Pesquisar
Close this search box.

Descerá todo presente

Compartilhe:

Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança (Tiago 1.17).

Lembro-me daquela manhã chuvosa quando abri meus olhos e ali estava ela: minha primeira bicicleta Caloi, azul, pequena, com rodinhas. Imediatamente, pulei da cama e saí do quarto pedalando, ziguezagueando pelo corredor do apartamento, com um sorriso pendurado em cada orelha. Mais de cinquenta anos se passaram e a cena nunca saiu da minha mente. Quem não gosta de ganhar um presente? Ora, se nossos pais de sangue sabem nos dar bons presentes, quanto mais o Pai celestial não nos dará (Lucas 11.13). Esse pequeno versículo de Tiago revela a fonte, variedade e progressividade dos presentes especiais de Deus, muito além do que alguém poderia imaginar.

A fonte dos presentes é a melhor: lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.  Vem do alto aquilo que não existe por aqui. O que é dado por Deus não pode ser comprado, não pode ser conquistado, não pode ser merecido. É dado por graça deliberada, oferecido de boa vontade, ofertado gratuitamente. Gratuito para nós, com alto preço para Cristo. O preço pago foi o precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo (1 Pedro 1.18-19). Gratuito para nós por ser impagável. Não há recursos no mundo que poderiam pagar, pois o preço para resgatar uma vida é altíssimo, e ninguém é capaz de pagar o suficiente (Salmos 49.8 – NVT).

A variedade dos presentes é a mais rica: toda e todo. Os dons e dádivas de Deus são incontáveis. Vejamos seis grandes categorias (não exaustivas): (1) dom de Jesus – Se você conhecesse o dom de Deus e quem é que está lhe pedindo água para beber, você pediria, e ele lhe daria água viva (João 4.10 – NAA); (2) dom da salvação – Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus (Efésios 2.8); (3) dom do Espírito Santo – Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo (Atos 2.38); (4) dom do ministério – Quero que todos os homens sejam tais como também eu sou; no entanto, cada um tem de Deus o seu próprio dom; um, na verdade, de um modo; outro, de outro (1 Coríntios 7.7); (5) dom da saúde e riqueza – E também que é dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho (Eclesiastes 3.13); (6) dom de liderança e poder – Tu, ó rei, rei de reis, a quem o Deus do céu conferiu o reino, o poder, a força e a glória; a cujas mãos foram entregues os filhos dos homens, onde quer que eles habitem, e os animais do campo e as aves do céu, para que dominasses sobre todos eles, tu és a cabeça de ouro (Daniel 2.37-38).

A progressividade dos presentes é a mais surpreendente: boa dádiva e dom perfeito. É interessante observar que Tiago traz uma graduação nesses dons. O primeiro é o bom (boa dádiva). O segundo é o perfeito (dom perfeito). Dom bom e dom perfeito. Vamos ampliar o conhecimento dessa graduação do que podemos ter a título de exemplo: inteligência é bom, sabedoria é perfeito; conhecimento é bom, discernimento é perfeito; provisão é bom, contentamento é perfeito; amizade é bom, comunhão é perfeito; ouvir a Palavra é bom, praticá-la é perfeito; paz momentânea é bom, paz que excede todo o entendimento é perfeito; talento é bom, unção é perfeito; amor humano é bom, amor divino é perfeito;  ter direção é bom, ter propósito é perfeito; a Antiga Aliança foi boa, a Nova Aliança é perfeita; o sangue de animais foi bom, o sangue de Cristo é perfeito; o perdão provisório foi bom, o perdão definitivo é perfeito; o Espírito Santo entre nós é bom, o Espírito Santo em nós é perfeito. Enfim, a lista não tem fim.

Como é bom saber que, a partir de Jesus e do Espírito Santo, já desceram sobre nós toda boa dádiva e todo dom perfeito. Todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais já nos foram dadas por Deus. Tudo aquilo de que necessitamos e muito mais já estão disponíveis. Motivo de gratidão: obrigado, Senhor. Motivo de petição: que nada em mim impeça que do alto venham os seus presentes.

Pr. Rodolfo Montosa

Continue lendo

Mais Posts

Notícias
Comunicação IPILON

Vamos juntos ao lar?

Dona Júlia, pastor Oliveira, Sônia, o corintiano do radinho… são todos novos amigos que conheci no Lar Maria Tereza Vieira, na nossa cidade de Londrina,

Leia Mais »
Blog
Comunicação IPILON

A gratidão gera vida

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Vamos orar!

Moçambique tem passado por um momento muito desafiador. Em 9 de outubro foram realizadas eleições gerais: presidencial, legislativas, assembleia provincial e governador. O país tem

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis