Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.
Por que comemorar o Natal? Há orientações bíblicas para isso? Por que 25 de dezembro? Belém, estábulo, manjedoura, estrela brilhante, pastores, reis são alguns dos elementos que nos vêm à mente quando chegamos nesse período do ano. O que temos, de fato, é que a vinda de Jesus mudou a história de maneira profunda e permanente. Ele é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Rememorar seu nascimento, nesse período do ano, ajuda a nos mantermos em constante introspecção e atenção sobre o que realmente desce sobre nós com a vinda de Cristo.
O anúncio foi impactante! Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré a uma virgem chamada Maria. Em palavras divinas o anjo lhe disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo (Lucas 1.28). Nesse sublime contexto, o anjo anuncia que era o próprio Espírito Santo que estava sendo derramado sobre ela. Podemos afirmar que o Espírito Santo já está sobre nós. A vinda de Cristo demonstra que podemos, enfim, nos alegrar, pois o Senhor é conosco. Podemos cantar como Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador (Lucas 1.46-47). Celebre! Descerá sobre ti o Espírito Santo!
A vinda foi surpreendente! Maria deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria (Lucas 2.7). Ali, em meio aos animais, sem qualquer estrutura hospitalar, Jesus veio à luz. O Messias prometido nasceu! Aleluia! E cumpriu-se a profecia de Isaías: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros…para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi (Isaías 9.6-7). Perceba que os verbos estão conjugados no passado, mas o governo é para o tempo presente e a paz será perene. Celebre! Descerá sobre ti a paz de Cristo!
O resultado foi transformador! Ainda que Herodes tenha armado um plano para interromper esse processo, Deus remonta a história do Êxodo, fazendo com que Jesus fugisse para o Egito e depois voltasse para cumprir seu propósito para toda humanidade de forma providencial, maravilhosa e com preço de sangue. Nada pôde deter o nascimento de Jesus porque nada pode deter os projetos de Deus. Hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Lucas 2.11). O nascimento de Jesus transformou o desespero em esperança porque ele é o Salvador e Senhor, é o Cristo, o Messias prometido, o Ungido enviado. Celebre! Descerá sobre ti toda esperança!
Esse é o significado da vinda de Jesus, é o motivo que temos para comemorar. Então, por que comemorar o Natal? Porque Natal é festa, celebração da vida que ganhamos com a vinda do menino Deus. É o anúncio de que a sua presença teve como resultado a descida do Espírito Santo sobre nós. Hoje temos paz e esperança sem fim. E agora, o que fazemos com essa notícia?
Instituto Esperança
Graça e paz!
Estamos chegando ao final de mais um ano e somos gratos por tudo que Deus proporcionou ao Instituto Esperança e por meio dele.
Vidas foram alcançadas nos grupos de mútua ajuda, atendimentos individuais, cursos e demais atividades.
Foram realizados grupos para apoio a mães atípicas, onde além de compartilhar o evangelho, elas puderam ter um momento para colocar suas angústias, medos, mas, também, suas vitórias ao longo de sua caminhada nesse “terreno” de grandes desafios.
Promovemos um painel em alusão ao dia de conscientização sobre o autismo, contamos com profissionais de diversas áreas que atuam diretamente com pessoas dentro do espectro, para compartilharem sua vivência e também esclarecer dúvidas mais pontuais sobre o desenvolvimento e outros assuntos relacionados ao TEA.
Em agosto inauguramos o Mercado Esperança, sonho do coração do Senhor que foi pensado para proporcionar às famílias autonomia e o resgate da sua dignidade. Além das doações que recebemos para manutenção do Mercado, fomos abençoados com todo o sistema para gerenciamento do Mercado, desde o recebimento de produtos, acompanhamento de estoque, fluxo de pessoas e compras realizadas.
Atualmente, o Mercado Esperança atende 18 famílias com alimentos, produtos de higiene e limpeza. Essas famílias comparecem duas vezes no mês e são ministradas com a palavra e participam de um curso de finanças, onde compreendem melhor aspectos sobre planejamento e economia doméstica com exemplos marcantes das mulheres da Bíblia.
Nesse período de funcionamento já temos testemunhos do poder de transformação da ação do Senhor pelo Mercado Esperança:
“Quando eu cheguei lá e vi tudo que meu filho me pede e eu não consigo comprar, até fiquei sem saber o que fazer. Perguntei para moça se eu podia pegar e ela disse que sim. Eu nem me lembrava de quando tinha ido ao mercado.”
“Sabe que eu sonhei com esta prateleira de macarrão?”
“Só Deus para pagar tudo que vocês estão fazendo por mim, pelo meu pai e pelo meu filho adotivo.”
“Quando eu vim para passar pela triagem eu estava bem triste, ela me falou para vir no grupo. Depois que eu vim no grupo me senti tão bem, tão leve, porque a gente fala dos nossos problemas, porque fica lá e eu até consegui dormir melhor, meu marido até gravou meu ronco.”
Oramos a Deus para que continue a derramar do seu amor e cuidado nesse lugar para que, a cada dia, as pessoas que por aqui passarem sintam o toque transformador que somente o Senhor pode proporcionar.
A ele seja toda glória, honra e louvor para sempre!
Joyce Lustri
Coordenadora do Instituto Esperança
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
INTERCESSÃO
Etiópia
O nível de liberdade que os cristãos têm na Etiópia depende da região onde moram e do tipo de cristãos que são. A presença cristã no país é uma das mais antigas do mundo, mas a maioria pertence à Igreja Ortodoxa Etíope (IOE), que pode perseguir os cristãos que a deixam para frequentar denominações protestantes.
Famílias e comunidades que fazem parte da IOE também podem pressionar um cristão que tenha escolhido uma igreja não tradicional. Como a Igreja Ortodoxa tem muitos apoiadores no governo, os cristãos de outras denominações enfrentam pressão de funcionários do Estado, especialmente do governo regional e de autoridades locais fora das grandes cidades.
Contudo, as formas mais extremas de perseguição acontecem em áreas dominadas pelo islã. Nessas regiões, os cristãos de origem muçulmana podem enfrentar ostracismo social e ataques às igrejas por parte de radicais islâmicos. As famílias e as comunidades podem pressionar e usar a violência contra os convertidos para se retratarem e regressarem à antiga fé.
O conflito em curso na Etiópia mostrou quão vulneráveis os cristãos são. Embora combates em Oromia e Amhara não tenham dimensão religiosa, ainda assim, os cristãos são mortos em algumas circunstâncias.
Pedidos de oração da Etiópia
– Clame, especialmente, pelos cristãos que deixaram o islamismo e a Igreja Ortodoxa. Peça que sejam fortalecidos e respondam com amor aos seus familiares e comunidade que os perseguem.
– Ore por encorajamento e proteção aos cristãos etíopes que são alvo de grupos extremistas.
– Interceda para que Deus proteja o trabalho da Missão Portas Abertas com as igrejas locais na Etiópia.
Fonte: Missão Portas Abertas
Culto de Natal – No dia 24 de dezembro, vamos ter nosso culto de Natal na Tarde de Esperança, às 15h. Vamos ter o momento “lixo no lixo”, quando apresentaremos a Deus aquilo que consideramos lixo em nossa vida e que não queremos levar para o próximo ano. Desde já, você pode estar em oração pedindo discernimento do que precisa abrir mão em sua vida. Se possível, anote em um papel e traga no dia do culto.
Culto de Ano-Novo – No dia 31 de dezembro, vamos ter nosso culto de Ano-Novo na Tarde de Esperança, às 15h. Vamos ter o momento dos “sonhos”, quando apresentaremos a Deus nossos sonhos para 2025. Busque a Deus, pergunte a ele quais projetos tem para sua vida. Anote em um papel e traga no dia do culto. Cremos que será um tempo do mover de Deus em nossa vida.
Templo e Espaço Palhano – No dia 15 de dezembro tivemos o último culto do ano no templo e no Espaço Palhano. Estamos em recesso, retornaremos no dia 19 de janeiro de 2025. Nos demais espaços (Vila Marízia, Padovani e União) não haverá recesso.
Campanha Oferta de Amor – O Mercado Esperança, projeto da igreja, em parceria com o Instituto Esperança, para atendimento às famílias cadastradas, é abastecido pela campanha Oferta de Amor. Participe doando alimentos não perecíveis, material de limpeza e itens de higiene pessoal. As doações podem ser entregues nos locais de culto.
Princípio
Princípio do crescimento
(João 15.1-5, Efésios 4.11-16; Filipenses 1.6; 3.12-16)
Comprometo-me a dar continuidade ao meu crescimento proposto pela igreja por meio dos cursos da Caminhada Vida em Cristo, do envolvimento pessoal no discipulado e na Rede de Cuidado Pessoal, da participação na célula e nas celebrações, a fim de alcançar maturidade e tornar-me frutífero, em busca contínua da estatura espiritual de Cristo.
Edificação na Célula
Texto Bíblico:
Interação:
O anjo respondeu: — O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus (Lucas 1.35 – NAA). Este é o verdadeiro significado do Natal: o nascimento de Cristo, em quem o Pai nos escolheu, pela graça, para a eternidade. O anúncio foi impactante, a chegada, surpreendente, e o resultado, transformador. Só temos a comemorar nesse tempo precioso de reflexão. Uma vez escolhidos por Deus, somos atraídos à cruz pela força do Espírito. A nós, nos cabe a entrega a tão maravilhosa dádiva e o cumprimento do propósito de pregar as boas-novas a todos quanto pudermos, em nome de Jesus, amém.
Perguntas para interação:
Crianças:
As crianças participarão com os adultos no momento da edificação na célula.