Pesquisar
Close this search box.

Família madura

Compartilhe:

Dê saudações a Prisca e Áquila (2 Timóteo 4.19 – NAA).

Estudiosos indicam que 2 Timóteo foi a última carta escrita pelo apóstolo Paulo. Em suas últimas palavras, chama muito a atenção a forma como cita, com carinho, esse casal Prisca (ou Priscila) e Áquila. Paulo e o casal tinham se tornado companheiros de profissão, amigos do coração e colaboradores na missão. Áquila e Priscila foi um casal muito citado no Novo Testamento (Atos 18.1-4, 18-19, 24-28; Romanos 16.3-5; 1 Coríntios 16.19; 2 Timóteo 4.19). Os diversos episódios conhecidos em sua história mostram uma família madura.

Família madura na Palavra: Em certa ocasião, quando moravam em Éfeso, conheceram um judeu chamado Apolo, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Ele era instruído no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João. Apolo começou a falar ousadamente na sinagoga. Quando Priscila e Áquila o ouviram falar, levaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus (Atos 18.24-26 – NAA). Observe que esse casal não ficou inibido diante da poderosa oratória de Apolo. Notaram que lhe faltava conhecer todo o evangelho, além do batismo de João. Corajosa, educada e discretamente, levaram-no consigo para lhe expor o caminho de Deus com mais exatidão. Tinham conteúdo.

Família madura nos relacionamentos: Diversos foram os momentos relatados na vida desse casal que mostram sua prática constante e intencional em abrir sua casa para relacionamentos autênticos e profundos com pessoas. Quando moravam em Corinto, Paulo aproximou-se deles. E, como tinham o mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava. O ofício deles era fazer tendas (Atos 18.2-3 – NAA). Quando moravam em Éfeso, recebiam a igreja que se reunia na casa deles (1 Coríntios 16.19 – NAA). Quando moravam em Roma, mantiveram sua casa aberta para que a igreja pudesse se reunir ali (Romanos 16.5 – NAA).  Tinham prioridades.

Família madura no amor: De todos os lindos relatos do testemunho experimentado desse casal, talvez o mais impressionante tenha sido o revelado pelo apóstolo Paulo, quando escreveu: Saúdem Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios (Romanos 16.3-4 – NAA). Mostraram a dimensão de amor do próprio Jesus: Ninguém tem amor maior do que este: de alguém dar a própria vida pelos seus amigos (João 15.13). Tinham fidelidade.

Família madura está alicerçada na Palavra, prioriza relacionamentos e ama até as últimas consequências. Esse é o plano de Deus: família resgatada, discipulada, avivada até ficar totalmente madura. Vamos deixar o Senhor cumprir todo o seu plano em nossa família!

Pr. Rodolfo Montosa

Continue lendo

Mais Posts

Notícias
Comunicação IPILON

A geração de Dorcas

No domingo, 7 de abril, recebemos a Cia Nissi de teatro nos cultos do Espaço Esperança, com a peça “A geração de Dorcas”. A Companhia

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Somos 50 mil!

Ontem foi dia de alegria! Preparamos uma festa para comemorar os 50 mil seguidores em nosso canal no YouTube. Faltava pouco para bater essa marca,

Leia Mais »
Agenda
Comunicação IPILON

Vamos orar e jejuar!

Promessas é o tema da nossa nova campanha de jejum e oração. E para a largada desse lindo movimento, nos encontraremos para um grande culto

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis