Conteúdo e Mídia

Mensagens

Mensagem de 20.05.18

 


Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus (Hebreus 12.2).


“A fé é um milagre; é a capacidade que Deus dá ao homem para confiar em seu Filho, e aquilo que não resulte em ação conforme a vontade de Deus não é fé, mas algo diferente”- A.W. Tozer.

Jesus é o Autor da nossa fé. Dele vem a nossa fé. Em Efésios 2.8-9 aprendemos: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

A expressão autor significa líder, pioneiro, ou seja, ninguém fez antes dele. Ele teve a ideia e criou o verdadeiro alimento do cristão: a fé. Como dizem as escrituras: O justo viverá por fé (Rm 1.17) e, ainda: sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). Deus criou algo perfeito, sem margem de erro, que nos leva o tempo todo ao trono da graça. Ele fez com o grau de excelência que lhe é natural. Deus não deixou pela metade a obra graciosa que começou e o apóstolo Paulo ainda declarou: Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus (Fp 1.6).

Qualquer outra nascente da fé, fora Jesus, não seria de maneira alguma sustentável, pois o fato de ele ser o Autor indica que tudo nasceu nas regiões celestiais.

Cristo também é o Consumador da nossa fé. Ele mesmo se empenha em nosso crescimento e aperfeiçoamento. Paulo expõe em Colossenses 2.10: Também, nele, estais aperfeiçoados.

Consumador, que aperfeiçoa, que completa, ou seja, Jesus é o início e o fim da nossa fé, a fé salvadora. E, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem (Hb 5.9).

Só pode esperar o fim da fé aquele que tem a Jesus como seu Autor, a causa e o seu Consumador e o grande valor, ou seja, o real valor está na garantia de todo o processo sem nenhum toque humano.

Agora, cabe uma pergunta: A quem é dada essa fé salvadora? A resposta é simples: Ela é dada para aquele que recebe a Jesus, o Filho do Deus vivo, que veio a esse mundo em carne e que morreu pelos nossos pecados. Assim, somos chamados ao arrependimento, ao abandono do pecado e tudo isso ocorre pela fé em Jesus Autor e Consumador.

Como é dada essa fé? Deus opera de uma maneira soberana, sem forçar o homem, mas dando a ele uma nova disposição para querer as coisas de Deus. E também pela fé recebemos o Espírito Santo da promessa, que nos ajuda em nossas fraquezas, incredulidades etc.

Portanto, a fé salvadora é divina, é fruto do Espírito Santo, é dom de Deus. Devemos crer somente segundo a operação da força do seu poder, crer naquele que Deus enviou e nunca no que vem do homem.

Logo, a Jesus sejam a glória e a majestade, o domínio e o poder agora e para sempre.

Rev. Marcelo Galhardo