Conteúdo e Mídia

Mensagens

Mensagem de 09.12.18

Todas as nações lembrarão de Deus, o Senhor, todos os povos da terra se voltarão para ele, e todas as raças o adorarão (Salmos 22.27 - NTLH).
 

Depois de setenta anos de cativeiro na Babilônia, o povo de Israel voltou à sua terra. Leiamos como a Bíblia descreve esse momento histórico: Quando o Senhor Deus nos trouxe de volta para Jerusalém, parecia que estávamos sonhando. Como rimos e cantamos de alegria! Então as outras nações disseram: “O Senhor fez grandes coisas por eles!" De fato, o Senhor fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres. Ó Senhor, faze com que prosperemos de novo, assim como a chuva enche de novo o leito seco dos rios. Que aqueles que semeiam chorando façam a colheita com alegria! Aqueles que saíram chorando, levando a semente para semear, voltarão cantando, cheios de alegria, trazendo nos braços os feixes da colheita (Salmos 126 - NTLH). O exílio é sofrido, é dolorido, mexe muito com a pessoa.

Deus faz a nação retroceder, se voltar para ele. Quais são os passos para que isso aconteça? Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra (2 Crônicas 7.14). Aqui destacamos quatro importantes passos: humilhar, orar, buscar, converter. Todos esses passos expressam necessidade de atitudes. Creio que os três primeiros desembocam no quarto: converter. O que é converter? Na linguagem militar: “Meia-volta, volver”. Mudança de rumo. Foi esse o apelo de Deus ao seu povo: Portanto, eu vos julgarei, a cada um segundo os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus. Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniquidade não vos servirá de tropeço. Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto, convertei-vos e vivei (Ezequiel 18.30, 32).

É uma volta para Deus: Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel? (Ezequiel 33.11). Nenhuma nação, nenhum povo pode ser bem-sucedido sem o temor a Deus. À medida que o povo se dispõe a reconhecer a ação do Criador e pautar seus atos dentro da sua soberania, acontece o que está escrito no texto já citado: Então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.

As nações estão doentes, nossa pátria está enferma. Mais do que as doenças físicas nossa doença é na alma, é moral, é espiritual. É urgente, é preciso que nos arrependamos dos nossos pecados, que nos voltemos, humildemente, para Deus. Como muito bem se expressou o inspirado poeta, João Alexandre: “Brasil! Olha pra cima! Existe uma chance de ser novamente feliz. Brasil! Há uma esperança! Volta teus olhos pra Deus o justo juiz” (Pra cima, Brasil!). E quando nos abrimos, ele faz.

E o resultado será lindo. Então, na juventude, os nossos filhos serão como plantas viçosas, e as nossas filhas, como colunas esculpidas para ornar um palácio. Os nossos celeiros estarão cheios das mais variadas provisões. Os nossos rebanhos se multiplicarão aos milhares, às dezenas de milhares em nossos campos; o nosso gado dará suas crias; não haverá praga alguma nem aborto. Não haverá gritos de aflição em nossas ruas. Como é feliz o povo assim abençoado! Como é feliz o povo cujo Deus é o Senhor! (Salmos 144.12-15 - NVI).

Deus que fez retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz (Isaías 38.8), pode fazer o nosso coração se voltar para ele: Volta, ó Israel, para o Senhor, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído. Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios. Curarei a sua infidelidade, eu de mim mesmo os amarei, porque a minha ira se apartou deles (Oseias 14.1-2, 4).

Rev. Messias Anacleto Rosa