Pesquisar
Close this search box.

A revelação de Deus

Compartilhe:

Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos (Salmos 19.1).

Por incrível que pareça, ainda se discute, e com muito afinco e motivações acaloradas, sobre a existência ou não de Deus. Os seres humanos procuram, incansavelmente, explicar sua origem e encontrar sentido à vida. Queremos saber de onde viemos e para onde iremos. Seríamos obra do acaso, frutos de uma explosão cósmica? Ou há, verdadeiramente, um Deus Criador de tudo e de todos que, amorosamente, se manifesta de diversas formas?

Vejamos, à luz de Salmos 19, a resposta para essa inquietação do nosso interior. Vamos conhecer a revelação de Deus:

Na criação (vv 1-6). Basta abrir sua janela e olhar para uma flor, um pássaro, uma formiga, um inseto, uma gota de chuva, as estrelas, as nuvens ou ainda o sol, a lua e os mais diversos planetas. E claro, olhemos ainda para a mais perfeita criação, o ser humano em toda sua complexidade e capacidade. Isso mesmo! Os céus, o firmamento, o dia, a noite e toda a criação revelam, mesmo sem palavras, a existência e a glória de Deus. Isso faz de todo ser humano, indesculpável (Romanos 1.20) quanto à consciência da revelação de Deus.

Na sua Palavra (vv 7-11). Ainda que Deus se revele tão lindamente por meio da criação, isso não é suficiente para que sejam revelados sua vontade, seus planos, sua graça e seu amor. Segundo Dr. Shedd, “esses atributos são coisas espirituais, por demais profundas para a nossa natureza morta e transcendentes para a mente humana”. É por isso que a revelação de Deus precisa ser complementada pelas Escrituras. São a sua lei, testemunho, preceitos e mandamentos, mais desejáveis que qualquer riqueza, que nos revelam mais detalhadamente quem é Deus.

No nosso coração (vv 12-14). Contemplamos Deus na criação e somos instruídos em sua Palavra a seu respeito. Mas, faz-se necessário que haja ainda um testemunho interior a respeito de sua existência. Quando Deus se revela a nós sobre quem é, nos deparamos com quem somos. O salmista descreve suas faltas, até mesmo as ocultas, sua soberba e sua transgressão. Mas, ao mesmo tempo expressa o desejo de ser encontrado de maneira agradável diante de Deus. A revelação da graça de Deus em nosso coração nos reconcilia ao Deus de toda criação.

Deus resolveu se revelar a nós de diversas maneiras. De maneira incontestável por meio da criação, de maneira amorosa por meio de sua Palavra e de maneira pessoal por intermédio de Jesus Cristo em nosso coração. Perguntado por Filipe para que ele revelasse o Pai e isso seria o suficiente, Jesus respondeu: Quem vê a mim vê o Pai (João 14.8-9 – NAA). Jesus é a perfeita revelação de Deus.

Pr. Pedro Leal Junior

Continue lendo

Mais Posts

Notícias
Comunicação IPILON

Somos 50 mil!

Ontem foi dia de alegria! Preparamos uma festa para comemorar os 50 mil seguidores em nosso canal no YouTube. Faltava pouco para bater essa marca,

Leia Mais »
Agenda
Comunicação IPILON

Vamos orar e jejuar!

Promessas é o tema da nossa nova campanha de jejum e oração. E para a largada desse lindo movimento, nos encontraremos para um grande culto

Leia Mais »
Blog
Comunicação IPILON

Promessa de companhia

Não tenha medo, pois estou com você; não desanime, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; com minha vitoriosa mão direita

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis