Mas o que está acontecendo é o que foi dito por meio do profeta Joel: “E acontecerá nos últimos dias, diz Deus, que derramarei o meu Espírito sobre toda a humanidade. Os filhos e as filhas de vocês profetizarão, os seus jovens terão visões, e os seus velhos sonharão. Até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei o meu Espírito naqueles dias, e profetizarão … E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Atos 2.16-21 – NAA).
O apóstolo Pedro, ao explicar os acontecimentos no dia de Pentecostes, remonta à profecia de Joel, apontando para a manifestação do Espírito Santo como um marco nos “últimos dias”. Mas o que são os “últimos dias”? Essa expressão bíblica refere-se a um período iniciado com a primeira vinda de Jesus e que se estende até à consumação final da história humana com o retorno glorioso do Senhor. Esses dias são caracterizados pelo agir de Deus, de forma direta e abundante, na vida de seu povo, uma era de graça e oportunidade para todas as nações. No coração dessa mensagem, encontramos a promessa de um derramar do Espírito Santo sobre toda a humanidade, abrangendo todas as esferas da sociedade. Esse texto desafia-nos a compreender o significado e as implicações desse derramar em nossos dias.
O alvo do derramar do Espírito Santo não tem distinção de idade ou posição social. As expressões “filhos, filhas, jovens e velhos”mostram como Deus envolve todas as gerações. A expressão servos e servas indica como o Espírito Santo rompe barreiras sociais, alcançando até os de menor prestígio na sociedade. Essa abrangência revela o caráter do reino de Deus que não faz acepção de pessoas e onde todos têm um papel a desempenhar (Leia: Romanos 2.11; Atos 10.34-35; Gálatas 3.38). Ou seja, estamos incluídos nessa lista.
O efeitos do derramar do Espírito Santo produz manifestações extraordinárias e sobrenaturais de profecias, visões e sonhos. As profecias dizem respeito à palavra de Deus proclamada com poder e clareza, guiando e edificando o povo. As visões são revelações específicas que apontam caminhos e reforçam a missão das pessoas e da igreja. Os sonhos são inspirações carregadas de propósito e esperança, renovando a fé. Esses sinais não são meramente espetaculares, mas ferramentas de edificação, capacitação e direcionamento para o cumprimento do propósito divino. Ou seja, todos podemos receber dons.
O resultado do derramar do Espírito Santo não poderia ser melhor, segundo a promessa na declaração poderosa: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. O derramar do Espírito não é um fim em si mesmo, mas o meio pelo qual a mensagem de salvação se espalha para todos. A obra do Espírito transforma as pessoas, resgata os perdidos e fortalece a igreja para ser luz no mundo. Ou seja, todos podemos participar dessa linda obra.
Assim como os relatos maravilhosos de conversões em Atos que seguiram essa declaração, vivemos ainda sob a influência desse derramar iniciado em Pentecostes. As promessas de Deus continuam disponíveis, e o seu chamado é claro: receber o Espírito, viver no poder dele e anunciar a salvação a todos. Que nossos dias sejam marcados por um renovado senso de propósito e pela manifestação da glória de Deus, enquanto aguardamos o grande e glorioso Dia do Senhor. Oremos: Desce, Espírito Santo, e realiza em nós tudo o que prometeste!
Pr. Rodolfo Montosa