Conteúdo e Mídia

Notícias

Algumas famílias da Igreja hospedaram integrantes do Watoto. Confira um testemunho sobre esta experiência.

Tivemos na segunda-feira, 24 de agosto, o privilégio de termos tido uma reunião de célula com a presença da Tia Peace (24 anos), Rachel (14 anos) e Edith (11 anos), integrantes do Coral Watoto. Foi um tempo muito bom. Além de louvarmos e orarmos, o que nos edificou foi conhecer um pouco mais do Watoto, por meio de vídeos dos projetos desenvolvidos em Uganda.

Efetuei uma pesquisa nos sites do Watoto e fiquei maravilhado com o que Deus tem feito por meio da vida e ministério de Gary e Marilyn Skinner desde 1984 no coração da devastada pela guerra, capital de Uganda, Kampala.  

A Igreja Watoto, assim como a nossa Igreja, está em célula com, aproximadamente, 25.000 membros se juntando a cada fim de semana para celebrar Cristo e, durante a semana, em mais de 3.000 células se reunindo nas casas. Gary apaixonadamente acredita que é responsabilidade da igreja local resolver os problemas da comunidade.

Em 1994, Gary e Marilyn fundaram o Watoto Child Care Ministries (Ministério para Cuidar de Crianças), uma organização internacional como uma resposta compassiva para o clamor de milhões de crianças órfãs em decorrência do HIV/SIDA na África. Atualmente eles estão cuidando de 4.000 crianças de Uganda em aldeias Watoto onde cada criança é criada num ambiente familiar, em vez de uma instituição. Sua visão é que essas crianças serão levantadas para se tornarem futuros líderes da Uganda e da África.

O Coral Watoto percorre o mundo anualmente como defensores das 14 milhões de crianças africanas órfãs devido à SIDA atualmente. 'Concertos de Esperança' são realizados em igrejas, centros comunitários e escolas.  

Além de defender a causa da criança órfã, a Watoto está empenhada em restaurar a dignidade de mulheres HIV+ para suportar o peso da Aids, da guerra e da injustiça social. Marilyn acredita que o maior recurso da África é suas mulheres à espera de serem capacitadas. Quase 3.000 mulheres experimentaram uma melhoria da qualidade de vida através da Watoto Living Hope (Esperança Viva). Seus filhos, mais de 15.000, têm uma melhor chance de cumprir o seu potencial. Muitas das mulheres foram vítimas de tráfico de seres humanos, sequestradas de suas casas quando meninas e distribuídas entre soldados rebeldes como escravas sexuais. Por meio do 'Esperança Viva' são equipadas com habilidades de vida necessárias através da formação profissional e capacitadas por meio de projetos de geração de renda que lhes permita tornarem-se membros produtivos da comunidade. O apoio psicossocial abrangente a essas mulheres lhes deram um propósito, dignidade e um futuro.

Iniciativas de sustentabilidade da Watoto são fundamentais para o desenvolvimento contínuo. Os objetivos são:

1) Gerar renda para sustentar as atividades do Watoto, cuidar de crianças órfãs e mulheres vulneráveis;
2) Criar um componente de formação para jovens adultos Watoto para se tornarem líderes de negócios futuros;
3) Criar oportunidades de emprego para jovens adultos Watoto; e
4) Para facilitar a transformação da comunidade.

Conheça mais sobre este maravilhoso ministério do Senhor na sofrida África, acessando www.watoto.com

Deus abençoe

Ilemar de Sena

Confira as fotos aqui.