Conteúdo e Mídia

Mensagens

Mensagem de 05.10.15

Para medir a distância entre dois pontos, o engenheiro mecânico usa o milímetro, a costureira o centímetro, o arquiteto o metro, o guarda rodoviário o quilômetro, o astrônomo o ano luz[1]. Já para calcular a distância entre duas pessoas, estas medidas não servem. Podemos estar morando debaixo do mesmo teto, mas estarmos muito distantes de alguém, ou estarmos do outro lado do planeta, mas termos nossas mentes e corações bem ligados a outro alguém. Centímetros de proximidade, porém anos-luz de distância, ou vice-versa. O que vale nas relações humanas é a sintonia. Para entender melhor, imagine quantos sons tem no ambiente ao redor. Você não está vendo, mas sobre sua cabeça existe incontável quantidade de ondas eletromagnéticas que transmitem sons. Perto, mas tão inacessíveis. Se você tiver o aparelho correto, como um rádio, por exemplo, poderá sintonizar em uma dessas ondas para ter acesso àquela estação.

Em certo sentido, é isso que acontece conosco em relação a Deus. Nossa distância é questão de não estarmos sintonizados. Ele está perto, ao redor, dentro, porém não percebemos. E porque não percebemos, ficamos distantes. Alguns textos bíblicos ajudam a diagnosticar nossa sintonia e medir se estamos perto ou longe, próximos ou afastados, juntos ou separados.

  1. Pelo temor ao Senhor

Sl 25.14 A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.

Desrespeito, irreverência e insubordinação distanciam. Sintonia é submissão, devoção e temor.

  1. Pela santidade

Is 59.2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

Pecado, transgressão e iniquidade distanciam. Sintonia é santidade, pureza e obediência.

  1. Pelo quebrantamento do coração

Sl 34.18 Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.

Orgulho, soberba e altivez distanciam. Sintonia é contrição, arrependimento, e quebrantamento.

  1. Pela cruz

Ef 2.14-16 ... tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade ... reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.

Auto-justificação, justiça própria e boas obras não salvam. Sintonia é a cruz de Cristo.

  1. Pela fome e sede

Sl 145.18 Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.

Indiferença, enfado e omissão distanciam. Sintonia é diligência, devoção e apetite.

  1. Pelo amor ao próximo

1 Jo 4.20 Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

Mais egoísmo, maior distância. Mais serviço, maior proximidade. A maior sintonia é o amor.

Vamos melhorar a sintonia com Deus em uma vida de temor, santidade, contrição, dependendo exclusivamente da obra da cruz de Cristo, aumentando nosso apetite pelo Senhor e crescendo no amor um pelo outro.

 


[1] Ano-luz é a distância percorrida pela luz no vácuo, à velocidade próxima a 300.000 km/s, num espaço de tempo de 1 ano juliano, ou 365,25 dias. Um Ano-luz corresponde a 9.460.730.472.580,8 km (9,46 trilhões km)

Rev. Rodolfo Garcia Montosa