Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.
Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança (Tiago 1.17).
Lembro-me daquela manhã chuvosa quando abri meus olhos e ali estava ela: minha primeira bicicleta Caloi, azul, pequena, com rodinhas. Imediatamente, pulei da cama e saí do quarto pedalando, ziguezagueando pelo corredor do apartamento, com um sorriso pendurado em cada orelha. Mais de cinquenta anos se passaram e a cena nunca saiu da minha mente. Quem não gosta de ganhar um presente? Ora, se nossos pais de sangue sabem nos dar bons presentes, quanto mais o Pai celestial não nos dará (Lucas 11.13). Esse pequeno versículo de Tiago revela a fonte, variedade e progressividade dos presentes especiais de Deus, muito além do que alguém poderia imaginar.
A fonte dos presentes é a melhor: lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. Vem do alto aquilo que não existe por aqui. O que é dado por Deus não pode ser comprado, não pode ser conquistado, não pode ser merecido. É dado por graça deliberada, oferecido de boa vontade, ofertado gratuitamente. Gratuito para nós, com alto preço para Cristo. O preço pago foi o precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo (1 Pedro 1.18-19). Gratuito para nós por ser impagável. Não há recursos no mundo que poderiam pagar, pois o preço para resgatar uma vida é altíssimo, e ninguém é capaz de pagar o suficiente (Salmos 49.8 – NVT).
A variedade dos presentes é a mais rica: toda e todo. Os dons e dádivas de Deus são incontáveis. Vejamos seis grandes categorias (não exaustivas): (1) dom de Jesus – Se você conhecesse o dom de Deus e quem é que está lhe pedindo água para beber, você pediria, e ele lhe daria água viva (João 4.10 – NAA); (2) dom da salvação – Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus (Efésios 2.8); (3) dom do Espírito Santo – Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo (Atos 2.38); (4) dom do ministério – Quero que todos os homens sejam tais como também eu sou; no entanto, cada um tem de Deus o seu próprio dom; um, na verdade, de um modo; outro, de outro (1 Coríntios 7.7); (5) dom da saúde e riqueza – E também que é dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho (Eclesiastes 3.13); (6) dom de liderança e poder – Tu, ó rei, rei de reis, a quem o Deus do céu conferiu o reino, o poder, a força e a glória; a cujas mãos foram entregues os filhos dos homens, onde quer que eles habitem, e os animais do campo e as aves do céu, para que dominasses sobre todos eles, tu és a cabeça de ouro (Daniel 2.37-38).
A progressividade dos presentes é a mais surpreendente: boa dádiva e dom perfeito. É interessante observar que Tiago traz uma graduação nesses dons. O primeiro é o bom (boa dádiva). O segundo é o perfeito (dom perfeito). Dom bom e dom perfeito. Vamos ampliar o conhecimento dessa graduação do que podemos ter a título de exemplo: inteligência é bom, sabedoria é perfeito; conhecimento é bom, discernimento é perfeito; provisão é bom, contentamento é perfeito; amizade é bom, comunhão é perfeito; ouvir a Palavra é bom, praticá-la é perfeito; paz momentânea é bom, paz que excede todo o entendimento é perfeito; talento é bom, unção é perfeito; amor humano é bom, amor divino é perfeito; ter direção é bom, ter propósito é perfeito; a Antiga Aliança foi boa, a Nova Aliança é perfeita; o sangue de animais foi bom, o sangue de Cristo é perfeito; o perdão provisório foi bom, o perdão definitivo é perfeito; o Espírito Santo entre nós é bom, o Espírito Santo em nós é perfeito. Enfim, a lista não tem fim.
Como é bom saber que, a partir de Jesus e do Espírito Santo, já desceram sobre nós toda boa dádiva e todo dom perfeito. Todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais já nos foram dadas por Deus. Tudo aquilo de que necessitamos e muito mais já estão disponíveis. Motivo de gratidão: obrigado, Senhor. Motivo de petição: que nada em mim impeça que do alto venham os seus presentes.
Vida em célula
Os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos estarão atentos à oração que se fizer neste lugar (2 Crônicas 7.15 – NAA).
– Vamos agradecer por nossas células, pelos momentos vividos em comunhão no ano de 2024.
– Vamos orar buscando direção de Deus para os planos e projetos para 2025. Que nossas células cresçam em intimidade com Jesus, na vida devocional, na evangelização e discipulado.
INTERCESSÃO MUNDIAL
Brasil
A justiça engrandece um povo, mas o pecado é uma desgraça para qualquer nação (Provérbios 14.34 NTLH).
– Vamos orar para que o Espírito Santo traga arrependimento aos líderes da nação e ao povo brasileiro. E que revele Cristo para os que estão perdidos, levando muitos ao conhecimento da verdade.
– Vamos orar pela igreja de Cristo no Brasil, para que seja sal e luz para os que estão em trevas. Que o testemunho do povo de Deus faça diferença em nossa nação.
Especial de Natal – No dia 22 de dezembro vamos ter o especial de Natal, com o tema “Descerá sobre ti”, às 10h e 19h. Os cultos nessa data serão concentrados no Espaço Esperança. Não haverá culto no Espaço Palhano, no templo da rua Mato Grosso, no Espaço Vila Marízia e no Espaço União.
Cultos de fim de ano – No dia 24 de dezembro, vamos ter nosso culto de Natal na Tarde de Esperança, às 15h. Vamos ter o momento “lixo no lixo”, quando apresentaremos a Deus aquilo que consideramos lixo em nossa vida e que não queremos levar para o próximo ano. Desde já, você pode estar em oração pedindo discernimento do que precisa abrir mão em sua vida. Se possível, anote em um papel e traga no dia do culto. No dia 31 de dezembro, vamos ter nosso culto de Ano-Novo na Tarde de Esperança, às 15h. Vamos ter o momento dos “sonhos”, quando apresentaremos a Deus nossos sonhos para 2025. Busque a Deus, pergunte a ele quais projetos tem para sua vida. Anote em um papel e traga no dia do culto. Cremos que será um tempo do mover de Deus em nossa vida.
Templo e Espaço Palhano – No dia 15 de dezembro teremos o último culto do ano no templo e no Espaço Palhano. Entraremos em período de recesso, retornando no dia 19 de janeiro de 2025. Nos demais espaços (Vila Marízia, Padovani e União) não haverá recesso.
Campanha Oferta de Amor – O Mercado Esperança, projeto da igreja, em parceria com o Instituto Esperança, para atendimento às famílias cadastradas, é abastecido pela campanha Oferta de Amor. Participe doando alimentos não perecíveis, material de limpeza e itens de higiene pessoal. As doações podem ser entregues nos locais de culto.
Princípio
Princípio da confiabilidade
(Salmos 34.13; 141.3; Provérbios 11.9,13; 15.4; 18.21; Tiago 1.26; 3.4-5)
Prometo manter em segredo o que for compartilhado em nosso encontro, para que haja um ambiente de confiança mútua.
Edificação na Célula
Texto Bíblico:
Interação:
Tiago, em sua epístola, revelou que toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do Pai (Tiago 1.17). Quem não gosta de receber presentes? Quem não gosta de presença? Deus nos deu aquilo que muitos consideram o maior presente de todos: a vida. Eu iria além: o maior presente de todos é o próprio Deus, em sua essência trina, revelada no Filho e no Espírito. O Senhor é o maior, o melhor e o mais precioso presente que alguém pode receber. Somente em Cristo somos capacitados a receber e usufruir de boas dádivas e dons perfeitos, completamente imerecidos, pela exclusiva graça do Pai. Vamos refletir em nossa célula sobre como não desperdiçar tudo o que recebemos do céu.
Perguntas para interação:
Crianças:
As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.
“Perdas e ganhos” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 7 do Material de Tema Único. Título: Eu enfrento. Princípio: Ser fortalecido pelo Senhor é uma bênção. Versículo para decorar: — Vá, e que o Senhor Deus esteja com você! (1 Samuel 17.37 – NVI).