Boletim
Online

Imagem do Autor

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Empoderados pelo Espírito

Série "Encontrados"

Compartilhe:

Editorial

Mais uma vez, ele disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio” (João 20.21 – NVT).

Você já se sentiu empoderado pelo Espírito Santo? Logo após sua ressurreição, Jesus procurou seus discípulos para mos­trar que estava vivo. Esse encontro de Jesus com seus amigos foi marcado por muita alegria e por um presente muito especial: o envio do Espírito Santo. Esse presente já tinha sido anunciado por Jesus em João 16.4-16 e se concretizou naquele momento entre os dis­cípulos.

A partir desse dia, embora não caminhassem mais em corpo com Je­sus, eles passaram a caminhar com o Espírito do Senhor e foram en­viados com o poder de perdoar pecados. Isso gerou muita alegria en­tre eles, pois não estariam desamparados após a ressureição de seu Mestre. Em Atos 2.1-13, esse benefício se estendeu a todos os filhos de Deus, ampliando ainda mais essa conexão direta com o Senhor.

O que nos dias de hoje parece muito comum, para os discípulos era inédito e maravilhoso. Além de se relacionarem de forma jamais vis­ta com o Pai, também lhes foi dado o poder de perdoar pecados. O que antes era intermediado pelos sacerdotes passou a ser feito por meio da oração direta, em qualquer lugar e a qualquer momento!

Assim, quando pensamos no Espírito de Deus em nossa vida, deve­mos lembrar que ele foi enviado para nos auxiliar, aconselhar e em­poderar. Esse relacionamento é tão único que é capaz de transformar não só a nossa vida pessoal, como também transbordar para aqueles que estão ao nosso redor por meio do perdão e da graça.

Mesmo com tantas bênçãos derramadas, essa conexão pode ser com­prometida quando priorizamos outros compromissos diferentes da intimidade com Deus. Uma relação tão transformadora e intensa pode se perder na mediocridade dos nossos dias. O que antes era ex­traordinário e alegre vira rotina, um verdadeiro desencontro!

Por isso, devemos identificar aquilo que nos afasta do Espírito de Santo e nos faz esquecer seu verdadeiro papel em nossa vida. Isso pode ser feito por meio da oração, da leitura da palavra de Deus e do louvor. O Espírito age como o verdadeiro Auxiliador para nos aproxi­mar do nosso propósito e, por meio dele, podemos aprender diaria­mente sobre o perdão e viver uma vida verdadeiramente alegre.

Lara Schiavão de Carvalho

Missão Integral

Instituto Esperança: retrospectiva do ano de 2024

Durante o ano de 2024, o Instituto Esperança acolheu mais de 1.050 famílias em suas frentes de atendimento (MASD – Ministério de Ação Social e Diaconia, CAA – Centro de Aconselhamento e Ajuda e Capacitação Profissional).

Foram realizadas 37 novas triagens no CAA. Presencialmente no IE foram realizados 237 atendimentos com profissionais.  Atualmente há 9 profissionais ativos e 14 pessoas em atendimento (sendo 3 crianças).  A fila de espera conta com 9 crianças e 7 adultos.

O MASD acolheu e atendeu 77 famílias com cestas de alimentos e aproximadamente 372 litros de leite; bem como auxílio financeiro em contas de água, luz e condomínio; despesas médicas (consultas, exames e medicação); doação de roupas diversas, enxovais, além de cobertores e roupas de cama, mesa e banho. Forneceu 1.016 vales-transportes aos atendidos, encaminhou pessoas para o mercado de trabalho e à rede de atendimento municipal, intermediou a doação de móveis além de realizar o empréstimo de cadeiras de rodas, banho, muletas, bengalas e cama hospitalar.

Formaram-se 56 novos profissionais Designers de Sobrancelhas e Cuidadores da Pessoa Idosa.

O serviço de nutrição atendeu 40 pessoas para acompanhamento nutricional; e foram iniciados 7 novos processos judiciais (INSS e alimentos).

Os grupos de Ajuda Mútua ocorreram às sextas-feiras com a participação de 349 mulheres e 138 homens durante o ano.  Os Embaixadores de Cristo conduziram as reuniões com muito amor à obra e a cada pessoa que participou dos encontros.

Em março teve início o projeto “Cuidar de quem Cuida” para mães atípicas com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA); foram realizados cinco encontros com profissionais que atuam na área, onde as mães puderam compartilhar suas dúvidas, angústias e também vitórias na caminhada como mães atípicas.

No fim de agosto houve a inauguração do Mercado Esperança. Fomos abençoados com a doação de um sistema de gestão para acompanhar toda a movimentação do Mercado.  Foram cadastrados mais de 10.000 produtos, sendo 11.108 unidades recebidas. O Mercado Esperança atendeu 20 famílias, que além de realizarem a compra de alimentos, tiveram acesso à rouparia e participaram do curso de Economia Doméstica e Educação Financeira, onde receberam orientações de como melhor administrar seus recursos.

O Senhor segue fazendo maravilhas em nosso meio, em 2025.

Joyce Lustri – Assistente Social
Coordenadora do Instituto Esperança

____________________________________________________________________________________________________________________

INTERCESSÃO MUNDIAL

Índia

Na Índia, extremistas hindus enxergam os cristãos como estranhos que não pertencem à nação indiana e visam limpar a nação do islamismo e do cristianismo, muitas vezes, por meio da violência extrema. Essa hostilidade é geralmente impulsionada pela ideologia hindutva, uma crença nacionalista hindu entre alguns extremistas de que todos os indianos devem ser hindus – e nenhuma outra fé pode ser tolerada.

Essa mentalidade promove ataques violentos em todo o país e garante a impunidade dos que os cometem, especialmente quando as autoridades também são hindus radicais. Nesse cenário, cristãos que frequentam igrejas domésticas correm o risco de serem alvos de multidões de extremistas que atacam durante os cultos. Além disso, 12 estados aprovaram leis anticonversão que ameaçam a liberdade religiosa dos cristãos na Índia.

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Índia são: nacionalismo religioso, hostilidade etno-religiosa, paranoia ditatorial, opressão do clã.

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Índia são: líderes religiosos não cristãos, grupos religiosos violentos, partidos políticos, oficiais do governo, líderes de grupos étnicos, cidadãos e quadrilhas, parentes.

Pedidos de oração

– Peça a Deus que ajude o novo governo eleito a proteger os direitos de todos os indianos, incluindo os cristãos.
– Ore por um espírito de paz e reconciliação enquanto os cristãos no estado de Manipur continuam a se recuperar e a reconstruir a vida após a onda de violência de 2023.
– Interceda pelos líderes da igreja que são falsamente acusados sob as leis anticonversão e peça a Deus para protegê-los de ataques e de prisões injustas.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

(amp)run – No dia 19 de junho, teremos a terceira edição da (amp)run, com o tema “Corra por transformação”. A renda do evento será destinada ao Projeto Aguapura. Para mais informações, acesse aqui.

Novo espaço, mais esperança – A igreja conseguiu o alvará da prefeitura para dar início à construção do novo Espaço Esperança, onde hoje funciona o Mapil. Estamos em campanha para levantar os recursos necessários para a obra. Preparamos um formulário para que os irmãos possam programar a oferta, que pode ser em doze parcelas ou doação única. O preenchimento do formulário de compromisso serve para nossa equipe ter uma previsão dos valores. Convidamos você para participar desse projeto. O formulário está disponível nos locais de culto.

Para a sua Célula

Princípio

Assiduidade

(Salmos 133.1; Mateus 18.20; 1 Coríntios 12.7-14; Hebreus 10.24-25)

Creio que, como membros do corpo de Cristo, nos edificamos mutuamente e que ele está conosco todas as vezes que nos reunimos em seu nome. Sendo assim, comprometo-me a não faltar aos nossos encontros, sendo pontual nos compromissos. Quando não puder comparecer, comunicarei o motivo com antecedência.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

João 20.21

Interação:

Perguntas para interação:

  1. O que a presença do Espírito Santo em nós (esse poder), nos capacita a realizar?
  2. Cite o que de fato tenta afastá-lo de viver uma vida de intimidade e poder no Espírito.
  3. Compartilhe uma experiência que você estava sensível ao Espírito e foi instrumento para anunciar a Cristo.

Crianças:

“Descobertas e soluções” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 4 do Material de Tema Único. Título: O fruto do Espírito. Princípio: Quem pertence a Cristo Jesus produz o fruto do Espírito. Versículo para decorar: Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! (Gálatas 5.25 – NTLH)

 

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis