Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Compaixão, serviço e consolo

Série "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"

Compartilhe:

Editorial

Pai

Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem (Salmos 103.13).

Nosso Pai Celeste sente nossa dor, é solidário em nossas adversidades, envolve-se emocionalmente com nossas lutas, é sensível ao que se passa em nosso mundo interior. Não há dor que tenhamos vivenciado que ele mesmo não a tenha sentido com clareza e intensidade. É com essa lucidez que o salmista enxerga o Senhor, para nos inspirar a buscá-lo com toda confiança e segurança de um filho em momentos de adversidade.

Podemos dizer: Obrigado, Pai, por sua compaixão para comigo.

Filho

E quem quiser ser o primeiro entre vocês, que seja servo de vocês; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mateus 20.27-28 – NAA).

Filho do homem é uma referência que Jesus faz a si mesmo, deixando claro sua natureza humana, sem ter perdido sua natureza divina.

Jesus queria dizer que era realmente um ser humano, exatamente como qualquer um de nós, a não ser o fato de nunca ter pecado. É um título que o aproxima de nós. É o Deus que se encarnou como gente e habitou entre nós.

Como ser humano, Jesus sabe tudo que sentimos e passamos. Como ser humano, conhece nossas limitações e frustrações. Como ser humano, foi vítima da maldade humana. Como ser humano, tornou-se sensível às nossas lutas e acessível à nossa busca. Como ser humano, deu o exemplo de como devemos viver. Como ser humano, decidiu servir e dar sua vida em resgate de muitos.

Espírito Santo

Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre (João 14.16 – NTLH).

A expressão outro Auxiliador vem do grego allos parakletos. Allos quer dizer “outro da mesma espécie e tipo” (divina). Parakletos é a junção de para (ao lado) e kletos (chamado), literalmente seria “chamado ao lado”, significando ajudador, auxiliador, consolador, encorajador, advogado, aquele que está ao lado.

Jesus percebeu as dúvidas e temores que vinham ao coração de seus discípulos. Insistiu que não ficassem perturbados (João 14.1), pois não os deixaria órfãos (João 14.18). Intercedeu ao Pai com muita intensidade para que a presença do Espírito Santo estivesse de maneira permanente na vida deles. Sua oração foi ouvida e produziu poderosos efeitos também em nós, até os dias de hoje. O Espírito Santo está agora presente para nos ajudar na dura caminhada destes dias, até a consumação dos séculos.

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Família Metz

Ao viajarmos pelo interior do Brasil, é comum nos depararmos com paisagens de extensas plantações. Campos imensos prontos para a colheita. É impossível não lembrar do texto de Lucas 10.2. Nossa oração, como família e como agência missionária, é que o Senhor levante cada vez mais trabalhadores para a seara.

Viagem MS e GO (Lila)

Em maio, estive, juntamente com o Pr. Paulo Feniman, nas cidades de Chapadão do Sul (MS) e Chapadão do Céu (GO). Tivemos a oportunidade de apresentar o trabalho da AIM/MIAF em duas igrejas. Também participamos de reuniões com pastores e lideranças locais na sede do projeto Com Cristo no Cerrado.

Viagem Vocare (Lila)

No fim de maio, parte da equipe da base da AIM/MIAF esteve no Encontro Nacional do Vocare, em São Paulo. O Vocare é um movimento da AMTB (Associação de Missões Transculturais Brasileiras) que visa despertar a juventude cristã brasileira para sua vocação. Mais de 500 jovens estavam lá. Foram dias onde pudemos mobilizar centenas de jovens para o cumprimento da Grande Comissão.

Viagem Quênia (Laís)

Em junho, tive a oportunidade de estar em Nairóbi, no Quênia, com mais outros 40 líderes de diversas áreas da AIM. Esse grupo se chama Kulaanka, e seu nome vem da expressão Kulaanka Odayasha, que significa reunião de anciãos em Somali. O tema geral foi “Que ele cresça e eu diminua”.

O tempo de reuniões lá foi rico e extremamente encorajador. Começamos conversando sobre comunicação interna, sessão liderada por mim que abrangeu tanto a parte teórica quanto o que podemos ver na Bíblia sobre comunicação.

Comms committee

O Comms Committee é uma comunidade de prática que reúne os profissionais de comunicação que trabalham em todos os escritórios da AIM: América do Sul, Estados Unidos, Canadá, Europa, Coreia do Sul, Hong Kong, Austrália, África do Sul, Diáspora e escritórios de recepção.

Atualmente, eu sou a responsável por liderar essa comunidade que conta com aproximadamente 30 membros. Juntos, temos trabalhado em diversas frentes de atuação: fotografia, vídeo, produção de conteúdo para redes sociais, documentos, design, inteligência artificial e branding.

Mobilização missionária

Com o desenvolvimento da tecnologia e as novas formas de comunicação que o on-line proporciona, sabemos que nossa presença digital é de importância ímpar. Isso nos leva a crer que, nos próximos anos, saber como alcançar as novas gerações de forma digital será imprescindível para a mobilização missionária.

Nós tivemos o privilégio de iniciar esse trabalho de mobilização on-line nas redes sociais da AIM América do Sul, a MIAF, desenvolvendo estratégias e trazendo para a realidade do mundo missionário ferramentas de marketing digital.

Tivemos a felicidade de ver resultados nesse sentido e temos conseguido, pela graça de Deus, alcançar vocacionados para o ministério por meio do nosso trabalho.

Outros escritórios estão começando a adotar as mesmas estratégias e tem sido um enorme prazer servir com aquilo que Deus nos tem dado outros países também.

Somos gratos por tudo o que Deus tem feito e ainda fará. Obrigado a cada um de vocês que nos acompanham em nosso ministério por meio de orações e ofertas missionárias.

Lila, Laís e Benjamin – MIAF (Missão para o Interior da África)

 



INTERCESSÃO MUNDIAL

Laos

O período de pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2024 começou com um momento chocante para cristãos no Laos: a morte de um pastor, em outubro de 2022. Por todo o país, a violência aumentou, substancialmente, neste ano, comparado ao ano anterior – um aumento significativo até mesmo para um lugar acostumado a ameaças físicas. Cristãos foram expulsos de suas comunidades, suas casas foram destruídas e eles suportaram muitas dificuldades por seguirem a Jesus.

O aumento agudo na violência veio somar-se à pressão comum que o cristão laosiano enfrenta. A nível local, autoridades comunistas monitoram intensamente atividades religiosas em algumas partes do país. Nessas áreas, líderes de igrejas relatam casos de autoridades locais fecharem igrejas domésticas. Encontros cristãos devem ocorrer sem chamar atenção; tecnicamente, eles são ilegais. Mas mesmo entre igrejas registradas, as ameaças são reais. Elas são monitoradas, e estima-se que 75% de todas as igrejas evangélicas registradas no Laos devem cultuar em casas, o que as autoridades consideram ilegal, afinal, reuniões de adoração são permitidas apenas em prédios religiosos aprovados. Muitas igrejas domésticas não registradas se reúnem sob a autorização de uma igreja registrada nacionalmente.

Convertidos ao cristianismo carregam vulnerabilidades adicionais. Como eles são vistos como traidores de suas comunidades e como pessoas que iraram os espíritos, podem enfrentar pressão e violência da família e de autoridades locais. A família de um convertido pode ser vista como incômodo na comunidade local, que muitas vezes expulsa convertidos de suas casas e vilas.

Pedidos de oração

– Interceda pelos cristãos, especialmente pelos líderes de igrejas, que são monitorados intensamente pelo governo comunista. Peça a Deus para dar-lhes sabedoria e coragem.
– Ore pelos cristãos expulsos de suas comunidades rurais, por causa da fé em Jesus, para que Deus os conforte.
– Clame a Deus por proteção para as igrejas não registradas e que ele permita que elas continuem reunindo-se e oferecendo comunhão aos seguidores de Jesus.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Escola Bíblica Esperança – Estão abertas as inscrições para o módulo 2 da Escola Bíblica Esperança. Os cursos acontecerão nos meses de setembro e outubro. Informações e inscrições aqui.

Campanha Oferta de Amor – O Mercado Esperança, projeto do Instituto Esperança para atendimento às famílias cadastradas, já está em funcionamento. Ele é abastecido pela campanha Oferta de Amor. Participe doando alimentos não perecíveis, material de limpeza e itens de higiene pessoal. As doações podem ser entregues nos locais de culto.

Para a sua Célula

Princípio

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Junto ou conjunto” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 12 do Material de Tema Único. Título: Acerte no alvo. Princípio: A equipe de Cristo vive pela fé. Versículo para decorar: Porque vivemos pela fé e não pelo que vemos (2 Coríntios 5.7 – NTLH).

 

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Salmos 103.13; Mateus 20.27-28; João 14.16

Interação:

Compaixão, serviço e consolo, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. A Trindade expressa perfeitamente essa relação, cada parte da unidade que se compadece, serve e consola. O Pai é amor, e como tal se compadece de seus filhos (Salmos 103.13). O Filho veio para nos ensinar humildade e serviço, lógica oposta à do mundo (Mateus 20.27-28). Por fim, o doce Espírito Santo nos foi deixado como auxiliar que consola (João 14.16). Vamos refletir em nossa célula a respeito da unidade maravilhosa da Trindade que nos convida a fazer parte da sua essência em Cristo Jesus.

Perguntas para interação:

  1. Em que momento você experimentou a compaixão de Deus de forma marcante?
  2. O que representa para você saber que Jesus, como homem, passou por situações difíceis como nós?
  3. De que forma o Espírito Santo tem auxiliado você no dia a dia?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Junto ou conjunto” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 12 do Material de Tema Único. Título: Acerte no alvo. Princípio: A equipe de Cristo vive pela fé. Versículo para decorar: Porque vivemos pela fé e não pelo que vemos (2 Coríntios 5.7 – NTLH).

Continue lendo

Nossos Boletins

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis