Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.
Vendo o Senhor que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés, Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui! (Êxodo 3.4)
Moisés estava pastoreando as ovelhas de Jetro, seu sogro, no deserto, na região de Horebe, o “Monte de Deus”. Esse cenário nos dá uma pista de que Moisés estava em uma fase mais solitária, após fugir do Egito, e sem grandes expectativas sobre o futuro. Enquanto apascentava o rebanho viu uma sarça pegando fogo, mas não se consumindo. Esse é o primeiro sinal de que algo sobrenatural estava acontecendo. A sarça é um símbolo da presença de Deus, que não destrói, mas nos purifica e nos chama à ação.
O chamado de Moisés (Êxodo 3.7-10) acontece neste cenário inesperado. Deus vê o sofrimento do seu povo e revela a Moisés que ele está plenamente ciente da dor e do sofrimento dos israelitas no Egito. Ele afirma ter ouvido o clamor do povo e viu sua aflição. Deus, então, anuncia seu plano de libertar os israelitas da escravidão egípcia, enviando Moisés para ser o líder dessa libertação. Em Êxodo 3.10, Deus diz: Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. Deus sempre age quando seu povo clama. Nesse sentido, sempre haverá o povo em aflição e sempre haverá alguém como Moisés para ser encontrado e chamado ao trabalho.
A dúvida de Moisés (Êxodo 3.11-12) mostra a grandeza do chamado. Quando Deus o chama, ele responde com uma pergunta: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel? Moisés se sente inadequado para a tarefa, pensando em suas falhas e no seu passado. Contudo, Deus não discute com Moisés sobre sua habilidade ou preparo, mas lhe dá a promessa de sua presença: Certamente estarei com você. A resposta de Deus é simples, mas poderosa: Estarei com você. Este será o sinal de que eu o enviei: quando você tirar o povo do Egito, vocês adorarão a Deus neste monte. Deus dará sinais para testificar que estamos no rumo certo, mesmo em meio às dúvidas.
A missão de Moisés nasce, então, nesse ambiente de incerteza e incapacidade. É comum sentirmos que não somos capazes de realizar o que Deus nos chama para fazer. Moisés estava preocupado com sua própria insuficiência, mas Deus o assegura de que sua presença é o suficiente. O chamado de Deus vem acompanhado de sua capacitação e presença constante. A sarça é este símbolo poderoso de como Deus se manifesta e, embora as dificuldades sejam reais e o sofrimento do povo de Israel fosse grande, Deus não os abandonou. Ele os viu e agora tomaria ação. Deus está conosco em meio aos desertos, em meio à nossa inadequação e dúvida, mas ele nos chama para sermos instrumentos em suas poderosas mãos. Pela instrumentalidade de Moisés, Israel foi liberto do Egito.
O sucesso de qualquer missão dada por Deus está em sua fidelidade e presença, não em nossas forças. Moisés é confrontado com o chamado e, embora duvide de sua capacidade, recebe a garantia de que Deus estará com ele. Essa promessa é central em todo o chamado de Moisés e, por extensão, a todos nós. Quando Deus nos chama, seu poder é suficiente, não olha nossa capacidade, mas nos garante sua presença. Ele nos encontra e nos dá uma linda missão e esse chamado nos perseguirá por toda vida. E então, seremos apenas o povo em aflição ou nos levantaremos como Moisés?
Projeto Hafura
Retrospectiva 2024
72 mulheres em Londrina;
40 mulheres em Hurri Hills;
Mais de 3 mil peças produzidas;
Mais de R$ 21.000 de renda para suas famílias;
R$ 61.000 vendidos em produtos.
Formatura: Em dezembro, tivemos uma tarde memorável em comemoração à formatura das nossas alunas do Hafura (costura, bordado e crochê) e do Programa Jardim. Foi um tempo especial quando pudemos louvar ao Senhor, ouvir sua Palavra, tirar muitas fotos, apreciar uma linda exposição com os trabalhos das alunas e desfrutar de um lanche preparado com muito amor pela nossa equipe e voluntárias.
Produção: No mês de dezembro a nossa equipe de produto (Damaris e Michelle) empenharam-se em desenvolver novas peças pilotos e caminhar com algumas novas produções para clientes. Finalizamos também alguns produtos próprios da última coleção que lançamos (Coleção Hurri Hills).
Comercial: Ainda em dezembro, fechamos mais uma relevante venda de 1.500 ecobags para uma conferência na Igreja Batista de Montserrat. Dizemos ‘mais uma’ pois no mês de novembro fizemos uma outra venda de 1.500 ecobags para CONAC (Congresso Nacional de Administradoras de Consórcios). Ambas produções serão entregues no mês de março deste ano e somos extremamente gratas por essas duas imensas oportunidades. Serão produções importantes para nossas alunas e para nós, como projeto.
Planejamento: Dezembro foi um mês em que nossa equipe investiu em organização e planejamento:
> Desenvolvimento do calendário de aulas e atividades do primeiro semestre de 2025;
> Elaboração de relatórios gerais do Hafura (cursos, produções, vendas e outros);
> Inventário do estoque juntamente com contabilidade;
> Limpeza profunda e organização das salas.
Escrita novo edital: Eu, juntamente com a Miriam, escrevemos e aplicamos para um novo edital do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. Pedimos que esteja em oração para que, se for algo que Deus tem para o Hafura, que ele derrame do seu favor e graça sobre o projeto escrito.
Projeto sistematização: Elaboramos um projeto para 2025 de sistematização do Hafura. Para glória do Senhor e motivo de muita alegria, uma pessoa/empresa se interessou e irá nos apoiar de forma integral. Além disso, a organização britânica (Grace Foundation) irá nos apoiar por meio do compartilhamento dos códigos dos seus sistemas atuais, o qual usaremos de base para os nossos. Ou seja, em 2025 teremos uma nova equipe focada no desenvolvimento desse projeto que visa fortalecer nossas atividades atuais e nos preparar para expandir para novas localidades de forma coerente e mantendo a visão que Deus deu para o Hafura. Isso é motivo de muita gratidão e vemos a mão do Senhor nos dirigindo em cada detalhe.
Reunião do conselho consultivo: nosso conselho consultivo teve uma reunião muito importante para discutir questões de longo prazo. É um privilégio ter conselheiros maduros e tementes ao Senhor caminhando conosco.
Curso tábua de frios: como foi comunicado na carta anterior, uma de nossas madrinhas, Gisele Brumati, juntamente comigo (Giovana), elaboramos um curso sobre tábua de frios. Lançamos o curso em uma plataforma on-line e parte do valor arrecadado será revertido para o Hafura. Caso você tenha interesse, acesse o link: https://bit.ly/nosso-curso-tabua-de-frios
Desejamos fazer um bazar beneficente no primeiro semestre deste ano. Para isso, contamos com doações de roupas, calçados, acessórios, itens de decoração em bom estado. Caso você tenha interesse em nos abençoar dessa forma, entre em contato pelo nosso WhatsApp (43) 98814-5153.
Agradecemos a Deus por tudo aquilo que ele nos permitiu viver em 2024. E, igualmente, agradecemos por tudo o que ele já preparou para 2025.
Giovana Montosa Morais
Diretora
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
INTERCESSÃO MUNDIAL
Sudão
O Sudão estava no caminho da liberdade religiosa, mas um golpe e uma guerra devastadora frustraram essas esperanças. Após um ano e meio de guerra, o Sudão é agora o centro do maior deslocamento de pessoas e da maior crise de fome do mundo, com quase nove milhões de pessoas forçadas a fugir de suas casas.
Os cristãos sudaneses estão mais uma vez em perigo. Nenhum dos lados do conflito é favorável aos seguidores de Jesus, e o conflito deu aos grupos extremistas mais oportunidades de ataque. Mais de 100 igrejas foram danificadas até agora e cristãos foram sequestrados e mortos. Os cristãos sudaneses de origem muçulmana enfrentam uma forte oposição da família e da comunidade. Eles tendem a manter a fé em segredo, até mesmo dos próprios filhos.
A fome também tem sido um grande desafio para os cristãos. As comunidades locais os discriminam e não entregam os recursos de assistência para os seguidores de Jesus. E grande parte da igreja no Sudão, que poderia ajudar na distribuição de socorro emergencial, está fugindo do país.
Pedidos de oração
– Ore pela paz e pela segurança dos cristãos pegos no fogo cruzado durante a guerra civil.
– Louve a Deus pelos cristãos que continuam a servir os vulneráveis durante a guerra no Sudão. Ore para que Deus os preserve e mantenha o testemunho de coragem.
–Peça a Deus pelos cristãos deslocados pela violência no Sudão. Ore para que todas as suas necessidades sejam supridas e que eles encontrem abrigos seguros.
Fonte: Missão Portas Abertas
Aula de Canto – A Área de Música da nossa igreja está com inscrições abertas para aulas de canto, com início na segunda semana de março. As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro. Para mais informações e inscrições, acesse aqui.
Escola Bíblica Esperança – Ainda estão abertas as inscrições para os cursos: Os 4 Ps do evangelho e você; Finanças – o Deus que sustenta. Acesse aqui.
Curso Vida Nova – De 5 a 26 de março será realizado o segundo curso Vida Nova deste ano. Horário: 20h às 21h30. Duração: 4 aulas (on-line). Inscrições até 3 de março às 18h. Inscrições aqui.
Princípio
Submissão
(Romanos 13.1-5; Efésios 5.21; Hebreus 13.17; 1 Pedro 2.13-17)
Submeto-me à liderança dos irmãos e irmãs que exercem autoridade e cuidado sobre mim, reconhecendo que foram constituídos ministros de Deus para o meu bem.
Edificação na Célula
Texto Bíblico:
Interação:
Perguntas para interação:
Crianças:
“Perdas e ganhos” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 14 do Material de Tema Único. Título: Minha culpa. Princípio: O arrependimento nos faz voltar para a bênção do Senhor. Versículo para decorar: — O Senhor perdoou o seu pecado; você não morrerá (2 Samuel 12.13 – NTLH).