Conteúdo e Mídia

Mensagens

Mensagem de 30.12.18


E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras (Apocalipse 21.5).
 

Creio que muitos confundem o novo com novidade. Olha o que disse o sábio Salomão: O que aconteceu antes vai acontecer outra vez. O que foi feito antes será feito novamente. Não há nada de novo neste mundo (Eclesiastes 1.9 - NTLH). Novidade vem e passa. O que está na moda hoje, daqui a pouco tempo cai em desuso, nem sequer será mais lembrado. Observe fotos de quinze, vinte anos atrás, os modelos de carros, os trajes, os penteados. Observe os serviços religiosos, como eram os hinos, os sermões, a liturgia. Tudo o que é novidade nos atrai. Precisamos estar abertos às mudanças. Precisamos nos reciclar, desde que o façamos com discernimento e equilíbrio, sob a direção segura do Espírito Santo.

A Bíblia fala do Deus que faz novas todas as coisas: Não fiquem lembrando das coisas passadas, nem pensem nas coisas antigas. Eis que faço uma coisa nova. Agora mesmo ela está saindo à luz. Será que vocês não o percebem? Eis que porei um caminho no deserto e rios nos lugares áridos (Isaías 43.18-19 - NAA).

Deus nos dá um novo coração: Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne (Ezequiel 36.26).

Deus nos dá uma nova mente: Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo (1 Coríntios 2.16).

Deus nos faz novas criaturas: E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas (2 Coríntios 5.17).

Deus nos faz viver um novo estilo de vida: Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos. É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele. Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo! Quem roubava que não roube mais, porém comece a trabalhar a fim de viver honestamente e poder ajudar os pobres. Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem. E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará. Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! (Efésios 4.22-25, 28-31 - NTLH).

A busca, o anseio por mudanças nos levaram a buscar novos relacionamentos, novos modelos de carro, talvez um novo cônjuge, nova cidade, nova residência, nova igreja, novo cardápio, novo visual. Mas tudo continuou a mesma coisa. As novidades secam como a erva, caem como as flores, passam como neblina que aparece por um instante e logo se dissipa.

Queremos e devemos buscar o novo, obra de Deus. Ele faz, ele não coloca remendos de pano novo em vestidos velhos, nem vinho novo em odres velhos. Ele coloca vinho novo em odres novos (Mateus 9.16-17).

Ele faz novas todas as coisas para aqueles que o amam e aguardam novos céus e nova terra: Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe (Apocalipse 21.1).

Rev. Messias Anacleto Rosa