Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.
Quanto a nós, teu povo e ovelhas do teu pasto, para sempre te daremos graças; de geração em geração proclamaremos os teus louvores (Salmos 79.13)
O livro de Atos dos Apóstolos é carregado de acontecimentos de prender o fôlego, as emoções nos envolvem durante a leitura. Um dos momentos especiais é a viagem do apóstolo Paulo a Roma. Ele e outros companheiros de prisão estão sendo levados à capital do Império. Duzentas e setenta e seis pessoas a bordo.
Nessa viagem houve de tudo. Troca de embarcações, ventos contrários soprando forte, desespero generalizado e até mesmo um assustador tufão, chamado Euroaquilão, fazendo com que o navio fosse arrastado com violência. A situação foi tão adversa que o historiador Lucas, autor do livro de Atos, disse: E, não aparecendo, havia já alguns dias, nem sol nem estrelas, caindo sobre nós grande tempestade, dissipou-se, afinal, toda a esperança de salvamento (Atos 27.20).
Nessa situação caótica, Paulo se levantou no meio de todos e argumentou: Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio. Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito. Porém é necessário que vamos dar a uma ilha (Atos 27.22-25).
Na sequência, atingiu-se o pior momento, em que só restava a todos aguardar a própria morte.
Entrou em cena, então, a gratidão: Tendo dito isto, tomando um pão, deu graças a Deus na presença de todos e, depois de o partir, começou a comer. Todos cobraram ânimo e se puseram também a comer (Atos 27.35-36).
Lendo os capítulos 27 e 28 de Atos, questionamos como é possível, numa situação extrema como essa, Deus tocar o coração de um homem a ponto dele tomar um pão, dar graças na presença de todos e, depois de parti-lo, se alimentar com a maior naturalidade. Os demais, inesperadamente, retomaram o ânimo e se puseram a comer também. Quantas pessoas? Duzentas e setenta e seis. Envolvidos nos destroços, todos os passageiros chegaram salvos em terra.
Deus nem sempre nos salva das tormentas, mas ele está presente e nos socorre nas tempestades. Deus não necessariamente nos livra da fornalha, mas nos auxilia e nos salva na fornalha. Ainda que em meio aos furacões da vida, temos uma oportunidade para agradecer.
Qual o segredo para isso? Pertencer a Deus. Paulo disse: um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo. O apóstolo era propriedade do Pai, por isso ele podia assegurar: esteve comigo.
Projeto Hafura
Quando você olha para uma peça de roupa, talvez não imagine a história que existe por trás dela. No Hafura, cada peça é feita por mãos de mulheres que decidiram recomeçar enfrentando a vulnerabilidade e que, por meio do nosso projeto, estão reconstruindo sua história.
Alguns acreditam que só grandes ações transformam o mundo, mas um pequeno gesto de cada um gera transformação de vidas. Com o apoio dos nossos parceiros podemos oferecer aulas, apoio emocional e um caminho de dignidade para cada mulher atendida. Em 2024, atendemos 130 mulheres.
Imagine o impacto de tantas vidas unidas em um só propósito! Seja um dos 50 novos padrinhos/madrinhas. Nossa campanha já começou. Essa pode ser a sua chance de impactar diretamente a vida dessas mulheres. Um novo ano, um pequeno gesto, uma nova oportunidade de fazer a diferença. Apoie o Hafura, seja a mudança!
Giovana Montosa Morais
Diretora
INTERCESSÃO MUNDIAL
República Centro-Africana
A República Centro-Africana (RCA) está em conflito desde 2013, e a situação da perseguição mudou pouco nesse período. Muitas das facções (incluindo o grupo mercenário Wagner, da Rússia) foram acusadas de violações dos direitos humanos, embora agora controlem grande parte do país. O conflito resultou no deslocamento de milhares de cristãos, que perderam suas casas e meios de subsistência.
Os líderes cristãos que ousaram denunciar publicamente a violência foram ameaçados e tiveram suas igrejas queimadas e saqueadas. Em locais dominados por grupos rebeldes, a comunidade cristã é alvo de ataques, como sequestro, assassinato e violência sexual. As milícias também forçam os cristãos a serem soldados.
Além da insegurança e da violência, os cristãos de origem muçulmana enfrentam exclusão e ataques de seus familiares imediatos e da comunidade local. Os seguidores de Jesus também correm o risco de discriminação no mercado de trabalho, casamento forçado e perda da guarda dos filhos.
Pedidos de oração
– Ore para que Deus derrame sua paz sobre o país e o conflito constante acabe.
– Peça a Deus que preserve a vida de seu povo em áreas onde é alvo de extremistas.
– Clame para que o Senhor providencie o suprimento às necessidades físicas, espirituais e emocionais dos cristãos que lutam para sobreviver à violência e ao caos político.
Fonte: Missão Portas Abertas
Acampamento de jovens – De 22 a 24 de novembro, vamos ter acampamento de jovens, a partir de 18 anos, com o tema “Peregrinos”. Local: Acampamento Maanaim. O segundo lote de inscrições, no valor de R$ 350, encerrará no dia 20 de novembro. É possível parcelar em até três vezes. Acesse aqui.
Especial de Natal – No dia 22 de dezembro vamos ter o culto especial de Natal, com o musical “Descerá sobre ti”, às 10h e 19h. Os cultos nessa data serão concentrados no Espaço Esperança. Não haverá culto no Espaço Palhano e no templo da rua Mato Grosso.
Cultos de fim de ano – No dia 24 de dezembro, vamos ter nosso culto de Natal na Tarde de Esperança, às 15h. Vamos ter o momento “lixo no lixo”, quando apresentaremos a Deus aquilo que consideramos lixo em nossa vida e que não queremos levar para o próximo ano. Desde já, você pode estar em oração pedindo discernimento do que precisa abrir mão em sua vida. Se possível, anote em um papel e traga no dia do culto. No dia 31 de dezembro, vamos ter nosso culto de Ano-Novo na Tarde de Esperança, às 15h. Vamos ter o momento dos “sonhos”, quando apresentaremos a Deus nossos sonhos para 2025. Busque a Deus, pergunte a ele quais projetos tem para sua vida. Anote em um papel e traga no dia do culto. Cremos que será um tempo do mover de Deus em nossa vida.
Templo e Espaço Palhano – No dia 15 de dezembro teremos o último culto do ano no templo e no Espaço Palhano. Entraremos em período de recesso, retornando no dia 19 de janeiro de 2025. Nos demais espaços (Vila Marízia, Padovani e União) não haverá recesso.
Campanha Oferta de Amor – O Mercado Esperança, projeto do Instituto Esperança para atendimento às famílias cadastradas, é abastecido pela campanha Oferta de Amor. Participe doando alimentos não perecíveis, material de limpeza e itens de higiene pessoal. As doações podem ser entregues nos locais de culto.
Princípio
Princípio da Verdade
(João 8.32; 17.17; Colossenses 3.16; Tiago 5.16, 19-20; 1 João 1.7; 3.7-9)
Pela graça de Deus, vou me empenhar por ser uma pessoa mais aberta, compartilhando minha vida com você, para podermos exercer o cuidado mútuo e, assim, crescermos juntos na santidade de Deus.
Edificação na Célula
Texto Bíblico:
Interação:
Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo (Atos 27.24). Assim disse o anjo de Deus a Paulo antes do naufrágio sofrido por ele na viagem a Roma, quando, preso, estava sendo levado à presença de César. Em meio ao tufão, à tempestade, à borrasca, o apóstolo, confiante em Cristo, tomou o pão e deu graças a Deus, partilhando com os demais. Esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que me deu, mas ressuscite no último dia (João 6.39 – NVI), disse Jesus. Esta é a vontade do Pai para nós: dados a Jesus Cristo mediante confissão e fé, não nos perderemos em meio às tempestades da vida. Por isso, dar graças ao Senhor é o que nos cabe diante de quaisquer circunstâncias. Vamos refletir em nossa célula a respeito da gratidão em meio às tempestades.
Perguntas para interação:
Crianças:
As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.
“Perdas e ganhos” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 4 do Material de Tema Único. Título: Tudo bem? Princípio: O temor ao Senhor traz bênção. Versículo para decorar: Tudo correrá bem para vocês se temerem o Senhor, nosso Deus (1 Samuel 12.14 – NTLH).