Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28.19 – NVT).
Uma igreja em movimento move-se em todas as direções por razões distintas e claras. A Igreja Primitiva, iniciada em Atos 2 com a descida do Espírito, foi a consequência da obediência dos discípulos com relação à Grande Comissão, onde foram enviados para evangelizar e fazer discípulos de todas as nações, num claro movimento para fora, de anúncio, expansão e consolidação das boas-novas do Evangelho. A Grande Comissão foi a concretização do plano infalível de Jesus, foi o envio dos transformados, o empoderamento dos que viram in loco o que ele viveu e ensinou; foram suas últimas e poderosas palavras aos aprendizes. E o que mais podemos aprender com a Grande Comissão?
O responsável pela Grande Comissão. É importante que fique claro quem foi o grande responsável por esse movimento: Jesus. Após sua morte e ressurreição, cumprida, de fato, sua missão, Jesus agora reúne os discípulos para seu envio derradeiro e definitivo. Jesus se aproximou deles (Mateus 28.18a) para lhes falar ao coração, para mostrar-lhes as feridas e o lado perfurado, e lhes dar o privilégio de continuarem sua obra. O comissionador foi o próprio Jesus.
Os envolvidos na Grande Comissão. Se o comissionador foi Jesus, os comissionados foram os discípulos e todos nós. Jesus se aproximou deles e disse (Mateus 28.18a). As palavras de Jesus, dessa vez não foram ditas a quem pudesse interessar, não foi um brado de clamor como o da cruz, não foi um ensino aberto às multidões, nem uma reprovação aos religiosos, mas aos discípulos, aqueles que já haviam se tornado amigos, que entenderam sua mensagem, de pés lavados e corações fortalecidos. Hoje, os comissionados somos nós! Que grande alegria!
O objetivo da Grande Comissão. Com palavras diretas e específicas, Jesus deixa claro qual era seu objetivo, enviar os discípulos para darem sequência à sua própria missão. Vão e façam discípulos (Mateus 28.19a). Em Mateus 28.10 Jesus diz: “Vão” e digam a meus irmãos. Embora para o português temos a mesma tradução, “vão” ou “ide”, o significado é diferente. O ide de 28.10 e de tantos outros textos, do grego hypagó, significa retirem-se, partam, vão embora, ou mesmo, saiam daqui. Já em Mateus 28.19, o “ide”, do grego poreuo, significa prossigam, liderem, façam isso por mim, ou seja, Jesus concedeu toda a autoridade a nós, seus discípulos, sua igreja.
A estratégia da Grande Comissão. A estratégia deixada pelo próprio Jesus também foi bem específica e clara: vão e façam discípulos…batizando-os e ensinando-os. O imperativo do fazer discípulos tem uma ênfase que não nos deixa dúvida sobre o real desejo do Mestre. Fazer discípulos não é apenas uma possibilidade ou uma recomendação, mas uma ordem direta e eficaz. O anúncio é importante, mas o discipulado é fundamental. Isso implica em batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, como consolidação, mas, também, em ensinar esses discípulos a obedecerem a esses ensinamentos, num sinal claro de amadurecimento.
Enfim, a promessa da Grande Comissão, é encorajadora: Estou sempre com vocês, até o fim dos tempos (Mateus 28.20). Aleluia! Jesus está conosco enquanto cuidamos de sua missão. Igreja em movimento para fora é o imperativo para darmos sequência à sua linda obra, e sua presença é a motivação que nos sustenta nessa magnífica jornada. Vamos para fora, em nome de Jesus!
Igreja Emanuel Kamëz
Glória a Deus pela sua graça que derramou sobre nossa vida e pelo privilégio que temos de servi-lo. Deus abençoou nossa igreja com vários ministérios e oportunidades de compartilhar o evangelho.
Como você sabe, os albaneses, na sua maioria, são muçulmanos e durante o mês do Ramadã tem sido muito difícil. Apesar disso, Deus nos abençoou e duas jovens aceitaram Jesus, embora tenham sido influenciadas por sua mãe muçulmana. Agora elas querem ser batizadas. Por favor, orem pela vida delas.
Deus nos abençoou com os dois ministérios que temos para crianças e adolescentes. Estamos testemunhando as bênçãos de Deus sobre suas vidas e a unidade que vem do Espírito Santo. Por favor, ore por esses dois ministérios e para que Deus levante obreiros.
Há três meses iniciamos um programa pós-escola para crianças de famílias pobres. Tem sido um desafio atendê-las com todas as dificuldades e problemas que elas têm, mas estamos vendo uma mudança na vida delas. Ore por elas para que o Evangelho de Jesus as transforme.
Ainda estamos servindo e ajudando famílias pobres. Ajudando-as, especialmente na educação das crianças, mas também com suprimentos, como ferramentas e sementes para plantar a terra, para que elas possam crescer economicamente. Esse projeto é uma porta aberta para proclamar o evangelho.
Tivemos um tempo abençoado durante um seminário que foi organizado sobre o tema do coração. Pastor Derrick nos ajudou com seus ensinamentos e vimos o mover do Espírito Santo entre a igreja. Houve curas internas, encorajamentos, alegria que veio. Somos muito gratos ao Senhor pelo trabalho que ele está fazendo em sua igreja.
Evangelismo. Como você deve saber, estamos tendo um programa social para famílias pobres e famílias de prisioneiros. Deus levantou um grupo da igreja para ir a essas famílias e proclamar as boas-novas, orando por elas. Estamos pedindo a Deus que ele venha com curas e milagres sobre essas famílias, que são em sua maioria muçulmanas. Por favor, junte-se a nós em oração por essa campanha evangelística.
Batismo. Teremos batismo em julho. Estamos discipulando aqueles que serão batizados. Por favor, orem por esse tempo e orem para que eles sejam batizados não apenas na água, mas no Espírito Santo.
Uma equipe da 1ª IPI de Londrina (Brasil) está em uma missão de curto prazo auxiliando nas atividades e programações da igreja.
Muito obrigado por tudo o que você está fazendo pelo ministério de Jesus Cristo na Albânia e especialmente em Kamëz e Valias. Deus os abençoe abundantemente!
INTERCESSÃO MUNDIAL
Iraque
A comunidade cristã está em reconstrução desde que o Estado Islâmico foi expulso da maioria das áreas em 2017. Porém, ainda é alvo de ataques aéreos dos exércitos turco e iraniano, situação comum em algumas partes do Iraque.
As igrejas históricas no Iraque enfrentam problemas de perseguição e discriminação, especialmente por parte de grupos militantes islâmicos e de líderes não cristãos. No centro e no sul do país, os seguidores de Jesus não exibem publicamente símbolos cristãos, pois isso pode levar a assédio ou maus-tratos em postos de controle, universidades, locais de trabalho ou escritórios governamentais.
Os cristãos enfrentam discriminação por parte do governo, pois qualquer grupo declarado cristão pode ser acusado de blasfêmia se compartilhar o evangelho com os muçulmanos.
Qualquer pessoa que deixa o islã para seguir a Jesus enfrentará intensa pressão da família e da comunidade. Ela pode ser ameaçada, abusada, deserdada, pressionada, perder familiares, ou até mesmo ser morta. A conversão também pode ter consequências práticas, como perda de herança e falta de oportunidades de estudo e trabalho.
Pedidos de oração
– Ore para que Deus ajude os cristãos perseguidos a perseverarem e que os seus perseguidores tenham um encontro com Cristo.
– Louve a Deus pela reconstrução contínua de comunidades cristãs históricas no norte do país. Peça que ele ajude os cristãos a aprofundar suas raízes no Iraque.
– Interceda pelo trabalho da Missão Portas Abertas de cuidados pós-trauma e que a cura chegue até os cristãos mais feridos física, emocional e espiritualmente.
Fonte: Missão Portas Abertas
Aniversário da IPIB – No dia 30 de julho, às 19h30, no Espaço Esperança, teremos o culto do Presbitério de Londrina em comemoração aos 121 anos da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. O pregador convidado é o Pr. Hernandes Dias Lopes.
Pr. Hernandes na Tarde de Esperança – O Pr. Hernandes Dias Lopes será o pregador da Tarde de Esperança, no dia 30 de julho, às 15h, no Espaço Esperança. Participe!
Princípio
Princípio da submissão
(Romanos 13.1-5; Efésios 5.21; Hebreus 13.17; 1 Pedro 2.13-17)
Submeto-me à liderança dos irmãos e irmãs que exercem autoridade e cuidado sobre mim, reconhecendo que foram constituídos ministros de Deus para o meu bem.
Edificação na Célula
Texto Bíblico:
Interação:
Para fora é o movimento necessário ao cumprimento da Grande Comissão ordenada por Jesus: vão e façam discípulos de todas as nações (Mateus 28.19). Finalizada a missão de Cristo, começou a nossa: ser e fazer discípulos dele. Para tanto, é preciso transpor muros, vencer obstáculos, derrubar barreiras. O anúncio do evangelho e o discipulado são a base da vida cristã. Se cumprirmos o trabalho com excelência, frutificaremos. A seara é grande; os trabalhadores, poucos; a promessa, encorajadora: Estou sempre com vocês, até o fim dos tempos (Mateus 28.20). Vamos refletir em nossa célula: juntos pegaremos no arado sem olhar para trás!
Perguntas para interação:
Crianças:
As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.
“Junto ou conjunto” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 6 do Material de Tema Único. Título: Reunidos para adorar. Princípio: A equipe de Cristo se reúne para adorar. Versículo para decorar: Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer coisa, façam tudo para glória de Deus (1 Coríntios 10.31 – NTLH).