Pesquisar
Close this search box.

A igreja tem Palavra

Compartilhe:

Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste, e que, desde a infância, sabes as sagradas letras. Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina (2 Timóteo 3.14-15a e 4.2).

Uma das marcas da igreja do Senhor Jesus é que ela tem Palavra. Não qualquer palavra, mas a Palavra de Deus revelada nas Escrituras Sagradas, Antigo e Novo Testamentos, nossa única e infalível regra de fé e prática. Quando observamos o apóstolo Paulo orientando seu discípulo Timóteo na fé e ministério, ele dá uma grande importância e especial atenção para a Palavra de Deus. Destacamos aqui dois importantes aspectos:

Permanece na Palavra (2 Timóteo 3. 14-17). A expressão Tu, porém, nos remete a uma ênfase de pessoalidade e importância. A instrução é direta e inconfundível: permanece. Mas onde? Na Palavra de Deus, pois somente ela pode nos tornar sábios para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Isso mesmo! São as sagradas letras, segundo Paulo. Essa Escritura é inspirada por Deus e é por meio dela que somos ensinados, repreendidos, corrigidos e educados na justiça. Como igreja, não negociamos essa verdade, essa Palavra nos habilita a toda boa obra nos aperfeiçoando a cada dia. Para sermos igreja relevante, precisamos, individualmente, permanecer na Palavra e a Palavra permanecer em nós.

Prega a Palavra (2 Timóteo 4.1-5). Agora a expressão toma uma forma mais solene: Conjuro-te. Ganha ares de últimas palavras, pois acena para o fim dos tempos. A instrução é ainda mais direta e novamente inconfundível: Prega. Mas o quê? A Palavra de Deus, de maneira insistente, em hora oportuna ou não, corrigindo, repreendendo, exortando com grande paciência e ensinando a doutrina.  Há aqui um sentido de urgência, pois Paulo alerta que haverá tempos em que não mais darão ouvidos à sã doutrina, e buscarão ensinos outros que satisfaçam seus desejos. Como igreja, somos desafiados, individualmente e coletivamente, a anunciar, com fidelidade e intrepidez, a Palavra de Deus.

Já vivemos esses dias! Dias em que as pessoas sentem coceiras nos ouvidos para ouvirem apenas o que lhes agrada e interessa. Dias em que as pessoas já não valorizam, relativizam e até menosprezam a Palavra de Deus. Somos hoje desafiados e chamados para crescermos nesta relação de conhecer e permanecer na Palavra de Deus e anunciá-la bem alto e forte, para os quatro cantos da terra, com ousadia e intrepidez, no poder do Espírito Santo.

Sim, a igreja tem a Palavra. Tu, porém, que estás lendo este texto, permanece e prega a palavra de Deus! Essa Palavra é para mim e para você.

Por Pr. Pedro Leal Junior

Continue lendo

Mais Posts

Notícias
Comunicação IPILON

Somos 50 mil!

Ontem foi dia de alegria! Preparamos uma festa para comemorar os 50 mil seguidores em nosso canal no YouTube. Faltava pouco para bater essa marca,

Leia Mais »
Agenda
Comunicação IPILON

Vamos orar e jejuar!

Promessas é o tema da nossa nova campanha de jejum e oração. E para a largada desse lindo movimento, nos encontraremos para um grande culto

Leia Mais »
Blog
Comunicação IPILON

Promessa de companhia

Não tenha medo, pois estou com você; não desanime, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; com minha vitoriosa mão direita

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis