Conteúdo e Mídia

Notícias

No dia 10 de julho nossa Igreja completou 80 anos de organização. São 8 décadas de uma abençoada trajetória.

A história da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina se confunde com a história da própria cidade. Quando os desbravadores ingleses da Companhia de Terras Norte do Paraná chegaram à região, no início dos anos 30, vieram também as primeiras famílias evangélicas, a maioria do interior de São Paulo, da região da Alta Sorocabana.

Aqui eles abriram picadas e enfrentaram muitas dificuldades: animais selvagens, barro, poeira, doenças; andavam, praticamente, só no lombo de burros ou em carroças. A congregação da época se reunia num rancho feito de palmito, chão batido, bancos rústicos de madeira, o local era iluminado por velas ou lampiões. Mas nossos pais espirituais nunca esmoreceram. Sempre olhando para o Senhor e crendo em suas santas promessas, eles perseveraram, trabalharam duro, semearam a Palavra, regaram com muitas lágrimas e estão entre os primeiros a se organizar como Igreja do Senhor em Londrina.

Em 1937 foi construído um templo de madeira no terreno onde a Igreja está até hoje (Rua Mato Grosso, 806). Quando ela se emancipou eclesiasticamente, em 10 de julho de 1938, era formada por 120 membros. A comissão organizadora foi composta pelos pastores Azor Etz Rodrigues, Simeão Cavalcanti Macambira e José Antônio de Campos, além dos presbíteros Herculano de Almeida Sampaio e Antônio Eugênio Vieira.

A primeira Escola Dominical começou em 15 de dezembro de 1932. A superintendente era Floriza Borges Araújo e os professores, Herculano Sampaio e Maria Thereza Vieira. Em 13 de agosto de 1935 foi fundada a Sociedade Auxiliadora de Senhoras com 19 sócias. A União da Mocidade (UMPI) nasceu em 12 de maio de 1940, e em 13 de maio de 1946 foi organizada a Liga Juvenil.

Entre as famílias que aqui chegaram, na década de 30, estavam João Evangelista e a esposa Maria Thereza Vieira, com 8 filhos; Herculano de Almeida Sampaio e a esposa Sebastiana, com 10 filhos; Osório Hipólito Monteiro e a esposa Balbina, com 6 filhos; Jacó Bruder e a esposa Guiomar; Domingos Casoni e a esposa Zulmira, com o filho recém-nascido; José Antonio de Macedo, a esposa Olívia e filhos; João Firmino Tavares e a esposa Albertina; Benedito Garcia Duarte e a esposa Umbelina; Jorge Casoni e a esposa Adalgisa e tantos outros que, como verdadeiros heróis e em meio a muitas dificuldades, plantaram também a fé no coração dos que vieram edificar a cidade. Foi na casa do presbítero Herculano de Almeida Sampaio que funcionou o primeiro salão de culto da nossa Igreja.

O atual templo foi construído em 1952 e passou por uma reforma em 1987. Com a graça de Deus a Igreja continuou crescendo e o templo se tornou pequeno para abrigar o número de pessoas que afluíam aos cultos. Assim, em 1993, a Igreja adquiriu o Espaço Esperança, que abriga cerca de 2000 pessoas. Em 2009, nosso templo passou por uma segunda reforma.

A nossa história continua sendo construída com zelo, e todos os membros fazem parte ativa dela. Sigamos gratos a Deus por todas as promessas cumpridas, e confiantes que o Senhor tem muito a fazer nessa igreja e por meio dela. Aleluia!

Comemoração:

No domingo, 8 de julho, tivemos um culto em comemoração aos 80 anos da nossa Igreja.

Confira as fotos aqui.

Confirma o vídeo aqui.