Movimento para fora: evangelizando o mundo

Compartilhe:

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28.19 – NVT).

Uma igreja em movimento move-se em todas as direções por razões distintas e claras. A Igreja Primitiva, iniciada em Atos 2 com a descida do Espírito, foi a consequência da obediência dos discípulos com relação à Grande Comissão, onde foram enviados para evangelizar e fazer discípulos de todas as nações, num claro movimento para fora, de anúncio, expansão e consolidação das boas-novas do Evangelho. A Grande Comissão foi a concretização do plano infalível de Jesus, foi o envio dos transformados, o empoderamento dos que viram in loco o que ele viveu e ensinou; foram suas últimas e poderosas palavras aos aprendizes. E o que mais podemos aprender com a Grande Comissão?

O responsável pela Grande Comissão. É importante que fique claro quem foi o grande responsável por esse movimento: Jesus. Após sua morte e ressurreição, cumprida, de fato, sua missão, Jesus agora reúne os discípulos para seu envio derradeiro e definitivo. Jesus se aproximou deles (Mateus 28.18a) para lhes falar ao coração, para mostrar-lhes as feridas e o lado perfurado, e lhes dar o privilégio de continuarem sua obra. O comissionador foi o próprio Jesus.

Os envolvidos na Grande Comissão. Se o comissionador foi Jesus, os comissionados foram os discípulos e todos nós. Jesus se aproximou deles e disse (Mateus 28.18a). As palavras de Jesus, dessa vez não foram ditas a quem pudesse interessar, não foi um brado de clamor como o da cruz, não foi um ensino aberto às multidões, nem uma reprovação aos religiosos, mas aos discípulos, aqueles que já haviam se tornado amigos, que entenderam sua mensagem, de pés lavados e corações fortalecidos. Hoje, os comissionados somos nós! Que grande alegria!

O objetivo da Grande Comissão. Com palavras diretas e específicas, Jesus deixa claro qual era seu objetivo, enviar os discípulos para darem sequência à sua própria missão. Vão e façam discípulos (Mateus 28.19a). Em Mateus 28.10 Jesus diz: “Vão” e digam a meus irmãos. Embora para o português temos a mesma tradução, “vão” ou “ide”, o significado é diferente. O ide de 28.10 e de tantos outros textos, do grego hypagó, significa retirem-se, partam, vão embora, ou mesmo, saiam daqui. Já em Mateus 28.19, o “ide”, do grego poreuo, significa prossigam, liderem, façam isso por mim, ou seja, Jesus concedeu toda a autoridade a nós, seus discípulos, sua igreja.

A estratégia da Grande Comissão. A estratégia deixada pelo próprio Jesus também foi bem específica e clara: vão e façam discípulosbatizando-os e ensinando-os. O imperativo do fazer discípulos tem uma ênfase que não nos deixa dúvida sobre o real desejo do Mestre. Fazer discípulos não é apenas uma possibilidade ou uma recomendação, mas uma ordem direta e eficaz. O anúncio é importante, mas o discipulado é fundamental. Isso implica em batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, como consolidação, mas, também, em ensinar esses discípulos a obedecerem a esses ensinamentos, num sinal claro de amadurecimento.

Enfim, a promessa da Grande Comissão,é encorajadora: Estou sempre com vocês, até o fim dos tempos (Mateus 28.20). Aleluia! Jesus está conosco enquanto cuidamos de sua missão. Igreja em movimento para fora é o imperativo para darmos sequência à sua linda obra, e sua presença é a motivação que nos sustenta nessa magnífica jornada. Vamos para fora, em nome de Jesus!

Pr. Daniel Zemuner

Continue lendo

Mais Posts

Notícias
Comunicação IPILON

Novos membros no Espaço União

No último domingo, 9 de novembro, o culto no Espaço União foi de celebração. Tivemos a recepção de novos membros. A pastora Patrícia Rodrigues Ferreira,

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Tempo de júbilo

No último sábado, 8 de novembro, nossa igreja viveu um momento histórico. A Revª. Zenaide Flor da Rosa Bertolini foi jubilada em um culto especial

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis