveis e insatisfeitos. O que SOMOS, PENSAMOS e COMO AGIMOS determina se seremos ou não satisfeitos. Você tem fome de que? Você tem sede de que?

 

Rev. Daniel Zemuner Barbosa