Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.
É para disciplina que vocês perseveram. Deus os trata como filhos. E qual é o filho a quem o pai não corrige? (Hebreus 12.7 – NAA | leia dos versículos 4 a 13)
A palavra “disciplina”, no latim discipulus, significa aquele que segue. Disciplinar não quer dizer punir, coagir ou humilhar; mas discipular, mostrar o caminho, ensinar com clareza e intencionalidade, com reforço e admoestações, de maneira assertiva, até que se alcance o padrão desejável. No grego paideia, significa tutoria, educação, treinamento, instrução.
A palavra “perseverança” significa constância, sem se desviar, suportando bravamente, mesmo diante das adversidades. Indica o coração ensinável e determinado do discípulo. De nada adianta receber o treino se não treinar, receber as orientações do tutor e guardá-las na gaveta, receber as tarefas do educador e ser negligente, ouvir bons conselhos e ignorá-los, começar e desistir.
A frase é para disciplina que vocês perseveram, portanto, nos dá a entender que nossa educação no Senhor está ligada à constância, que nosso amadurecimento exige tutoria permanente, que o processo para crescer envolve testes e exames, que é necessário suportar para passar para o próximo nível (Tiago 1.2-4).
Deus só disciplina quem é filho. Feitos filhos, somos feitos discípulos, com data de matrícula, mas não de formatura. Vejamos três benefícios que o texto revela sobre a beleza da disciplina divina:
Deus nos disciplina para nosso próprio bem (Hebreus 12.10b). O Pai nos disciplina para mudarmos nossos padrões mentais, nossa perspectiva tão influenciada por este mundo. Ele quer renovar nossa mente para experimentarmos sua boa, agradável e perfeita vontade (Romanos 12.2). Precisamos dessa tutoria para nos transformar de individualistas em comunitários, de orgulhosos em humildes, de hipócritas em autênticos, de gananciosos em generosos, de frenéticos em contemplativos, de inertes em ativos, de críticos em encorajadores, de ansiosos em confiantes, de insatisfeitos em gratos, de mimados em maduros, de pessimistas em esperançosos, de rancorosos em afetuosos. A lista segue adiante revelando o bem que a disciplina nos faz.
Deus nos disciplina para nossa santidade. O Filho nos disciplina a fim de sermos participantes da sua santidade (Hebreus 12.10c – NAA), para que cheguemos ao estado de pessoa madura, à medida da estatura da sua própria plenitude (Efésios 4.13). Santo é puro, sem mistura, como o ouro 24 quilates que tem maior brilho e valor. Santo é inteiro, íntegro, como alimentos integrais mais nutritivos e saudáveis. Jesus nos quer puros e inteiros como ele o é. Por exemplo, pai santo é ser pleno, presente, inteiro, completo, consistente, intenso. Jesus pode falar a uma mãe, um filho, um irmão, uma dona de casa, um profissional: sejam plenos, inteiros, puros, sem mistura, cheios de mim!
Deus nos disciplina para darmos frutos de justiça. O Espírito nos disciplina e sua disciplina produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça (Hebreus 12.11b – NAA). Ele faz isso nos convencendo (João 16.8), nos ensinando (1 João 2.27), nos fazendo lembrar (João 14.26). Na verdade, toda disciplina, ao ser aplicada, não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza (Hebreus 12.11a – NAA). Porém, mais tarde, a disciplina do Espírito produz o fruto do Espírito que é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gálatas 5.22, 23a – NAA). Existe justiça maior do que essa lista? Não! O fruto da disciplina é simplesmente maravilhoso.
Se agora você fosse submetido a um exame aplicado por Deus, em quais disciplinas seria aprovado? Ele quer nos disciplinar para caminharmos ao próximo nível. Não tema ser disciplinado pelo Pai; significa que você é filho. Não tema ser disciplinado pelo Filho; significa que você é amado. Não tema ser disciplinado pelo Espírito Santo; significa que você é ensinável. Filho amado ensinável é quem somos aos olhos de Deus.
A grande colheita precisa de trabalhadores
Que alegria compartilhar mais uma vez o que Deus tem feito ao longo das últimas semanas. Foram semanas repletas de encontros, reuniões, conferências e, o mais importante, oportunidades de conectar com pessoas e falar sobre o desejo de Deus de ser adorado entre todas as etnias da terra. Sentimos a necessidade de enviar cada vez mais obreiros para os campos que nosso próprio Senhor já preparou para a colheita. A verdade bíblica de Lucas 10.2 é irrefutável: em todo o mundo, Deus tem aberto corações e portas para a pregação do evangelho! Então, o que nos falta? Inundar as nações, os povos e as tribos com a presença de homens e mulheres desejosos de fazer parte do que ele mesmo está fazendo no mundo.
Em todos os lugares por onde passamos, encontramos pessoas, líderes e igrejas que, como nós, querem entregar sua vida, ministérios, conhecimentos, dons e talentos para que Cristo seja adorado entre todos os povos. E nós, o que estamos fazendo? Estamos nos dedicando para ajudar todos esses a desempenharem um papel relevante para o avanço do Reino “do outro lado do mundo e do outro lado da rua”.
Você é um daqueles que quer ver Cristo exaltado entre todos os povos, que deseja que o evangelho seja anunciado onde Cristo ainda não é conhecido? Queremos apoiar você e, juntos, ajudar a discernir o seu papel na missão de Deus.
Queremos destacar o encontro que tivemos em São Bernardo do Campo com a comunidade surda. Durante um dia inteiro, discutimos como ampliar a participação dos surdos na missão, inclusive em campos transculturais. Saímos de lá com o coração cheio de sonhos.
Outro encontro estratégico foi a INICIATIVA 2033, promovida pela AMTB. Mais de oitenta líderes e pastores se reuniram para discutir avanços no alcance de povos não alcançados em todo o mundo.
Família Feniman
Miaf – Missão para o Interior da África
INTERCESSÃO MUNDIAL
Londrina
Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. A minha alma se gloriará no Senhor; os humildes ouvirão isso e se alegrarão. Louvem comigo a grandeza do Senhor, e todos juntos lhe exaltemos o nome. Busquei o Senhor, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores. Os que olham para ele ficarão radiantes; o rosto deles jamais se cobrirá de vexame. Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas angústias. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. Provem e vejam que o Senhor é bom; bem-aventurado é quem nele se refugia. Temam o Senhor, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Os leõezinhos passam necessidade e sentem fome, porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará. Venham, meus filhos, e escutem; eu lhes ensinarei o temor do Senhor. Quem de vocês ama a vida e quer longevidade para ver o bem? Refreie a língua do mal e os lábios de falarem palavras enganosas. Afaste-se do mal e pratique o bem; procure a paz e empenhe-se por alcançá-la. Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor. O rosto do Senhor está contra os que praticam o mal, para extirpar da terra a memória deles. Clamam os justos, e o Senhor os escuta e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado; ele salva os de espírito oprimido. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra. Preserva-lhe todos os ossos, nem um deles sequer será quebrado. A desgraça matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão condenados. O Senhor resgata a alma dos seus servos, e dos que nele confiam nenhum será condenado (Salmos 34 – NAA).
Vamos orar pelo segundo turno das eleições municipais em Londrina.
Curso Vida Nova – De 4 a 7 de novembro (segunda a quinta), vamos ter mais uma edição do Curso Vida Nova, das 20h às 21h30, pelo ZOOM. Inscrições até o dia 1 de novembro, às 18h, aqui.
Material de Tema Único – A Área de Apoio Infantil está iniciando a nova revista para ministração das crianças nas celebrações e nas células. Tema: “Perdas e ganhos”. Os líderes das células podem retirar a nova revista na secretaria da Área de Apoio Infantil, no Espaço Esperança, mediante a devolução da revista anterior. Pais, fiquem atentos aos versículos para decorar. Mais versículos decorados, mais pontos para a feira de trocas.
Campanha Oferta de Amor – O Mercado Esperança, projeto do Instituto Esperança para atendimento às famílias cadastradas, é abastecido pela campanha Oferta de Amor. Participe doando alimentos não perecíveis, material de limpeza e itens de higiene pessoal. As doações podem ser entregues nos locais de culto.
Princípio
Princípio do Amor Incondicional
(João 13.34-35; Romanos 5.8; 1 Coríntios 13.4-8; Colossenses 3.12-14; 1 João 3.16, 18)
Por causa do amor de Deus por nós, eu decido amar você em Cristo, independentemente do que diga ou faça, se concordo ou não com as suas ações. Vou amar você como uma pessoa amada por Cristo.
Edificação na Célula
Texto Bíblico:
Interação:
A carta aos Hebreus é dotada de profunda teologia ao revelar a natureza divina de Jesus, sua obra derradeira na cruz e a superioridade da Nova Aliança para nossa salvação. Pela graça, o Pai, por meio do Espírito Santo, nos disciplina, pacifica e frutifica, porque, em Cristo, somos feitos filhos. Os versículos 4 a 13 demonstram os benefícios advindos da disciplina do Senhor. Ela vem para nosso próprio bem, santidade e para darmos frutos de justiça. Ser disciplinado por Deus não é castigo; antes, é ser guiado pelo Espírito em direção ao Filho. Vamos refletir em nossa célula a respeito da beleza da disciplina divina.
Perguntas para interação:
1– Compartilhe uma situação em que você foi corrigido por Deus e isso gerou crescimento em sua vida.
2– O que você deixou de fazer ou ser, a partir do momento em que foi instruído e discipulado por meio da Palavra?
3– Cite um conselho ou uma palavra que tem fortalecido você a perseverar na caminhada cristã.
Crianças:
As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.
“Perdas e ganhos” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 1 do Material de Tema Único. Título: Ele nasceu. Princípio: Precisamos buscar ao Senhor para receber a sua bênção. Versículo para decorar: Que o Deus de Israel lhe dê o que você pediu! (1 Samuel 1.17 – NTLH)