Pesquisar
Close this search box.

A igreja tem Palavra

Compartilhe:

Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste, e que, desde a infância, sabes as sagradas letras. Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina (2 Timóteo 3.14-15a e 4.2).

Uma das marcas da igreja do Senhor Jesus é que ela tem Palavra. Não qualquer palavra, mas a Palavra de Deus revelada nas Escrituras Sagradas, Antigo e Novo Testamentos, nossa única e infalível regra de fé e prática. Quando observamos o apóstolo Paulo orientando seu discípulo Timóteo na fé e ministério, ele dá uma grande importância e especial atenção para a Palavra de Deus. Destacamos aqui dois importantes aspectos:

Permanece na Palavra (2 Timóteo 3. 14-17). A expressão Tu, porém, nos remete a uma ênfase de pessoalidade e importância. A instrução é direta e inconfundível: permanece. Mas onde? Na Palavra de Deus, pois somente ela pode nos tornar sábios para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Isso mesmo! São as sagradas letras, segundo Paulo. Essa Escritura é inspirada por Deus e é por meio dela que somos ensinados, repreendidos, corrigidos e educados na justiça. Como igreja, não negociamos essa verdade, essa Palavra nos habilita a toda boa obra nos aperfeiçoando a cada dia. Para sermos igreja relevante, precisamos, individualmente, permanecer na Palavra e a Palavra permanecer em nós.

Prega a Palavra (2 Timóteo 4.1-5). Agora a expressão toma uma forma mais solene: Conjuro-te. Ganha ares de últimas palavras, pois acena para o fim dos tempos. A instrução é ainda mais direta e novamente inconfundível: Prega. Mas o quê? A Palavra de Deus, de maneira insistente, em hora oportuna ou não, corrigindo, repreendendo, exortando com grande paciência e ensinando a doutrina.  Há aqui um sentido de urgência, pois Paulo alerta que haverá tempos em que não mais darão ouvidos à sã doutrina, e buscarão ensinos outros que satisfaçam seus desejos. Como igreja, somos desafiados, individualmente e coletivamente, a anunciar, com fidelidade e intrepidez, a Palavra de Deus.

Já vivemos esses dias! Dias em que as pessoas sentem coceiras nos ouvidos para ouvirem apenas o que lhes agrada e interessa. Dias em que as pessoas já não valorizam, relativizam e até menosprezam a Palavra de Deus. Somos hoje desafiados e chamados para crescermos nesta relação de conhecer e permanecer na Palavra de Deus e anunciá-la bem alto e forte, para os quatro cantos da terra, com ousadia e intrepidez, no poder do Espírito Santo.

Sim, a igreja tem a Palavra. Tu, porém, que estás lendo este texto, permanece e prega a palavra de Deus! Essa Palavra é para mim e para você.

Por Pr. Pedro Leal Junior

Continue lendo

Mais Posts

Agenda
Comunicação IPILON

Para mulheres

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, vamos realizar um encontro, às 20h, no Espaço Esperança. Com base no tema essência, vamos abordar

Leia Mais »
Blog
Comunicação IPILON

Discípulos aprendem a falar

Quando levarem vocês às sinagogas ou à presença de governadores e autoridades, não se preocupem quanto à maneira como irão responder, nem quanto às coisas

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis