Conteúdo e Mídia

Mensagens

O amigo ama em todo tempo, e na angústia nasce o irmão (Provérbios 17.17 - NAA).

A família tem sido o centro de nossas atenções neste mês de maio. Percorremos a figura do pai, da mãe e do filho. Hoje é a vez de nos debruçarmos sobre essa linda figura de irmãos. Mesmo que você não tenha um irmão biológico, como diz a sabedoria de Provérbios, podemos desenvolver irmãos de afinidade na caminhada da vida. Nossos olhos estarão voltados a três histórias de irmãos que tiveram relacionamento direto com Jesus. A Bíblia nos traz ensinos influenciadores, inspiradores e indispensáveis. Vejamos.

O tempo todo somos influenciados e um bom exemplo vemos nos irmãos André e Pedro. Bastou uma tarde com Jesus, e André teve sua vida transformada. Quando encontrou seu irmão, logo disse: Achamos o Messias, e o levou a Jesus. Assim, Jesus influenciou André, que influenciou Pedro, que influenciou uma multidão e se tornou um grande líder. Vamos seguir o exemplo desses irmãos influenciadores.

A cultura familiar traz uma carga de muitas virtudes, mas também carrega muitas deformidades. Na vida desses irmãos não foi diferente. Eram conhecidos por serem filhos de Boanerges, que quer dizer filhos do trovão. De fato, eram muito barulhentos. Vinham de uma tradição de gente que faz barraco, tem pavio curto, impacientes e intolerantes. Acontece que, na caminhada, encontraram-se com Jesus. Tudo mudou. Foram inspirados e tornaram-se inspiração pela transformação a que foram submetidos. Vamos aprender como João e Tiago tornaram-se irmãos inspiradores.

Quando encontramos amizades verdadeiras elas se tornam refrigério em nossa alma, descanso em meio à jornada, apoio em meio aos problemas, consolo em meio às lutas, e alegria diante dos desafios da vida. Imagine encontrar em uma única casa, entre irmãos, três dessas pessoas. Elas se tornam indispensáveis! Foi por isso que Jesus amava Marta e a irmã dela, e também a Lázaro (João 11.5). Vamos seguir o exemplo desses irmãos indispensáveis.

O mesmo Jesus que interagiu com esses irmãos está presente hoje em nossa vida. Quando nos aproximamos dele com nosso coração aberto, nossos relacionamentos com nossos irmãos mudam de nível. A mesma bênção que o Senhor derramou sobre essas lindas histórias ele quer trazer à realidade aqui e agora. Vamos deixá-lo agir com liberdade em nossa vida.


Daniel Zemuner, Pedro Leal Junior e Rodolfo Montosa

Igreja IPI