Conteúdo e Mídia

Mensagens

"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14.27).

Lembro-me sempre de uma jovem bonita, simpática, que em certa ocasião, após um culto, me procurou com alguns colegas seus e me fez a pergunta: “O que é paz?” Para tentar respondê-la, quero deixar com você algumas ideias que encontro neste belo texto bíblico: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14.27).

Dele, podemos deduzir as seguintes lições para a nossa vida:

A minha paz vos dou.  A paz é um presente, uma dádiva. Não se compra numa loja, não se adquire com dinheiro, não se paga com cartão de crédito. Ela custou o sangue de Jesus Cristo na cruz: "Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque ele é a nossa paz" (Efésios 2.13-14). Um alto preço foi pago.

Essa paz não é fruto de penitência, autoflagelo, religiosidade, sacrifícios, práticas tais como meditação, ioga. Também não se alcança no fundo do copo, nas drogas, no mero prazer sexual.

A paz é fruto do amor de Deus, da graça de Cristo. Ela é um presente, só podemos recebê-la pela fé em Jesus Cristo.

Não vo-la dou como a dá o mundo. A paz, além de ser um presente, é inconfundível. Ela é singular, única, real e verdadeira. Isso inferimos dessas palavras do Mestre Jesus. O mundo nos dá uma certa paz, só que é uma falsa e mentirosa paz, efêmera, fugaz, passageira. O mundo procura nos enganar, iludir. Aliás, como as pessoas têm sido enganadas, iludidas com essa falsa paz! Não é assim com a paz de Cristo, ela excede a nossa compreensão humana e guarda nossa mente e nosso coração (Filipenses 4.7).

Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. A paz que temos em Deus é eficaz. Ela não permite que o nosso coração se atemorize. Ela nos livra do medo, do pânico, do desespero, da ansiedade, da tristeza. Ela nos faz andar em vitória.

A paz  que o Espírito Santo coloca em nosso coração nos livra do jugo da escravidão e nos faz viver a vida abundante em Cristo Jesus.

"Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16.33). Que Deus nos abençoe com a sua paz!

Rev. Messias Anacleto Rosa