Conteúdo e Mídia

Mensagens

Mensagem de 29.10.17

No mundo de hoje os cristãos são, diariamente, bombardeados por uma série de dilemas éticos e morais, que indicam que os caminhos apontados pela sociedade atual ou pela cultura vigente são bem diferentes daqueles apontados pelos princípios e valores cristãos. Nos deparamos com perguntas sobre família, casamento, divórcio, gênero, vida ou morte, dinheiro, direitos, guerras, ecologia, pornografia etc. São tantas as perguntas em busca de apenas uma resposta: O que é certo ou errado?

Para que haja uma reforma nos princípios e valores é preciso voltarmos para a Bíblia, a Palavra de Deus, como nossa única e infalível regra de fé e prática. Destacamos nela a centralidade de Jesus bem como dos seus valores e princípios:

Perdão ao invés de raiva. Jesus nos ensinou a orar estabelecendo como medida do perdão de Deus a nossa medida de perdão ao nosso próximo: e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores (Mateus 6.12).

Outra face ao invés de vingança. Diferente da lei olho por olho, dente por dente (Êxodo 21.24), sempre atual, Jesus nos ensinou a não buscarmos nossa própria justiça: a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra (Mateus 5.39).

Último ao invés de primeiro. Fugindo do padrão deste mundo Jesus ensinou por meio de sua vida que não precisamos chegar na frente, e que, como criança, devemos ser simples: Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos (Marcos 9.35).

Dar ao invés de receber. Para muitos não faz nenhum sentido, mas, para Jesus seu sentido sempre foi na contramão do mundo: Mais bem-aventurado é dar que receber (Atos 20.35).

Vida ao invés da morte. Enquanto muitos desejam a morte daqueles que julgam culpados, Jesus valoriza a vida e nos acolhe com graça: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais (João 8.11).

Amor ao invés de ódio. Sabendo de tudo que lhe aconteceria e de quantos o deixariam, Jesus optou por amar intensamente: tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim (João 13.1).

E muito mais! Para encontrarmos a resposta, voltemos para Jesus. Quando olhamos para Jesus conhecemos os princípios e valores do reino de Deus. Quando temos um encontro pessoal e transformador com ele, sua vida flui em nós e por meio de nós, e assim, passamos a expressar os princípios e valores cristãos, viver os princípios e valores de Cristo.

Que haja uma reforma, a começar em mim!

Rev. Pedro Leal Junior