Conteúdo e Mídia

Mensagens

E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele (Jesus), pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras? (Lucas 24.32).

Dois discípulos caminhavam para uma aldeia chamada Emaús conversando a respeito dos acontecimentos que envolvia a morte de Jesus (Lucas 24.13-35). O próprio Jesus apareceu e perguntou-lhes do que falavam. Eles estavam como que impedidos de o reconhecer. Ficaram atônitos com a pergunta, como que se aquele que lhes abordava estivesse alienado, pois não poderia haver assunto mais importante do que os acontecimentos a respeito de Jesus. De fato, quando nos reunimos, não existe assunto mais importante na face da terra do que Jesus. Assim como esses discípulos, quando nos reunimos, falamos a respeito de Jesus, falamos em nome de Jesus e falamos com Jesus.

  1. Quando nos reunimos falamos a respeito de Jesus
    1. Jesus é o centro da criação: Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez (João 1.3; leia também Hebreus 1.1-3b).
    2. Jesus é centro da expressão de Deus: Este (Jesus) é a imagem do Deus invisível ... é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser (Colossenses 1.15 ... Hebreus 1.3a; leia também João 14.8-9).
    3. Jesus é o centro da Bíblia: E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras (Lucas 24.27; leia também João 5.39).
    4. Jesus é o centro da história: De fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra (Efésios 1.10; leia também Romanos 11.36).
    5. Jesus é o centro da nossa salvação: Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo (1 Tessalonicenses 5.9).
  2. Quando nos reunimos falamos em nome de Jesus
    1. Oramos em nome de Jesus: E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei (João 14.13-14).
    2. Curamos em nome de Jesus: Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! (Atos 3.6).
    3. Expulsamos demônios em nome de Jesus: Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu (Atos 16.18).
    4. Servimos em nome de Jesus: Porquanto, aquele que vos der de beber um copo de água, em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão (Marcos 9.41).
  3. Quando nos reunimos falamos com Jesus
    1. Palavras de adoração: Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos (Apocalipse 5.13).
    2. Palavras de gratidão: Vieram a ele, no templo, cegos e coxos, e ele os curou. Mas, vendo os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que Jesus fazia e os meninos clamando: Hosana ao Filho de Davi! indignaram-se e perguntaram-lhe: Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor? (Mateus 21.14-16).
    3. Palavras de confissão: Se confessarmos os nossos pecados, ele (Jesus) é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1 João 1.9).
    4. Palavras de petição: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á (Mateus 7.7).
    5. Palavras de intercessão: não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações (Efésios 1.16).

Assim como os discípulos a caminho de Emaús, quando nos reunirmos para falarmos de Jesus, o próprio Jesus pode aparecer, ou seu Espírito Santo com certeza estará aquecendo nossos corações e nos enchendo de alegria e esperança. Vamos, pois, nos reunir para falar do assunto mais importante da vida: Jesus.

Rev. Rodolfo Garcia Montosa