Conteúdo e Mídia

Mensagens

Mensagem de 23.06.19
 

Com base na graça que recebi, dou a cada um de vocês a seguinte advertência: não se considerem melhores do que realmente são. Antes, sejam honestos em sua autoavaliação, medindo-se de acordo com a fé que Deus nos deu. Da mesma forma que nosso corpo tem vários membros e cada membro, uma função específica, assim é também com o corpo de Cristo. Somos membros diferentes do mesmo corpo, e todos pertencemos uns aos outros. Deus, em sua graça, nos concedeu diferentes dons
(Romanos 12.3-6 – NVT).


O apóstolo Paulo faz uma comparação da igreja com nosso corpo físico, onde cada pessoa tem uma função específica, mas todos trabalham, juntos, para um mesmo fim.

Todos nós sabemos que a maior parte das funções do corpo humano, de uma ou de outra forma, é afetada pelo exercício físico. As células e os órgãos de nosso corpo seguem o princípio funcional, daquilo que alguns dizem: “O princípio funcional dos três mosqueteiros: um por todos e todos por um!”. Os aspectos do desempenho atlético humano têm importância fundamental para o bom andamento do nosso corpo. A alimentação adequada e ingestão de líquidos têm igual importância.

Da mesma forma, o exercício dos dons espirituais é fundamental para o bom andamento do corpo de Cristo. Como o texto acima afirma, os dons são concedidos para o corpo (a igreja). Deus mistura pessoas que são diferentes, cada uma com um dom diferente, para que cada uma possa revelar o melhor dos outros. Nós estamos, junto com os outros, em um organismo vivo: o corpo de Cristo. Como estamos unidos a ele, estamos unidos a cada um dos outros, por isso pertencemos uns aos outros.

Ninguém, sozinho, possui todos os dons, nem acontece de um dos dons ser concedido, de forma igual, a todas as pessoas. Por isso precisamos muito uns dos outros. Não realizamos a obra do Senhor sozinhos. Meus irmãos, quero que vocês saibam a verdade a respeito dos dons que o Espírito Santo dá. Existem tipos diferentes de dons espirituais, mas é um só e o mesmo Espírito quem dá esses dons. Existem maneiras diferentes de servir, mas o Senhor que servimos é o mesmo. Há diferentes habilidades para realizar o trabalho, mas é o mesmo Deus quem dá a cada um a habilidade para fazê-lo. Para o bem de todos, Deus dá a cada um alguma prova da presença do Espírito Santo (1 Coríntios 12.1, 4-7 – NTLH). Os dons são diferentes. O Espírito Santo os distribui conforme o seu desejo. Talvez possamos achar que nem todos os dons são extraordinários, mas entendemos que todos os dons são importantes.

Você tem um dom espiritual, assim como cada irmão e cada irmã na igreja do Senhor Jesus. Os dons foram dados pelo Espírito Santo para um fim específico: Para aquilo que for útil (1 Coríntios 12.7 – ACF). Nós precisamos usar os nossos dons para contribuir para o bem-estar dos outros. Para isso, precisamos estar muito envolvidos com os outros para saber o momento exato e preciso do uso do dom. E, lembrem-se, qualquer dom espiritual que eu possa ter, ele não foi dado para meu engrandecimento pessoal, mas para fortalecer, consolar, animar, ajudar, curar e salvar outros.

Rev. Lincoln Sérgio Santos Faleiros