Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Um coração grato

Série "Gratidão"

Compartilhe:

Editorial

Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo. Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés (Salmos 116.7-8).

A gratidão de Ana não só é profundamente tocante, mas também inspiradora. Sua conhecida história é narrada nas Escrituras Sagradas, no livro de 1 Samuel, capítulos 1 e 2.

O marido de Ana chamava-se Elcana, o qual tinha duas esposas. O nome da outra era Penina. O fato de Ana não poder ter filhos, posto que o Senhor lhe havia cerrado a madre, levou Penina a provocá-la excessivamente, irritando-a como verdadeira rival. Ana era uma mulher triste, abatida, não se alimentava bem. Nesse ambiente pesado e tenso, tinha se tornado uma pessoa de alma amarga com o passar do tempo.

Foi nesse contexto que essa mulher aflita subiu à casa de Deus, chorando copiosamente, e fez uma promessa ao Senhor: E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha (1 Samuel 1.11).

Depois de um longo período na presença de Deus, Eli, o Sumo Sacerdote, veio ao encontro dela assegurando: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. E disse ela: Ache a tua serva mercê diante de ti. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste (1 Samuel 1.17-18).

Passado o devido tempo, Ana teve um filho, a quem chamou de Samuel: Havendo-o desmamado, levou-o consigo, com um novilho de três anos, um efa de farinha e um odre de vinho, e o apresentou à Casa do Senhor, a Siló. Era o menino ainda muito criança. E disse ela: Por este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera. Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor, por todos os dias que viver, pois do Senhor o pedi. E eles adoraram ali o Senhor (1 Samuel 1.24, 27-28).

A história de Ana, a mulher que tomou seu sonhado filho, ainda na tenra idade, e dedicou-o ao Senhor numa forma de consagração e gratidão, termina assim: Abençoou, pois, o Senhor a Ana, e ela concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor (1 Samuel 2.21).

Vamos e venhamos, há tantas ocasiões em que cada um de nós se vê como Ana, sentindo-se um pobre ser humano em crise, marcado pela frustração, repleto de insatisfação. Sonhos e expectativas que não se concretizam.

Principalmente neste mundo atual tão intenso, em meio à tecnologia de ponta, encontros virtuais, rapidez nas interações. Ana simboliza muitos de nós. Apesar de casada, tão sozinha. Hoje, não obstante o mundo “perfeito” das redes sociais, muitos tão solitários, frágeis na parte psíquica e derrotados emocionalmente.

O riso fácil e a alegria contagiante do Instagram, por vezes não tão espontâneos, contrastam com a dureza da vida real e seus infortúnios.

Apenas Deus, com seu amor e zelo que jorram de fontes inestancáveis, é capaz de saciar a nossa sede e aplacar a nossa dor. Ana buscou-o no momento da angústia e, depois, rendeu graças no tempo da vitória.

A gratidão dela resultou em multiplicação (entregou um filho e Deus lhe deu vários outros). Um coração grato é como mina de água que quanto mais dá, mais recebe.

Rendamos graças a ele, sempre e sempre, porque tem sido nosso refúgio e lugar seguro nos tempos de dificuldade, tal como foi com Ana quando era estéril, milagrosamente tornando-a mãe de filhos.

Pr. Messias e João Marcos Anacleto Rosa

Missão Integral

Rede Refúgio

 

Graça e Paz, queridos irmãos! Com a graça de Deus, estamos felizes por tudo o que o Senhor tem feito na vida dos refugiados e migrantes, por meio da Rede Refúgio.

No mês de agosto iniciamos reuniões nas casas de famílias venezuelanas. As reuniões são semanais e têm vindo adultos, jovens e crianças. Em uma dessas reuniões, o casal anfitrião entregou sua vida para Jesus.

Além desse novo projeto, a Rede Refúgio continua recebendo novos refugiados, acolhendo em todas as áreas de necessidades, como documentação, doações em geral, auxiliando a encontrar trabalho, visitas nas casas, acompanhamento aos enfermos, proteção a mulheres e crianças em situação de risco e aulas de português.

Também no final do mês de agosto, participamos do VIII Fórum Refugiados na cidade de São Paulo. A Rede Refúgio foi representada por cinco pessoas, sendo o pastor titular da 1ª IPI de São José do Rio Preto, um presbítero, uma senhora da igreja, eu e nossa Coordenadora Missionária Ioná, que foi uma das palestrantes.

Participar desse Fórum nos trouxe muitas informações da realidade da migração no Brasil. Com tudo o que ouvimos e vimos, estamos no caminho certo, com a graça de Deus.

Ainda temos muito o que fazer. A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos (Mateus 9.37 – NAA), por isso estamos orando para que o Senhor traga trabalhadores para a seara, com o coração disposto a amar essas pessoas que foram forçadas a deixar seus países por diferentes situações e serem acolhidas como “natural da terra”.

Gratidão a todos que têm participado desse ministério.

Pedidos de oração:

– Proteção do Senhor para todos os que trabalham na Rede Refúgio.
– Pela nossa saúde e dos migrantes e refugiados.
– Para que os migrantes e refugiados conheçam a Jesus.
– Pelas reuniões semanais, e que as pessoas que vivem no bairro possam participar.

Miss. Mara Tesone
São José do Rio Preto



INTERCESSÃO MUNDIAL

 

Turcomenistão

 

Embora a Constituição do Turcomenistão permita liberdade religiosa, na realidade, há pouco espaço para os cristãos. Restrições rígidas e vigilância intensa tornam muito difícil para cristãos se expressarem e compartilharem a fé. O governo totalitário do Turcomenistão usa um grande número de agentes do Estado – como polícia, serviço secreto e imãs locais – para monitorar de perto todas as atividades religiosas. A publicação ou a importação de materiais cristãos é restrita.

Comunidades cristãs históricas, como as igrejas Ortodoxa Russa e Apostólica Arminiana, são amplamente aceitas pelas restrições do governo e enfrentam bem menos interferência, apesar de cultos de domingo, às vezes, serem monitorados. Igrejas não registradas, entretanto, como grupos batistas, evangélicos e pentecostais, enfrentam invasões, ameaças, prisões e multas.

Cristãos de origem muçulmana enfrentam o peso da perseguição – não apenas das autoridades, mas de suas famílias, amigos e comunidades locais. Homens podem experimentar agressões, ameaças, perda de herança e boicote aos negócios, enquanto mulheres podem enfrentar prisão domiciliar, casamento forçado, abuso verbal, ameaças, rejeição social e assédio sexual.

Pedidos de oração

– Interceda para que os líderes das igrejas sejam revestidos de sabedoria e coragem mesmo sob pressão das autoridades. Ore para que permaneçam firmes na fé e liderem como um exemplo para suas congregações.
– Clame pela cura física e emocional de mulheres que sofreram violência doméstica por causa da fé em Jesus.
– Peça que os cristãos tenham acesso seguro a Bíblias e literatura cristã, sem interceptação do autoridades.

Fonte: Missão Portas Abertas

 

Tome Nota!

Especial de Natal – No dia 22 de dezembro vamos ter o culto especial de Natal, com o musical “Descerá sobre ti”, às 10h e 19h. Os cultos nessa data serão concentrados no Espaço Esperança. Não haverá culto no Espaço Palhano e no templo da rua Mato Grosso.

Cultos de fim de ano – No dia 24 de dezembro, vamos ter nosso culto de Natal na Tarde de Esperança, às 15h. Vamos ter o momento “lixo no lixo”, quando apresentaremos a Deus aquilo que consideramos lixo em nossa vida e que não queremos levar para o próximo ano. Desde já, você pode estar em oração pedindo discernimento do que precisa abrir mão em sua vida. Se possível, anote em um papel e traga no dia do culto. No dia 31 de dezembro, vamos ter nosso culto de Ano-Novo na Tarde de Esperança, às 15h. Vamos ter o momento dos “sonhos”, quando apresentaremos a Deus nossos sonhos para 2025. Busque a Deus, pergunte a ele quais projetos tem para sua vida. Anote em um papel e traga no dia do culto. Cremos que será um tempo do mover de Deus em nossa vida.

Templo e Espaço Palhano – No dia 15 de dezembro teremos o último culto do ano no templo e no Espaço Palhano. Entraremos em período de recesso, retornando no dia 19 de janeiro de 2025. Nos demais espaços (Vila Marízia, Padovani e União) não haverá recesso.

Campanha Oferta de Amor – O Mercado Esperança, projeto do Instituto Esperança para atendimento às famílias cadastradas, é abastecido pela campanha Oferta de Amor. Participe doando alimentos não perecíveis, material de limpeza e itens de higiene pessoal. As doações podem ser entregues nos locais de culto.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da disponibilidade

(Isaías 6.8; Gálatas 6.2; 1 Pedro 4.8-11; 1 João 3.17)

Disponho-me a servir você, ouvindo com seriedade e ajudando, de maneira prática, nas situações em que houver necessidade, dentro das capacitações que tenho em Deus.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Salmos 116.7-8

Interação:

Coração grato agrada a Deus. O primeiro livro de Samuel, nos capítulos 1 e 2, relata a gratidão de Ana pelo filho Samuel, fruto da misericórdia e do amor do Senhor por sua serva. Por gratidão e retidão de palavra, entregou o pequeno Samuel ao profeta Eli. Deus a abençoou com outros filhos, e Ana lhe foi grata. Esta é a melhor resposta diante da nossa própria existência: gratidão. Coração grato não se desvia, não titubeia, não sai dos trilhos. Que hoje, amanhã e sempre sejamos gratos porque o Verbo se fez carne e habitou entre nós para nos salvar da perdição eterna. Queridos irmãos, vamos refletir em nossa célula a esse respeito.

Perguntas para interação:

  1. Sem pensar muito, pelo que você é grato hoje?
  2. Quais as principais características de um coração grato?
  3. Ana teve sua oração ouvida por Deus e seu coração ficou grato ao Senhor. Relate uma oração respondida agradecendo a bênção do Senhor.

 

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Perdas e ganhos” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 6 do Material de Tema Único. Título: Além dos olhos. Princípio: O Senhor abençoa aqueles que voltam o coração para ele. Versículo para decorar: O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração (1 Samuel 16.7 – NVI).

Continue lendo

Nossos Boletins

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis