Pesquisar
Close this search box.

Estamos em festa! Nossa igreja completa 84 anos.

Compartilhe:

Nosso templo na década de 30.

10 de julho é dia de celebrar o aniversário da nossa igreja local.

Nossa história

A história da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina se confunde com a história da própria cidade. Quando os desbravadores ingleses da Companhia de Terras Norte do Paraná chegaram à região, no início dos anos 30, vieram também as primeiras famílias evangélicas, a maioria do interior de São Paulo, da região da Alta Sorocabana.

Aqui eles abriram picadas e enfrentaram muitas dificuldades: animais selvagens, barro, poeira, doenças; andavam, praticamente, só no lombo de burros ou em carroças. A congregação da época se reunia num rancho feito de palmito, chão batido, bancos rústicos de madeira, o local era iluminado por velas ou lampiões. Mas nossos pais espirituais nunca esmoreceram. Sempre olhando para o Senhor e crendo em suas santas promessas, eles perseveraram, trabalharam duro, semearam a Palavra, regaram com muitas lágrimas e estão entre os primeiros a se organizar como Igreja do Senhor em Londrina.

Em 1937 foi construído um templo de madeira no terreno onde a Igreja está até hoje (Rua Mato Grosso, 806). Quando ela se emancipou eclesiasticamente, em 10 de julho de 1938, era formada por 120 membros: 76 maiores e 44 menores. A comissão organizadora foi composta pelos pastores Azor Etz Rodrigues, Simeão Cavalcanti Macambira e José Antônio de Campos, além dos presbíteros Herculano de Almeida Sampaio e Antônio Eugênio Vieira.

A primeira Escola Dominical começou em 15 de dezembro de 1932, com duas classes (uma de adultos e outra de crianças). A superintendente era Floriza Borges Araújo e os professores, Herculano Sampaio e Maria Thereza Vieira. Em 13 de agosto de 1935 foi fundada a Sociedade Auxiliadora de Senhoras com 19 sócias. A União da Mocidade (UMPI) nasceu em 12 de maio de 1940, e em 13 de maio de 1946 foi organizada a Liga Juvenil.

Nossos “pais na fé”

Entre as famílias que aqui chegaram, na década de 30, estavam João Evangelista e a esposa Maria Thereza Vieira, com 8 filhos; Herculano de Almeida Sampaio e a esposa Sebastiana, com 10 filhos; Osório Hipólito Monteiro e a esposa Balbina, com 6 filhos; Jacó Bruder e a esposa Guiomar; Domingos Casoni e a esposa Zulmira, com o filho recém-nascido; José Antonio de Macedo, a esposa Olívia e filhos; João Firmino Tavares e a esposa Albertina; Benedito Garcia Duarte e a esposa Umbelina; Jorge Casoni e a esposa Adalgisa e tantos outros que, como verdadeiros heróis e em meio a muitas dificuldades, plantaram também a fé no coração dos que vieram edificar a cidade. Foi na casa do presbítero Herculano de Almeida Sampaio que funcionou o primeiro salão de culto da nossa Igreja.

Como somos hoje

O atual templo foi construído em 1952 e passou por uma reforma em 1987. Com a graça de Deus a Igreja continuou crescendo e o templo se tornou pequeno para abrigar o número de pessoas que afluíam aos cultos. Assim, em 1993, a Igreja adquiriu o Espaço Esperança, que abriga cerca de 2000 pessoas e fica na Rua Norman Prochet, 55. Em 2009, nosso templo passou por uma segunda reforma.

Quem nos pastoreou

Nesses anos de existência da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina, tivemos vários pastores, cada um deles deixou a sua marca peculiar. De 1932 a 1942 só tivemos pastores itinerantes, que vinham de longas distâncias para pastorear o rebanho e ministrar os atos pastorais necessários à vida da igreja: batismo e santa ceia (sacramentos), casamentos. É o caso dos pastores Simeão Cavalcanti Macambira (1932) e Jonas Dias Martins (1933 a 1936), que mais tarde transferiu-se para Londrina, onde atuou por mais de 40 anos. Também tivemos os pastores José Antônio de Campos (1937 a 1938); Antônio Correia Rangel Alvarenga (1939) e Azor Etz Rodrigues (1942).

O primeiro pastor comissionado para servir a Igreja foi o Rev. Sherlock Nogueira em 1940, ficando até 1941. O segundo foi o Rev. Jonas Dias Martins, que permaneceu de 1943 até a sua morte em 1986. Pastores que o sucederam na titularidade da Igreja: Rev. João Batista Ribeiro Neto (1964), Rev. Gerson Moraes de Araújo (1965 a 1972), Rev. Messias Anacleto Rosa (1973 a 1992 / 1994 a 2005), Rev. Silas Barbosa Dias (1993), Rev. Mathias Quintela de Souza (2006 a 2009). Em 2010 assumiu a titularidade da Igreja, o Rev. Rodolfo Garcia Montosa, nosso atual pastor.

Continue lendo

Mais Posts

Blog
Comunicação IPILON

Amor ou desperdício?

Para que este desperdício de perfume? (trecho de Marcos 14.1-11) Já teve a sensação de estar desperdiçando tempo, dinheiro, energia? Pois bem, muita gente tem

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis