Pesquisar
Close this search box.

Pr. Messias há 50 anos na nossa igreja

Compartilhe:

Neste domingo, 10 de julho, aniversário de 84 anos da 1ª IPI de Londrina, estaremos comemorando também os 50 anos da chegada do Pr. Messias em nossa igreja.

Conheça um pouco dessa história

O Rev. Messias Anacleto Rosa nasceu em Araçatuba-SP, no dia 27 de abril de 1937. De origem humilde, filho de lavradores, foi criado na roça. Era o penúltimo filho numa família grande, com oito irmãos.

Desde muito cedo teve contato com a palavra de Deus. Seus pais lhe ensinavam sobre a Bíblia. Teve uma infância pobre, mas tranquila.

Aos 16 anos de idade teve uma experiência marcante. Estava trabalhando na lavoura quando, de repente, ouviu a voz de Deus. Foi nesse momento que recebeu o chamado para ser pastor.

Em janeiro de 1954, foi para a Missão Evangélica Caiuá, em Dourados, trabalhar entre os índios. Cuidava das crianças do orfanato, da horta e das plantas. Sua primeira pregação, em um culto na aldeia, foi sobre a conversão de Saulo (Atos 9).

Em 1955, veio para Londrina estudar no ISBL – Instituto e Seminário Bíblico de Londrina. Formou-se em 1958, sendo o orador da turma. No ano de 1959 serviu a igreja instalando o trabalho presbiteriano independente em Umuarama, como missionário do Sínodo Meridional. O ano de 1960 foi marcante: no dia 2 de janeiro casou-se com Avani e no dia 5 foi ordenado pastor, na Igreja Presbiteriana Independente de Arapongas.

Assumiu o campo que ia de Paranavaí, num raio de 400 km, abrangendo: Nova Esperança, Cianorte, Nova Londrina, Loanda, Paraíso do Norte, até as margens do Rio Paraná. Em 1961 foi para Florianópolis onde permaneceu por doze anos. A família cresceu. O casal teve três filhos: Priscila, casada com Faraday, Messias Jr., casado com Ana Paula e João Marcos casado com Sabrina, e cinco netos: Thiago, Gabriel, Ana Luísa, Rafael e Ana Laura.

Em janeiro de 1973, voltou para Londrina iniciando sua caminhada na 1ª Igreja Presbiteriana Independente, onde está até hoje.

Em 50 anos de pastorado em Londrina muita coisa aconteceu. Vamos relembrar um pouco dessa marcante e abençoada trajetória.

No primeiro ano de seu ministério em Londrina, o presbítero Antônio Ajarilla Filho foi eleito vice-presidente do Conselho; para secretário, o presbítero Hugo de Oliveira e Silva; e para tesoureiro, o presbítero Elias Martin Montosa. O presbítero Boanerges de Oliveira foi coordenador e superintendente da Escola Dominical.

No ano de 1976, em 14 de fevereiro, o Rev. José Coelho Ferraz, presidente do Supremo Concílio, realizou uma cerimônia para efetivação do Rev. Messias como pastor da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Londrina.

No ano de 1982, houve a instalação do Seminário Teológico de Londrina, que teve o Pr. Messias como seu primeiro deão. Nessa época também presidiu o Conselho de Pastores de Londrina.

Entre os vários ministérios da igreja, destacamos o Coral Os céus proclamam que, sob a regência da maestrina Delmar Ferreira Martins, tinha uma agenda repleta de atividades, com viagens e outras programações.

No dia 3 de janeiro de 1986, faleceu o Rev. Jonas Dias Martins. Três anos mais tarde, a Escola Estadual Presbiteriana Independente passou a chamar-se Escola Estadual Reverendo Jonas Dias Martins.

Em 1987, o templo passou pela primeira reforma. Nesse mesmo ano, o Conselho da Igreja também decidiu que cada sociedade da Igreja teria um presbítero que auxiliaria no desenvolvimento do trabalho:           

UMPI (União da Mocidade Presbiteriana Independente): Jefferson Carmo de Assis.

Coral: Geninho Zemuner.

S.A.S (Sociedade Auxiliadora de Senhoras).: Ariovaldo Ferraz Arruda.

Varonis: Ivan Pires de Camargo.

Casais jovens: Luiz Antônio Alcântara de Oliveira.

Escola Primária Reverendo Jonas Dias Martins: Chileon Ferreira Martins.

Entre alguns fatos que marcaram o período de pastorado do Rev. Messias destacamos: a reforma do templo da Rua Mato Grosso, a aquisição da Chácara Marília, a construção do acampamento Waldomiro Ferreira da Silva, a compra do Espaço Esperança, e a construção do templo da Vila Marízia.

Alguns projetos importantes que foram criados durante o ministério do Rev. Messias: Tarde de Esperança, com os pactos de oração; reunião de oração pelos filhos, com livros de oração, onde estão registrados cerca de dezesseis mil nomes de filhos; Ministério Multiplicação da Palavra, com a missão de distribuir as mensagens das pregações e publicar livros; implantação da pré-diaconia.

Eventos que a igreja sediou: Festival de Música; reunião do Supremo Concílio; Seminário de música com a presença do maestro João Wilson Fautini. Recebemos muitos visitantes ilustres entre eles: irmão André (Missão Portas Abertas).

O Rev. Messias teve a oportunidade de fazer várias viagens internacionais em missões, entre elas destacamos a sua participação em uma comitiva de Portas Abertas, com destino à África, onde foram distribuídas Bíblias. Teve a  oportunidade de pregar em outros continentes: Ásia, América do Norte, Europa.

Sua voz e a mensagem da palavra de Deus foram amplificadas no rádio, televisão, por meio de participação em programas, e hoje no meio digital.

O ano de 2005 foi marcante na vida do Rev. Messias, quando recebeu o título de cidadão honorário de Londrina.

Em 28 de abril de 2007, quando completou 70 anos, foi jubilado; e no dia 7 de maio do mesmo ano, assumiu uma cadeira na Academia Evangélica de Letras do Brasil.

Pelo Ministério Multiplicação da Palavra (1ª IPI de Londrina), já publicou os livros Do Meu Púlpito (7 volumes), Série Ouro (4 títulos), Devocionários de fim de ano (23 títulos), Série Vitória (4 títulos) e o devocionário Refrigério que ganhou o prêmio ABEC (Associação Brasileira de Editores Cristãos), como melhor livro dessa categoria em 2002.

Foram muitos desafios ao longo da caminhada ministerial e na vida pessoal também. Em 2017, foi diagnosticado com a doença de Parkinson. Em 2021, perdeu sua companheira Avani Garcia Rosa.

Louvamos a Deus pela vida do Rev. Messias Anacleto Rosa, sua família e seu ministério que tem sido muito frutífero, levando o evangelho de Jesus Cristo a milhares de pessoas em várias partes do Brasil e do exterior.

Continue lendo

Mais Posts

Blog
Comunicação IPILON

Promessa de companhia

Não tenha medo, pois estou com você; não desanime, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; com minha vitoriosa mão direita

Leia Mais »

Amor extraordinário

AMOR EXTRAORDINÁRIO Então Jesus clamou em alta voz e deu o último suspiro. (Marcos 15.37 NVT) Na cruz do Calvário, Jesus Cristo, o nosso Senhor,

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis