Conteúdo e Mídia

Mensagens

Mensagem de 27.09.15.

É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se (Eclesiastes 4.9-10 - NVI).

A Bíblia é muito rica e intencional em valorizar a amizade. Sabe que o olhar do amigo alegra o coração (Pv 15.30), pois está sempre presente, especialmente nos momentos mais difíceis (Pv 17.17), tornando-se mais chegado que um irmão (Pv 18.24), trazendo a doçura no conselho cordial (Pv 27.9), jamais abandonando (Pv 27.10) e sempre nos deixando afiados na vida (Pv 27.17). Mas foi Jesus Cristo quem encarnou o padrão de amizade mais elevado e profundo, acessível e abrangente.

Jesus é o tipo de amigo "sem preconceitos": Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores! (Mt 11.19).

Jesus é o tipo de amigo que trata com toda dignidade, mesmo quando traído: Jesus, porém, lhe disse [a Judas]: Amigo, para que vieste? Nisto, aproximando-se eles, deitaram as mãos em Jesus e o prenderam (Mt 26.50).

Jesus é o tipo de amigo que se importa: Disse-lhes ainda Jesus: Qual dentre vós, tendo um amigo, e este for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, pois um meu amigo, chegando de viagem, procurou-me, e eu nada tenho que lhe oferecer ... Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á (Lc 11.5-10).

Jesus é o tipo de amigo que tem uma palavra sábia: Digo-vos, pois, amigos meus: não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para  lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer (Lc 12.4-5).

Jesus é o tipo de amigo que faz festa: E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida (Lc 15.6).

Jesus é o tipo de amigo sensível: Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Jesus chorou. Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava (Jo 11.11, 35-36).

Jesus é o tipo de amigo que se doa: Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos (Jo 15.13).

Jesus é o tipo de amigo exigente: Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando (Jo 15.14).

Jesus é o tipo de amigo que nos considera amigos: Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos  porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer (Jo 15.15).

Melhor que simplesmente "aceitar" Jesus é tornar-se seu amigo de verdade, do tipo que o segue como discípulo. Ao nos tornarmos amigos de Jesus, certamente seremos melhores amigos uns dos outros para que, se um cair, o amigo possa ajudá-lo a levantar-se. Nada melhor do que ser e ter amigos de verdade.

Rev. Rodolfo Garcia Montosa