Pai
E eu confio a vocês um reino, assim como o meu Pai confiou a mim (Lucas 22.29 – NAA).
Segundo os dicionários, confiante é alguém que confia em outra pessoa, crédulo, esperançoso. Usando uma expressão que estamos acostumados, é uma pessoa crente. Neste sentido, pense um pouco comigo: o Pai é crente em Jesus. Ele confiou a Jesus um reino. Entregou tudo em suas mãos, delegou autoridade, deu liberdade para que o Filho pudesse decidir.
Até aí, não é difícil compreender que o Pai é confiante, pois Jesus é confiável, ou seja, digno de receber confiança. A coisa fica mais complicada quando Jesus mostra que essa fila anda. Isso mesmo, da mesma maneira, Jesus é crente em nós. Preste bem atenção: antes de sermos crentes em Jesus, Jesus tornou-se crente em nós confiando um reino em nossas mãos.
Nós nos tornamos confiáveis, pois recebemos a habitação de seu Espírito que vai nos transformando sempre. Pai confiante, Filho confiante. Só motivos para nos sentirmos muito honrados e honrarmos a confiança recebida.
Filho
Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus […] (Hebreus 12.2).
Jesus é o Autor e Consumador da fé!
Autor significa originador, criador, inventor. É a pessoa causadora de algo, sem a qual aquilo não existiria. Jesus teve a ideia e trouxe a fé à existência. A fé, portanto, não é fruto de nossa vontade. A fé tem um criador, e seu nome é Jesus.
Consumador refere-se àquele que aperfeiçoa, completa, conclui, finaliza. É a pessoa que dá continuidade ao que foi iniciado, até ser obra perfeitamente acabada. Jesus continua sua boa obra nutrindo-nos para o amadurecimento da nossa fé. A fé, portanto, não é sustentada pelo nosso esforço. A fé tem um provedor, e seu nome é Jesus.
Não tem fé? Peça a Jesus que gere fé. A fé está enfraquecida? Fique pertinho de Jesus que certamente será fortalecida. Seja qual for sua situação: olhe firmemente para Jesus e não lhe faltará fé! Amém!
Espírito Santo
Nele também vocês, depois que ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação, tendo nele [em Jesus] também crido, receberam o selo do Espírito Santo da promessa (Efésios 1.13 – NAA).
Esse pequeno versículo resume todo o processo da salvação: começa pelo ouvir a palavra da verdade, segue por crer em Jesus e se encerra no recebimento do selo do Espírito Santo da promessa. Ouvir, crer e receber são três verbos poderosos a ponto de nos salvar.
Promessa feita, promessa cumprida! O Espírito Santo é a promessa de Jesus que nos revela Jesus.
Sem o Espírito Santo, não conseguimos ouvir. Sem o Espírito Santo, não é possível crer.
Sem o Espírito Santo, não recebemos o selo, a garantia, o penhor.
O Espírito Santo participa ativamente de todo o processo da nossa salvação. O Espírito Santo é a promessa feita que nos leva à terra da promessa.
Pr. Rodolfo Montosa