Pesquisar
Close this search box.

Família madura

Compartilhe:

Dê saudações a Prisca e Áquila (2 Timóteo 4.19 – NAA).

Estudiosos indicam que 2 Timóteo foi a última carta escrita pelo apóstolo Paulo. Em suas últimas palavras, chama muito a atenção a forma como cita, com carinho, esse casal Prisca (ou Priscila) e Áquila. Paulo e o casal tinham se tornado companheiros de profissão, amigos do coração e colaboradores na missão. Áquila e Priscila foi um casal muito citado no Novo Testamento (Atos 18.1-4, 18-19, 24-28; Romanos 16.3-5; 1 Coríntios 16.19; 2 Timóteo 4.19). Os diversos episódios conhecidos em sua história mostram uma família madura.

Família madura na Palavra: Em certa ocasião, quando moravam em Éfeso, conheceram um judeu chamado Apolo, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Ele era instruído no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João. Apolo começou a falar ousadamente na sinagoga. Quando Priscila e Áquila o ouviram falar, levaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus (Atos 18.24-26 – NAA). Observe que esse casal não ficou inibido diante da poderosa oratória de Apolo. Notaram que lhe faltava conhecer todo o evangelho, além do batismo de João. Corajosa, educada e discretamente, levaram-no consigo para lhe expor o caminho de Deus com mais exatidão. Tinham conteúdo.

Família madura nos relacionamentos: Diversos foram os momentos relatados na vida desse casal que mostram sua prática constante e intencional em abrir sua casa para relacionamentos autênticos e profundos com pessoas. Quando moravam em Corinto, Paulo aproximou-se deles. E, como tinham o mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava. O ofício deles era fazer tendas (Atos 18.2-3 – NAA). Quando moravam em Éfeso, recebiam a igreja que se reunia na casa deles (1 Coríntios 16.19 – NAA). Quando moravam em Roma, mantiveram sua casa aberta para que a igreja pudesse se reunir ali (Romanos 16.5 – NAA).  Tinham prioridades.

Família madura no amor: De todos os lindos relatos do testemunho experimentado desse casal, talvez o mais impressionante tenha sido o revelado pelo apóstolo Paulo, quando escreveu: Saúdem Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios (Romanos 16.3-4 – NAA). Mostraram a dimensão de amor do próprio Jesus: Ninguém tem amor maior do que este: de alguém dar a própria vida pelos seus amigos (João 15.13). Tinham fidelidade.

Família madura está alicerçada na Palavra, prioriza relacionamentos e ama até as últimas consequências. Esse é o plano de Deus: família resgatada, discipulada, avivada até ficar totalmente madura. Vamos deixar o Senhor cumprir todo o seu plano em nossa família!

Pr. Rodolfo Montosa

Continue lendo

Mais Posts

Amor extraordinário

AMOR EXTRAORDINÁRIO Então Jesus clamou em alta voz e deu o último suspiro. (Marcos 15.37 NVT) Na cruz do Calvário, Jesus Cristo, o nosso Senhor,

Leia Mais »

Amor memorável

Amor memorável  façam isto em memória de mim (1 Coríntios11.24b) Poderia ter sido uma escultura dele andando sobre as águas, ou um monumento com ondas

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis