Conteúdo e Mídia

Mensagens

Mensagem de 19.07.15

Salmo 96

O Salmo 96 foi composto por Davi em ações de graças a vinda da arca da Aliança do Senhor a Jerusalém (1Crônicas16.23-33). O salmo em Crônicas é uma combinação de citações dos salmos 96, 105 e 106, que Davi entregou aos músicos chefes, Asafe e seus irmãos, para celebrar com hinos ao Senhor. Uma grande festa, afinal a arca que por quase um século ficou sob posse dos filisteus, estava de volta. Presença para ser celebrada, louvada e exaltada. Assim devemos nos apresentar diante do Senhor, com alegria, cânticos e em adoração. O salmista nos ensina o que fazer:

Cantai ao Senhor. A música mexe com as nossas emoções e lembranças, mas também expressa o que sentimos, pensamos e acreditamos. O salmista nos estimula a cantar um cântico novo: um novo momento com o Senhor, uma nova revelação da palavra, uma vitória, uma conquista, uma crise que passou, um novo dia. Um cântico a cada dia, um cântico o dia todo. O principal é a quem dirigimos nosso cântico, ao Senhor. Um cântico especial, que declara em quem nós cremos.

Anunciai entre as nações. Um tempo para anunciar a todos os povos, a todas as pessoas que nosso Deus é grande e faz maravilhas. Nosso Senhor nos ouve, nos vê, nos sustenta, fala a cada um de nós, se inclina para ver o que se passa conosco, tem planos a nosso respeito, nos ensina. Não é uma imagem, não é um ídolo. Ele é o único que deve ser louvado por uma razão simples, glória e majestade estão diante dele, força e formosura no seu santuário (v6).

Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome. Não tomarás o nome do Senhor, seu Deus, em vão (Êxodo 20.7a). Foram essas as palavras de Deus para Moisés, um dos mandamentos para seu povo. Um mandamento para nós. O nome de Deus deve ser glorificado, reverenciado, Ele é: El – “Deus”; El Elyon – “ó Deus Altíssimo”; Eloim – “Deus”; Jeová – “Senhor”; Jeová-Jireh – “o Senhor provê”; Jeová-nissi – “o Senhor é a minha bandeira”; Jeová-shalom – “o Senhor é paz”; Jeová-tsidkenu – “o Senhor é nossa justiça”; Jeová-shammah – “o Senhor está ali”. Nome acima de todo nome. Glória ao nome do Senhor.

Adorai o Senhor. Davi dançou com todas as suas forças e todo povo de Israel jubilou ao som de instrumentos quando levavam a arca da Aliança de volta (2Samuel 6.12-17). O louvor nos leva a celebrar, mas a adoração nos faz prostrar em sinal de reverência. Nosso Senhor é Santo e diante dele nos inclinamos. Prostrem-se diante da beleza do Eterno. Depois, ajoelhem-se todos e o adorem! (A Mensagem. Salmo 96.9).

O salmista encerra com uma orientação clara - Dizei entre as nações: Reina o Senhor (v10a). E uma promessa: Pois ele vem governar a terra. (NTLH, v.13a). Aguardamos com esperança o cumprimento da promessa da vinda do Messias com seu reino de justiça e retidão (Apocalipse 11.15-17). Ao Senhor toda glória!

Revª Maria Helena Santos Faleiros