Conteúdo e Mídia

Mensagens

Mensagem de 14.06.15.

Não há tempo a perder. Este é nosso tema de reflexões quer nas celebrações ou nos encontros das células durante o mês de junho. O texto da Bíblia que nos serve de base é Efésios 5.16: Remindo o tempo, porque os dias são maus.

Tomamos o capítulo 5 de Efésios dos versículos 1 a 21 para nossa meditação de hoje. Aqui encontramos quatro princípios que nos ajudam na caminhada da vida:

Andai em amorv 2: E andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. Andar em amor é cumprir o mandamento de Jesus: Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros (João 13.34-35). O mundo não se impressiona com o que falamos, mas com a maneira como nos amamos e expressamos este amor na prática: Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros (Romanos 12.10); Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade (1 João 3.18). Quando amamos cumprimos a lei: A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor (Romanos 13.8-10). Só o amor nos une como irmãos, como igreja, como Corpo Vivo de Cristo: Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição (Colossenses 3.14).“Amor, palavra deliciosa, ato delicioso. Não falemos dele a toda hora, mas a todo instante o tenhamos no coração” (Agostinho).

Andai na luzv 8: Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz. Andar na luz nos permite ter comunhão: Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado (1 João 1.7). Andar na luz nos guarda dos tropeços: Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz (João 11.9-10). Jesus é a luz do mundo: De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida (João 8.12). Logo, andar na luz, é andar em Jesus.

Andai como sábiosPortanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios (v 15). O que é sabedoria aos olhos de Deus: O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino (Provérbios 1.7). O sentido da palavra “temor” na Bíblia é “respeito, reverência, é atenção, confiança filial, observância dos preceitos divinos em gratidão por sua misericórdia para maior glória do Seu Nome”. Sábio aos olhos de Deus é aquele que tem construído sua vida sobre alicerces sólidos: Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha (Mateus 7.24-25).

Andai cheio do Espírito SantoE não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito (v 18). Graças a Deus que a partir do momento que cremos em Jesus como nosso Senhor e Salvador, e o confessamos, recebemos o Espírito Santo como penhor e selo: Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;  o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória (Efésios 1.13-14). Mas, o desejo e a ordem de Deus para nós os seus filhos é: Enchei-vos do Espírito Santo.

Neste texto de Efésios 5.1-21 encontramos estes quatro imperativos para o cristão. À medida que os observarmos e os levarmos a sério, creio que não vamos perder tempo com uma vida sem propósitos.

Deus permita a graça de vivermos uma vida no caminho preparado pelo Senhor, vivendo o ensino de Paulo conforme vimos nesta reflexão. Deus nos abençoe. Amém.

 

Rev. Messias Anacleto Rosa