Conteúdo e Mídia

Mensagens

Mensagem de 07.02.16

Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis (Ezequiel 37.5).

A Bíblia toda é a grande revelação do agir de Deus na história da humanidade. De movimentos grandiosos como a criação do mundo ao grandioso momento da salvação de uma única pessoa, a ação do Senhor é o fator determinante.

Portanto, é de suma importância estarmos atentos o tempo todo para o mover de Deus, pois ele continua agindo em nossos dias. O cuidado do Senhor é tão grande, que, com a precisão do maior cirurgião, ele consegue movimentar as profundezas da alma, para tirar do cativeiro aquele cuja esperança já não existe mais.

E por que o nosso interior, muitas vezes, parece com o vale de ossos secos, sem vida, sequíssimo? A resposta é muito simples: porque em algum momento da caminhada, por um ou mais fatos marcantes, nos exilamos do Senhor. Normalmente, esse exílio é provocado por uma autonomia incontrolável, produzida pelo pecado. Nas palavras do salmista: Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia (Salmos 32.3). Poderíamos acrescentar ainda fatos como um grande sofrimento, uma luta que perdura por muito tempo, uma conquista que não chegou, um sonho que não se realizou, uma perda irreparável. Tudo isso produz em nossa alma, tão sensível, uma escassez de vigor que se parece com a visão que o profeta Ezequiel teve no vale de ossos secos.

Então, o Espírito do Senhor fez uma pergunta ao profeta em Ezequiel 37.3: Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. A resposta do profeta comprova que todo e qualquer avivamento vem do alto, vem de Deus. Deus tem planos e propósitos, por isso ele é o agente da restauração.

Como o povo de Israel que estava seco, sem esperança e sem futuro, uma alma, quando se encontra nesse estado, perde a sanidade mental e chega à exaustão total. Mas o Espírito de Deus, que habita em nós, vem e começa um movimento de dentro para fora, levando-nos a experimentar o que Isaías descreve: O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam (Isaías 58.11).

O movimento de Deus em nossa alma traz de volta a esperança, tão essencial à nossa sobrevivência. Um avivamento natural de Deus com a sua própria marca. Marca que nos coloca no agir do Senhor para um novo tempo, pessoal e coletivo. Deus faz do jeito que ele quer, pois ele cria ambientes especiais para o seu trabalhar. Olhando nessa perspectiva, contemplamos uma grande oportunidade de Deus para nós. Kyrios Move, vamos juntos para o mover do Senhor!

Rev. Marcelo Galhardo