Conteúdo e Mídia

Mensagens

Mensagem de 08.03.20


Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias (Provérbios 31.10).


Embora o sábio faça referência a uma esposa anônima, é possível olhar para esse lindo poema bíblico considerando sua aplicação a todas as mulheres. Essa passagem está estruturada em forma de acróstico. Os versículos começam com as letras sucessivas do alfabeto hebraico e encerram os ensinos do livro da sabedoria. De maneira poética e criativa, temos 22 expressões de louvor a essa mulher valorosa, trabalhadora e temente a Deus, descrita pelo autor.

Ela é mencionada como sendo uma mulher valorosa. O seu valor excede o de finas joias, pérolas, rubis, ouro e muito mais. Há quem pense que o valor de uma pessoa está naquilo que possui. Há quem dê mais valor a coisas do que a pessoas. Mas a mulher descrita aqui tem o seu próprio valor. Alegra o coração de seu marido, e seus filhos falam bem dela. O verdadeiro valor de uma mulher está em seu caráter, naquilo que ela, de fato, é, pois não cessa de fazer o bem e o faz todos os dias de sua vida. O autor a descreve como sendo uma raridade.

Mas o sábio descreve as características que mostram ser ela uma mulher trabalhadora. Dos versículos 13 a 19 verificamos que essa mulher trabalha arduamente na produção de bens e riquezas. E nos versículos 20 a 27 percebemos que essas realizações trazem benefícios para o ambiente em que vive. Tem disposição para o trabalho, preocupa-se com os mantimentos da casa, sabe conduzir seu lar, tem perspicácia para produzir prosperidade duradoura, põe a mão na massa e ainda a estende aos necessitados. Sua força e dignidade trazem benefícios à sociedade, não vive ansiosa, fala com sabedoria e age com bondade e discrição.

No último bloco de versículos, 28 a 31, o autor, finalmente, revela o segredo dessa mulher. Ela é temente a Deus! Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas essa tem o reconhecimento da família, do marido, da sociedade porque tudo isso é consequência de seu temor ao Senhor. Esse temor é fruto de uma vida aos pés de Jesus, ela tem seu caráter, o tem como Salvador, mas, também, como Senhor. A beleza é passageira e a formosura pode ser enganosa, mas o coração da mulher nas mãos do Senhor é bem diferente.

Tenho convivido com muitas mulheres virtuosas. Podem até ser raras, como descreve o autor, mas que riqueza temos quando as encontramos. Louvado seja Jesus pelas mulheres valorosas, trabalhadoras e tementes a Deus! Oramos, hoje, para que sejam multiplicadas entre nós. Amém!

Rev. Daniel Zemuner Barbosa