Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Um encontro que renova as forças

Série "Encontros"

Compartilhe:

Editorial

Então Elias se levantou, comeu e bebeu. E, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus (1 Reis 19.8 – NAA).

Que comida teria sido essa que fez com que Elias recobrasse sua força e caminhasse por quarenta dias? Era pão assado sobre pedras em brasa e um jarro de água (1 Reis 19.6). Mas é claro que o que vemos aqui é muito mais do que alimento físico. Elias teve um encontro com Deus que fez com que suas forças fossem renovadas.

O contexto. O profeta Elias havia conquistado sua mais importante vitória ao derrotar os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal no monte Carmelo, havia experimentado uma visitação incrível de Deus por meio do fogo e da chuva. Agora ele foi ameaçado de morte por um mensageiro enviado pela rainha Jezabel.

A crise. Diante de tal ameaça, Elias teve medo, isolou-se deixando seu servo e indo para o deserto. Foi acometido por um desejo de morrer e orou ao Senhor pedindo que sua vida fosse retirada. Deitou-se e dormiu. Todos estamos sujeitos a um esgotamento. A experiência de Elias nos alerta para os limites que temos em nossa humanidade. Tiago nos lembra que Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos (Tiago 5.17).

O encontro no zimbro. Enquanto dormia debaixo de um zimbro, um anjo o tocou. É nesse encontro que Elias recebe orientações claras para sair daquela crise. Era necessário comer, beber, dormir e fazer uma nova caminhada. Estejamos atentos a toda dimensão de instruções que o Senhor quer nos dar para nos fortalecer.

O encontro na caverna. Depois dessa jornada, entrou em uma caverna no monte Horebe. Mais uma vez Deus vem ao seu encontro e faz uma pergunta reveladora: O que você está fazendo aqui, Elias? (1 Reis 19.9 – NAA). A pergunta de Deus a Elias ressoa em nosso coração. Se estamos passando por crise e nos escondendo nas cavernas da vida, ouçamos sua doce voz: O que está fazendo aqui?

O encontro no monte. Depois de ouvir os argumentos de Elias, Deus pede para que ele saia da caverna e fique diante do monte. Mais uma vez o Senhor se apresenta a Elias: Eis que o Senhor estava passando (1 Reis 19.11 – NAA). O Senhor não estava no vento forte, não estava no terremoto e nem no fogo, mas num vento tranquilo e suave. Ali Elias ouviu novamente a voz do Senhor e a pergunta era a mesma: O que está fazendo aqui Elias? Muitas vezes, precisaremos sair do agito da nossa mente e coração para ouvir o Senhor nos ventos suaves da vida.

Uma missão. Elias fala sobre seus medos e que está ameaçado de morte. A voz do Senhor para ele é de um renovo e de uma missão. Recebe a tarefa de ungir novos reis e um novo profeta que o sucederia no ministério, Eliseu. Nossos dias e nossa missão estão nas mãos do Senhor.

Uma promessa. Para fechar esse encontro com Elias, Deus relembra que um dos seus temores é infundado, pois Elias achava que estava sozinho, que todos o haviam abandonado. O Senhor o faz saber que em Israel havia sete mil joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou (1 Reis 19.18). Aleluia! Não estamos sozinhos, haverá sempre um remanescente do Senhor ao nosso lado.

Quando nossas forças se esvaem e tudo parece não fazer sentido algum, sejamos levados a um encontro que renova nossas forças. Há um convite de Jesus para todos os que estão cansados e sobrecarregados (Mateus 11.28). Sejamos renovados nele.

Pr. Pedro Leal Junior

Missão Integral

Casa das Formigas

Graça e paz, queridos irmãos e irmãs! Espero que esta encontre vocês na paz do nosso Deus.

Escrevo para partilhar convosco um pouco do que está acontecendo aqui na Casa das Formigas. Em Moçambique, fevereiro é o início das aulas. E nós também já demos o início das atividades na Casa das Formigas neste ano. Como temos feito em outros anos, em janeiro fizemos a compra para aumentar o nosso estoque de materiais escolares, sendo que alguns outros foram doações de amigos solidários da Casa das Formigas.

Fizemos a distribuição do material escolar: pastas, cadernos, lápis, canetas e outros. Todos nós estamos animados e na expectativa do que Deus tem para nós neste ano. As atividades da Igreja também seguem normalmente, e oramos para que este ano seja de crescimento. Como sabem, todas as crianças, sejam as da assistência parcial, assim como aquelas que moram (assistência integral), encontram por meio desse ministério acolhimento, amor, cuidado e também o apoio e reforço escolar.

Aos queridos amigos, padrinhos e madrinhas da Casa das Formigas, saibam que a sua contribuição nos ajuda a dar a essas crianças mais conforto e segurança. Louvamos a Deus por cada um de vocês. Permita-me compartilhar convosco algumas histórias específicas das crianças que participam do atendimento da Casa das Formigas.

Celeste Hermínio, 8 anos de idade: A menina Celeste ingressou na Casa das Formigas em 2024. Ela vive com os pais, é uma família humilde e necessitada. O pai dela não tem emprego fixo, presta serviços como autônomo; às vezes, consegue trabalho quando alguém solicita seus serviços, isso tem feito com que tenham dificuldades para sustentar a família. A Celeste é aluna parcial, ela frequenta a Casa das Formigas, onde tem apoio escolar, alimentação, explicação ou reforço escolar. Está na 3ª classe, e goza de boa saúde.

Olinda Anita Pedro, 8 anos de idade: A menina Olinda ingressou na Casa das Formigas no ano passado. Os pais dela estão separados e deixaram a criança na responsabilidade da avó materna. Os pais não dão assistência à criança. A avó passa muitas dificuldades, uma vez que ela não trabalha, ela vende verduras no quintal de casa. A Olinda vai completar 9 anos de idade no dia 3 de abril e já está na 4ª classe. Na Casa das Formigas ela é aluna parcial, além do apoio escolar participa na aula bíblica.

Rui Helena Tamussene, 7 anos de idade: O menino Rui é órfão de pai e mãe, começou a frequentar a Casa das Formigas em 2024. Ele mora com a avó, que não trabalha. Ela tinha um pequeno negócio de criação de frangos para vender, mas, desde que houve caso de gripe aviária, não tem conseguido desenvolver essa atividade. O Rui vai completar 8 anos no dia 1 de agosto. Neste ano está na 3ª classe e participa na classe bíblica.

Pedidos de Oração
1. Pela irmã Carlota – ela está a fazer um tratamento devido a uma infeção bacteriana, erisipela. Esteve internada, agora está em casa, mas segue o tratamento;
2. Pelas crianças da Casa das Formigas – saúde física, espiritual e emocional;
3. Pelo ano letivo – que seja um ano abençoado nos estudos;
4. Por Moçambique – ore por estabilidade. O clima tenso continua, e tem havido muitas paralisações, manifestações populares contra o custo de vida;
5. Restauração econômico do país – nas manifestações desde outubro, há muitas empresas, lojas e armazéns que fecharam devido às vandalizações. Desde então cresce o desemprego no país.

Pastor Simione Mate
Diretor da Casa das Formigas

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

INTERCESSÃO MUNDIAL

Eritreia

O governo só reconhece a Igreja Ortodoxa Eritreia (IOE), a Igreja Católica e a Igreja Luterana, além do islamismo. Cristãos de origem muçulmana ou ortodoxa correm o risco de serem maltratados pela família e pela comunidade. As igrejas não tradicionais enfrentam perseguição por parte do governo e das comunidades religiosas tradicionais. Há anos, as forças de segurança do governo invadem as casas e prendem os cristãos.

Na Eritreia, as chamadas telefônicas e o uso da internet são monitorados. O país é frequentemente chamado de “Coreia do Norte da África” devido ao extremo controle estatal. Os convertidos enfrentam pressão extrema, violência sancionada pelo Estado e recrutamento, por isso muitos decidem fugir da Eritreia. O recrutamento pressiona os jovens cristãos ao serviço militar por tempo indeterminado sem direito a objeção.

Pedidos de oração da Eritreia

Clame pela libertação dos cristãos que foram presos por seguirem a Jesus.
Ore por proteção, sabedoria e encorajamento aos cristãos que são forçados ao serviço militar.
Peça que o Senhor supra as necessidades físicas, emocionais e espirituais das famílias dos cristãos presos.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Campanha de Jejum e Oração – No dia 31 de março terá início nossa campanha de jejum e oração, com o tema Encontrados: quando Jesus muda tudo. Em breve traremos mais detalhes.

Novo espaço, mais esperança – A igreja conseguiu o alvará da prefeitura para dar início à construção do novo Espaço Esperança, onde hoje funciona o Mapil. Estamos em campanha para levantar os recursos necessários para a obra. Preparamos um formulário para que os irmãos possam programar a oferta, que pode ser em doze parcelas ou doação única. O preenchimento do formulário de compromisso serve para nossa equipe ter uma previsão dos valores. Convidamos você para participar desse projeto. O formulário está disponível nos locais de culto.

 

Para a sua Célula

Princípio

Cidadania 

(Romanos 13.1-7; 1 Pedro 2.13-17; Mateus 5.13-16)

Comprometo-me a submeter-me às autoridades legitimamente constituídas sobre a minha vida e decido respeitá-las, honrá-las e orar por elas, sendo diligente no cumprimento de meus deveres como cidadão, refletindo, assim, o bom testemunho de Cristo.

 

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

1 Reis 19.8

Interação:

Elias foi grande profeta de Deus, derrotou 450 profetas de Baal, fez descer fogo divino no altar molhado e, ainda assim, desanimou, temeu, se escondeu diante das ameaças da rainha Jezabel. O que dizer de nós diante de tudo isso? Somente Deus é capaz de revigorar nossa força, dia a dia. Em meio às tempestades da vida, tormentas sem fim, borrascas assustadoras, Jesus é o refúgio, a fortaleza, a segurança. Vamos refletir em nossa célula a respeito do encontro que renova nossa força.

Perguntas para interação:

  1. Em meio a crises, como você tem se relacionado com Deus? Compartilhe.
  2. Já viveu alguma experiência profunda que marcou sua vida e você pensou em desistir? Como foi?
  3. Se Jesus perguntasse hoje a você: Onde você está? Qual seria a sua resposta?

Obs.: Aproveitem ao final deste encontro e orem, em duplas, profetizando um ao outro um encontro com o Senhor que traga uma renovação de ânimo e forças para continuar na missão de Deus.

 

Crianças:

“Perdas e ganhos” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 16 do Material de Tema Único. Título: Entrando na brecha. Princípio: Interceder é buscar a bênção de Deus para o outro. Versículo para decorar: Deus respondeu às orações do povo pelo país (2 Samuel 21.14 – NTLH).

Continue lendo

Nossos Boletins

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis