Conteúdo e Mídia

Notícias

Orando pelos refugiados sírios.

Ripas de madeira colocadas sobre a grama e a areia fazem um caminho que leva à tenda improvisada com toalhas plásticas e lona. Vimos centenas de tendas assim cobrindo o Vale de Beca, no leste do Líbano. Milhares de refugiados sírios se abrigam nessas tendas; outros em prédios abandonados, fábricas antigas, estacionamentos e pequenos apartamentos.

Abud vive com a esposa e quatro filhos em uma tenda solitária, armada num campo aos arredores de Zahle. “Viemos de Alepo (Síria) um ano atrás”, conta Abud. Sua esposa, Fátima, prepara algo para bebermos enquanto os filhos — Ahmed, 13, Ali, 12, Mohammed, 10 e Lava, 8, mantêm-se ao lado do pai. “Os dois mais velhos são mecânicos”, diz o pai, explicando a cor das mãos dos rapazes. “Eles ganham, cada um, 1 dólar por dia de trabalho”. Esses dois dólares diários são tudo o que a família recebe no momento, uma vez que Abud se recupera de um acidente no qual quebrou a perna. Mas a renda não é suficiente. Eles têm de pagar o aluguel do terreno no qual construíram a tenda: 100 dólares por mês.

“Na Síria, os meninos iam para a escola. Aqui eles não vão”, conta Fátima. “É difícil, especialmente para o mais velho, ele é muito inteligente. Era o primeiro aluno da sala. Também temos problemas para pagar pelos remédios que precisamos”.

Essa é uma das muitas famílias muçulmanas que recebem o apoio da igreja local. “Disseram-nos que a igreja distribuía comida. Eles realmente nos dão um bom apoio”, compartilham. Um dos colchões dispostos no chão também foi doado pela igreja, que recebe apoio de Portas Abertas para o socorro de refugiados sírios. Depois de uma breve oração pela família, saímos da tenda.

Estima-se que hoje, no mundo, mais de 40 milhões de pessoas estejam refugiadas. São indivíduos, famílias, tribos e até cidades inteiras que tiveram de sair de seu local de origem devido a conflitos. Em muitas cidades que abrigam esse contingente há igrejas dedicadas a servi-los. No entanto, em alguns países, a demanda é maior que o que têm a oferecer, principalmente quando a igreja local ainda tem de lidar com a discriminação religiosa em sua própria sociedade.

Motivos de Oração

• Ore pelas pessoas abrigadas em campos de refugiados. Elas vivem em circunstâncias muito difíceis.

• Interceda pelas igrejas locais que se dispõem a repartir o que possuem com os refugiados recém-chegados. Que esse ato de bondade toque o coração dos não cristãos.

• Peça por paz. A raiz de todas as situações de refugiados é a intolerância e os conflitos. Que o Príncipe da Paz reine em meio aos campos de refugiados, e em meio aos campos de guerra.

Missão Portas Abertas