Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.
Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor! O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel! (Salmos 128).
Não fomos criados para a solidão. Aprouve a Deus criar o homem para viver em comunidade, perto do próximo, convivendo com seus semelhantes. Não é bom que o homem esteja só (Gênesis 2.18). É proveitoso que ele tenha uma companheira fiel ao seu lado. Melhor é serem dois do que um (Eclesiastes 4.9).
Em Provérbios 27.8, lemos: Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. O ser humano precisa de um espaço onde encontre acolhimento. O mundo pode ofertar muitas coisas, tais como viagens de lazer, bons restaurantes em locais inusitados, experiências em cruzeiros no alto-mar ou mesmo explorando montanhas. Tudo isso, com discernimento e temor, são dádivas que Deus nos dá. Porém, nada se compara à volta para a segurança do lar.
Sempre medito acerca do texto contido no livro de Rute 3.1: Disse-lhe Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de eu buscar-te um lar, para que sejas feliz? É muito linda a expressão um lar, para que sejas feliz.
A sabedoria da mulher mais velha, experimentada na vida, é clara no trecho acima. Noemi era uma mulher calejada após a perda do marido e dos filhos. Ela bem sabia discernir entre casa e lar.
Casa é a edificação, o concreto, a argamassa. Casa é resultado da sobreposição organizada de tijolos, pedras, madeira. Já o lar se forma com relacionamentos, gestos. O lar é construído com amor, doação, respeito. A casa é tangível, o lar não é palpável.
Lar é comunhão. É o ambiente onde nos abraçamos e nos beijamos, choramos, tiramos as máscaras, removemos a maquiagem, nos despimos e podemos “ser o que somos”, sem hipocrisia. Ali discutimos e, com o coração quebrantado, pedimos perdão.
Lar é o refúgio onde nos abrigamos, a fonte onde nos abastecemos. É o local onde ouvimos o choro do nenê, a canção entoada pela mamãe, os conselhos do papai. É o lugar onde há a alegria da família assentada à mesa comendo o pão nosso de cada dia. No lar há a preocupação com o filho que ainda não chegou, madrugada adentro… Ouve-se, então, o barulho da chave destravando a fechadura, relaxamos, agradecemos.
A família prossegue, firme e altiva, mesmo diante dos incessantes ataques do inimigo. Ela é projeto infalível de Deus.
Somos família. Essa sensação de pertencimento é especial, algo mais profundo que um mero núcleo social, uma instituição formal. Somos família. Vivemos com intensidade, e não apenas sobrevivemos. O vínculo que nos une é o amor. O lar é a representação desse elo. Somos família. Permaneçamos inabaláveis.
Amamos a Deus, na vertical. E esse amor deve se expressar na horizontal, dando graças a ele por nossa família.
WEC Brasil – evangelizando os povos não alcançados
Queridos irmãos,
Neste semestre temos tido o privilégio de participar de cultos de missões, conferências e preleções. Como é bom estar em contato com vocacionados e igrejas que desejam expandir seu envolvimento em missões. Também tivemos o privilégio de conscientizar crianças sobre missões e os povos não alcançados. Foram momentos preciosos em igrejas e na base da WEC Brasil e cremos que a semente tem sido lançada para a próxima geração.
Seguimos com atividades referentes ao Programa de Orientação e estamos recebendo os formulários dos candidatos de 2025. Reformulamos algumas estruturas do programa para o melhor preparo do obreiro transcultural. Temos acompanhado o processo do envio de missionários para diferentes países.
No mês de setembro, a WEC promoveu o curso LIFE (Living Intentionally Following Effectively), com duração de 6 dias e 15 diferentes oficinas. Foi uma semana intensa de atualização e capacitação visando o crescimento e fortalecimento tanto individual como organizacional para servirmos em diferentes contextos.
Nossa família segue caminhando bem, com a graça do Senhor. Estevão tem se preparado para ingressar em uma escola técnica e Melina para o encerramento do ano escolar. Sempre uma alegria vê-los crescendo em graça e no conhecimento do Senhor. Gabriel esteve em viagem ao Amazonas em outubro para dar apoio à equipe yanomami e para visitar algumas aldeias.
Oremos pelos missionários da base da WEC Brasil, que fazem um importante trabalho de servir às igrejas brasileiras no envio de seus missionários, mobilizando, acompanhando, mentoreando vocacionados, pastoreando, cuidando e acolhendo. Na WEC, temos mais de 370 oportunidades de servir a Cristo entre os povos não alcançados em mais de 47 países, abrangendo 19 áreas do conhecimento. Oremos por novos obreiros!
Ore pela equipe da Base WEC Brasil: Zeca e Ilca, Wilson e Zulea, Evaneide, Gilcéia, Sandra, Mariana, Raquel, Frank, Denilson e Vera. Ore pelos candidatos de 2025, por sabedoria e discernimento. Ore pelas atividades que teremos até o encerramento do ano, por graça e forças renovadas. Somos gratos a Deus por suas bênçãos e respostas de oração!
Gabriel e Crislaine Poleto
INTERCESSÃO MUNDIAL
Bangladesh
Os cristãos de origem muçulmana, hindu, budista ou animista enfrentam as mais severas restrições, discriminações e ataques. As crenças religiosas estão ligadas à identidade da comunidade, e deixar de segui-las é interpretado como traição.
Os convertidos em Bangladesh se reúnem em pequenas igrejas domésticas, pois correm o risco de serem atacados. Quaisquer igrejas que evangelizem e trabalhem com muçulmanos enfrentam perseguição, como ameaças de morte e ataques.
Os cristãos tribais enfrentam dupla vulnerabilidade, por serem de minoria étnica e por serem seguidores de Jesus. Eles lutam para não perderem suas terras e enfrentam violência. Um exemplo foi o assassinato de oito cristãos tribais em abril de 2023, na região de Chittagong Hill Tracts, Sudeste do país.
Os cristãos da etnia rohingya, de maioria muçulmana, enfrentam assédio e forte pressão da comunidade, mesmo os que vivem em campos de refugiados.
Pedidos de oração
– Clame por cura física, emocional e espiritual dos cristãos que foram atacados ou abusados por causa da fé.
– Peça a Deus que dê perseverança, proteção e provisão aos cristãos que suportam pressão da comunidade.
– Ore para que as pessoas que perseguem os cristãos tenham um encontro real com Jesus e passem a segui-lo.
Fonte: Missão Portas Abertas
Acampamento de jovens – De 22 a 24 de novembro, vamos ter acampamento de jovens, a partir de 18 anos, com o tema “Peregrinos”. Local: Acampamento Maanaim. O segundo lote de inscrições, no valor de R$ 350, encerrará no dia 20 de novembro. É possível parcelar em até três vezes. Acesse aqui.
Especial de Natal – No dia 22 de dezembro vamos ter o culto especial de Natal, com o musical “Descerá sobre ti”, às 10h e 19h. Os cultos nessa data serão concentrados no Espaço Esperança. Não haverá culto no Espaço Palhano e no templo da rua Mato Grosso.
Cultos de fim de ano – No dia 24 de dezembro, vamos ter nosso culto de Natal na Tarde de Esperança, às 15h. Vamos ter o momento “lixo no lixo”, quando apresentaremos a Deus aquilo que consideramos lixo em nossa vida e que não queremos levar para o próximo ano. Desde já, você pode estar em oração pedindo discernimento do que precisa abrir mão em sua vida. Se possível, anote em um papel e traga no dia do culto. No dia 31 de dezembro, vamos ter nosso culto de Ano-Novo na Tarde de Esperança, às 15h. Vamos ter o momento dos “sonhos”, quando apresentaremos a Deus nossos sonhos para 2025. Busque a Deus, pergunte a ele quais projetos tem para sua vida. Anote em um papel e traga no dia do culto. Cremos que será um tempo do mover de Deus em nossa vida.
Templo e Espaço Palhano – No dia 15 de dezembro teremos o último culto do ano no templo e no Espaço Palhano. Entraremos em período de recesso, retornando no dia 19 de janeiro de 2025. Nos demais espaços (Vila Marízia, Padovani e União) não haverá recesso.
Campanha Oferta de Amor – O Mercado Esperança, projeto do Instituto Esperança para atendimento às famílias cadastradas, é abastecido pela campanha Oferta de Amor. Participe doando alimentos não perecíveis, material de limpeza e itens de higiene pessoal. As doações podem ser entregues nos locais de culto.
Princípio
Princípio da intercessão
(Efésios 3.14-21; 6.18; 1 Tessalonicenses 1.2-3, 5.17; 2 Tessalonicenses 1.11-12; João 11.35; Romanos 12.15-16)
Com a graça de Deus vou orar por você, procurando conhecer o coração do Pai sobre a sua vida, sendo sensível e me importando com suas reais necessidades.
Edificação na Célula
Texto Bíblico:
Interação:
Família é projeto de Deus. Gratidão é nossa resposta a ele diante de tão importante obra, presente desde a criação. O Salmo 128 exalta a bem-aventurança daquele que teme ao Senhor. Refletida no lar, a gratidão o torna local de segurança, acolhimento e felicidade. O filho pródigo era feliz inconscientemente. Por isso, caiu em engano e saiu de casa para, ao final, ser infeliz conscientemente. Mas, pelo amor do pai, voltou ao lar para, enfim, ser feliz conscientemente. Que as falácias do mundo não nos seduzam. Que sejamos intencionais em tornar nossa casa lugar seguro à nossa família. Esse é o desenho de Deus. Vamos refletir em nossa célula a respeito de como ser gratos por aqueles a quem o Pai nos confiou como família.
Perguntas para interação:
Crianças:
As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.
“Perdas e ganhos” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 5 do Material de Tema Único. Título: É melhor obedecer… Princípio: A obediência ao Senhor traz bênção. Versículo para decorar: A obediência é melhor do que o sacrifício… (1 Samuel 15.22 – NVI).