Conteúdo e Mídia

Notícias

Encerramos campanha para arrecadação de recursos que serão destinados à segunda fase da construção do templo na Albânia. Agradecemos aos irmãos e irmãs pelas ofertas, e a Deus que tem sustentado o ministério da irmã Nájua Diba.

Sobre a Albânia

Durante décadas a Albânia viveu sob regime comunista. Em 1967, o ditador Enver Hoxha declarou-a oficialmente “a primeira nação ateísta do mundo”. A justificativa é que as religiões seriam influências estrangeiras para a cultura albanesa, sendo totalmente proibidas. Fechados para o restante do mundo, durante o governo de Enver, foram criados 19 campos de concentração ao estilo nazista. Estima-se que 700.000 pessoas que se opunham aos comunistas foram assassinadas ou mandadas para esses campos.

Chegaram a remover a palavra “Deus” do dicionário de albanês. O regime destruiu ou desapropriou todos os templos religiosos e tirou totalmente do povo albanês a liberdade de expressão. Isso continuou até 1991, quando o comunismo chegou ao fim.

Com a retomada da democracia, o país voltou a ter liberdade de culto. Atualmente, cerca de 70% da população se declara muçulmana, 10% de católicos, 7% de ortodoxos. Os evangélicos se enquadram como “outras religiões” e são menos de 1%. Contudo, há muitos ministérios que comemoram o que chamam de “avivamento”, porque somente em março de 2011, pela primeira vez na história do país, a Igreja Evangélica Albanesa foi reconhecida pelo governo e alcançou o mesmo patamar das outras. Os ministérios que mais têm crescido no país são as rádios cristãs que também só, recentemente, conseguiram permissão estatal para operar.

O ministério da Rádio Mundial Tide tem se expandido na Albânia e levado o evangelho de Jesus Cristo através de programas de rádio produzidos na língua local.

“Esta nação, que já foi tão fechada ao evangelho, hoje está aberta para os missionários e permite a plena liberdade religiosa”, comemora Don Shenk, diretor da rádio The Tide. “Porém, infelizmente, os efeitos da proibição do evangelho, que duraram tanto tempo, ainda podem ser vistos. A maioria da população foi criada sob um sistema que ensinava que Deus não existia. Mas sabemos que o amor de Deus pelo povo da Albânia é sem medida, e nosso coração está em compartilhar com este povo o amor incomparável e eterno de Jesus Cristo e a verdade da salvação por meio dele”.

A Rádio 7, uma rede cristã que transmite programação evangélica desde 2002 tem trabalhado com a rede da Tide em um ministério conjunto de plantação de igrejas baseado na Albânia. Eles celebram os resultados do seu esforço com muitos testemunhos de conversões no país. É uma grande vitória saber que numa nação onde não podia se ouvir falar sobre Deus, uma nova geração pode ouvir falar dele 24 horas por dia.

            Isso não significa que a vida dos evangélicos tem sido fácil, pois existem outros tipos de perseguição, especialmente por parte dos muçulmanos. Não por acaso, quando o papa Francisco visitou o país, em seu discurso condenou quem mata “em nome de Deus”.

            Também foi revelado, recentemente, que existe um grupo de extremistas que sequestra cristãos para retirar seus órgãos e vendê-los no mercado negro. Com informações de Charisma News e The Tide

Fonte: GospelPrime

 

Motivos de oração:

-Pela segunda fase da construção do templo, pelos operários, engenheiros, para que não haja incidentes nem acidentes. Que este processo transcorra em paz.

-Pelos membros da Igreja em Kämez, que sejam fortalecidos e animados pelo Senhor.

-Que a Igreja em Kämez seja bênção na comunidade onde está inserida. Que seja bênção para as famílias que moram nas proximidades do templo.

-Pela missionária Nájua Diba e equipe de líderes, Pr. Eris, e sua esposa Nila. Que tenham saúde e prosperidade em seus projetos.

-Para que os albaneses conheçam Jesus Cristo como Salvador.ila. Que tenham saúde e prosperidade em seus projetos.


Confira as fotos aqui.