Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: O poder do arrependimento

Série "tema livre"

Compartilhe:

Editorial

Deus não levou em conta os tempos da ignorância, mas agora ele ordena a todas as pessoas, em todos os lugares, que se arrependam (Atos 17.30).

Desde quando Adão foi abordado por Deus sobre “o que tinha acontecido”, e logo empurrou o problema para a mulher e ela para a serpente (Gênesis 3), fica notória a grande dificuldade de o ser humano se arrepender. O arrependimento é assunto tão importante que o vemos estampado na boca dos profetas ao longo de toda a Bíblia.

Arrependimento significa mudança de mente, opinião, direção. No grego metanoia, traz o sentido de mudança de pensamento. Vem acompanhado por tristeza, mas nem toda tristeza é arrependimento. Muitos chamam de remorso o sentimento que chega a ter pesar pelo pecado cometido, mas não provoca repulsa ao pecado. O remorso vê a triste consequência do pecado, enquanto o arrependimento separa-se dele.

No século IV, com a edição da Bíblia em latim (Vulgata), distorceu-se a compreensão de arrependimento quando a expressão metanoia foi traduzida por “fazer penitência” (paenitentiam agite), o que gerou um conceito pernicioso e estranho ao evangelho. A palavra “penitência” sugere pesar, angústia e dor, mas não necessariamente mudança. Em virtude do aumento na ênfase da penitência (a tristeza pelo pecado) associada ao arrependimento, a ideia de confissão e penitência acabou por se sobrepor ao sentido de “mudança da mente de alguém”. Mas foi então que Lutero redescobriu a palavra no grego, metanoia, e corrigiu, assim, a tradução predominante da Vulgata latina, substituindo “fazer penitência” por “arrependimento”.

As Escrituras trazem muitas histórias de gente que não se arrependeu, por exemplo: Esaú não achou lugar de arrependimento, mesmo em meio a lágrimas (Hebreus 12.17); Judas, tocado de remorso […], retirou-se e se enforcou (Mateus 27.3-5); Demas novamente amou o presente século (2 Timóteo 4.10); Himineu e Alexandre naufragaram na fé (1 Timóteo 1.19-20; 2 Timóteo 2.17) ; falsos mestres negaram o mestre que os havia resgatado (2 Pedro 2.1); anticristos saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos (1 João 2.19).

Também encontramos nas páginas sagradas histórias de gente que se arrependeu de verdade, por exemplo: o rei Davi diante da abordagem do profeta Natã (2 Samuel 11, 12; Salmos 51); as multidões que confessaram seus pecados e foram batizadas por João Batista (Mateus 3.6); Zaqueu foi liberto da ganância (Lucas 19.8); o ladrão na cruz confessou e clamou (Lucas 23.41-42); a pecadora com suas lágrimas aos pés de Jesus (Lucas 7.36ss); as três mil pessoas após o avivamento de Pentecostes (Atos 2.37-41).

De muito o que se pode encontrar sobre esse tema, vale o destaque de alguns benefícios liberados pelo poder do arrependimento: nossos pecados são perdoados (Atos 3.19), abre-se a porta para recebermos a fé (Marcos 1.15), somos salvos e livres da morte eterna (Lucas 13.3), recebemos o dom do Espírito Santo (Atos 2.38), e os céus celebram em grande alegria diante dos anjos de Deus (Lucas 15.7, 10).

Arrependimento não é apenas em um momento da vida, quando nos entregamos a Jesus, mas deve ser um estilo de vida. Como é bom saber que a bondade de Deus nos leva ao arrependimento (Romanos 2.4) e que um coração arrependido, quebrantado, contrito o Senhor jamais desprezará (Salmos 51.17). E aí, do que você precisa se arrepender hoje?

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Missão para o Interior da África

 Coroas o ano com a tua bondade (Salmos 65.11 – NVI)

O que dizer do ano que passou? Fazemos das palavras do salmista as nossas: Foi coroado, inundado da bondade de Deus. Não porque não tenhamos enfrentado lutas ou porque tudo aconteceu como esperávamos, ao contrário, foi um ano difícil, cheio de lutas, ataques insistentes do inimigo tentando nos intimidar, enfraquecer e, por que não, desistir.

Mas enquanto enfrentávamos as lutas, as dificuldades, os ataques, a bondade de Deus se manifestava com o esplendor e a intensidade do sol que brilha em um dia de céu claro.

Terminamos 2022 com o coração grato a Deus e a você que ao longo de cada dia, semana e mês esteve conosco orando e sendo suporte para nosso ministério.

Para 2023, não há grandes mudanças ou surpresas, nosso ministério continuará focado na MIAF/AIM, na mobilização, treinamento, envio e cuidado de missionários para África e Diáspora, e com COMIBAM e AMTB, ajudando nas redes de contatos e mobilização missionária.

Já temos agendado algumas reuniões da MIAF/AIM na África. No fim de janeiro, Patrícia e eu devemos estar no Quênia, onde teremos, além das obrigações das reuniões, o privilégio de nos encontrarmos com nossos missionários que servem em diferentes países por todo o continente africano.

1ª IPI de Londrina, você é a expressão da bondade de Deus na nossa vida, por isso queremos agradecer de coração seu envolvimento e participação. Queremos também desejar que o Senhor inunde seu ano com a sua bondade.

Paulo e Patrícia Feniman – Miaf


 INTERCESSÃO MUNDIAL

 China

 Como é a perseguição aos cristãos na China

A vigilância na China está entre as mais opressivas e sofisticadas do mundo. A participação nas igrejas é rigorosamente monitorada e muitas igrejas estão sendo fechadas — sejam elas independentes ou parte do Movimento Patriótico das Três Autonomias (igreja protestante oficialmente sancionada pelo Estado na China).

Permanece ilegal para menores de 18 anos frequentar a igreja. Todos os locais de encontro tiveram que fechar durante a crise da COVID-19, mas algumas igrejas foram forçadas a permanecerem fechadas, mesmo quando as restrições começaram a afrouxar, e foram silenciosamente eliminadas. A velha verdade é que igrejas só serão percebidas como uma ameaça ao se tornarem muito grandes, muito políticas ou convidarem estrangeiros.

Líderes cristãos geralmente são os principais alvos da vigilância do governo e alguns deles são sequestrados. “Eles são simplesmente pegos e aparecem meses depois em um tipo de prisão domiciliar, onde são reeducados”, disse uma fonte de Portas Abertas.

Se um convertido do islamismo ou do budismo for descoberto pela comunidade e pela família, é provável que enfrente ameaças ou abusos. Os maridos podem fazer pressão para se divorciar ou persuadir para que as esposas abandonem a fé. Vizinhos podem denunciar qualquer atividade cristã para as autoridades ou para o chefe da vila, que agirá para impedir os cristãos.

Quem persegue os cristãos na China

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na China são: opressão comunista e pós-comunista e paranoia ditatorial.

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na China são: oficiais do governo e partidos políticos.

Pedidos de oração da China

– Peça ao Senhor que, apesar da vigilância intensa, a fé floresça na China e mais pessoas descubram o amor de Deus.

– Ore para que parceiros da Missão Portas Abertas alcancem os cristãos vulneráveis com literatura cristã, treinamento e comunhão.

– Interceda para que as autoridades na China reconheçam a importância da liberdade religiosa e permitam a igreja se reunir e adorar sem restrições.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Culto de Células – No dia 30 de janeiro teremos o culto que marca o retorno das nossas células após período de férias. Será às 20h, no Espaço Esperança. Participe!

Escola Bíblica Esperança – Estão abertas as inscrições para o módulo 1 da EBE. Serão oferecidos os cursos: Capelania Hospitalar; Evangelhos e Atos; Como ler a Bíblia 1; Pentateuco; Conhecendo a Deus; Conhecendo a sua vocação; Sexualidade e família; Noivos; Vida Nova. Mais informações acesse aqui.

 Juventude Amp – Nosso culto de jovens, o amp, está em recesso. Retornaremos no dia 4 de fevereiro de 2023, às 19h, no Espaço Esperança.

Área Infantil – As atividades da Galera da Vila reiniciarão no dia 5 de fevereiro.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio do Crescimento

(João 15.1-5, Efésios 4.11-16; Filipenses 1.6; 3.12-16)

Comprometo-me a dar continuidade ao meu crescimento proposto pela igreja por meio dos cursos da Caminhada Vida em Cristo, do envolvimento pessoal no discipulado e na Rede de Cuidado Pessoal, da participação na célula e nas celebrações, a fim de alcançar maturidade e tornar-me frutífero, em busca contínua da estatura espiritual de Cristo.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Atos 17.30

Interação:

Nossas células estão em recesso.

Crianças:

Nossas células estão em recesso.

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis