Conteúdo e Mídia

Mensagens

Mensagem de 09.12.14


João 15.1-11

Estamos caminhando na série de mensagem com o tema “Seu nome será...”. Já vimos que Jesus é nosso bom pastor, Jesus é o Alfa e o Ômega. Hoje veremos que Jesus é a videira verdadeira.

A passagem que lemos é uma alegoria, ou seja, o uso de figuras ou objetos em uma narrativa para dar significado a outras coisas. Neste tipo de narrativa deve-se observar cada detalhe, pois ela é cheia de significados. Precisamos olhar com carinho cuidadoso o texto e aprendermos mais sobre Jesus. Onde estamos? Era noite, logo após a Ceia do Senhor ou a caminho do Getsêmani. Na memória dos discípulos ou ainda à sua frente estava o pão partido e o gosto do vinho (fruto da videira) ainda estava em suas bocas. Judas havia traído Jesus e saído, era um ramo que estava com eles, mas não pertencia a eles (João 13.30 e 14.31).

Temos três elementos centrais na história: o agricultor, a videira e os ramos.

Deus Pai é apresentado aqui como o agricultor ou viticultor, aquele que é o dono de tudo e cuida de tudo. Jesus parte da premissa de que tudo está debaixo da direção amorosa de Deus, ele que é Santo é também soberano. Ele tem nas mãos o poder de cuidar, limpar e também de jogar fora os ramos que não correspondam à sua expectativa. Aprendemos aqui que o ser humano representado pelos ramos precisa desesperadamente do cuidado paternal de Deus.

Jesus é apresentado por ele mesmo como a videira verdadeira. Veja, não é apenas videira, mas videira verdadeira. Se ele é a verdadeira, significa que tem a falsa. Vamos entender o contexto. Para os judeus conhecedores do AT, Israel era apresentado como a videira de Deus (Salmos 80.8-16; Jeremias 2.21; Isaías 5 1-7 – “Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta dileta do Senhor...”). A nação de Israel era apresentada nas moedas da época por uma videira. Assim, pertencer ao povo de Israel era ser automaticamente e exclusivamente vinha deste agricultor. Agora Jesus vem aos discípulos e diz: “Eu sou a videira verdadeira” (v 1). Para fazermos parte do povo de Deus precisamos estar ligados a Cristo, a videira verdadeira, não a um povo, não a uma igreja, não a uma religião, mas ligados a Cristo, a Videira Verdadeira.

As pessoas, os seres humanos são os ramos. Há dois grupos distintos representados aqui: ramos que produzem frutos e ramos que não produzem frutos. Ambos estão colocados diante de Cristo, ambos estão aparentemente vivendo em Cristo. Mas são absolutamente diferentes um do outro. Você e eu somos esses ramos, colocados diante de Cristo e na presença de Cristo hoje, a Videira Verdadeira. Que tipo de ramos somos, dos que produzem frutos ou dos que não produzem frutos? Que frutos são esses? O fruto do Espírito (Gálatas 5.22), são todas as boas obras que Deus de antemão preparou para que andássemos nelas (Efésios 2.10) e são os filhos espirituais que vamos gerar em nossa caminhada (Mateus 28.18-20).

Como são tratados os ramos? As pessoas que não permanecerem em Cristo são como o ramo que não fica ligado à videira, esse recebe cinco punições: 1)Lançado fora; 2) Secará 3) Será apanhado 4) Lançado no fogo e 5) Queimará. Vejam a parábola do joio em Mateus 13, sobre o fogo inextinguível de Marcos 9.43 e Apocalipse 20.15.

As pessoas que permanecem em Cristo são como os ramos que produzem frutos, esses são limpos, literalmente podados. As videiras quando podadas produzem uvas doces, do contrário crescem muito, se espalham e as flores que lhe nascem sugam toda a seiva do ramo e não geram frutos. Assim Deus faz conosco, permite situações em nossa vida que são verdadeiras podas, uma luta, uma enfermidade, um desemprego faz com que sejam podados de nós a arrogância, a ambição vaidosa, os maus relacionamentos e daí voltamos para a Videira rapidamente, recebendo seiva e alimento.

O que fazer então? Qual é, então, o segredo e a mensagem central de hoje? Simples, você e eu devemos permanecer em Cristo, ficarmos ligados a Cristo. Você pode pensar que deve fazer muitas coisas para Deus, produzir muitos frutos para Deus. Não, veja a exortação de Jesus em João 15.5: “Sem mim, nada podeis fazer”. O que precisamos é permanecer em Cristo. Nos versículos de 1 a 11, aparecem 11 vezes a expressão permanecer. Jesus está querendo dizer algo para nós. Quando você e eu permanecermos em Cristo e as palavras dele permanecerem em nós, três coisas vão acontecer. Veja o que está prometido para quem permanecer. 1) Dará frutos, mais frutos e muitos frutos. 2) Pedirá o que quiser e será atendido (v 7). É lógico que se estamos nele e a palavra dele em nós pediremos aquilo que está no centro da vontade do Pai. O que eu quiser será o que Deus quer. 3) Terá alegria completa. Não a nossa alegria, mas a alegria de Cristo em nós.

O convite hoje é o de correr para Jesus, e permanecer na videira verdadeira.

Rev. Pedro Leal Junior