“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês.“
Filipenses 4.8
Quantas vezes nossos pensamentos nos levam a lugares sombrios ou nos inspiram a fazer o bem, tornam-se negativos ou inspiradores, perturbam ou alegram? A mente humana é um campo de batalha onde se desenrolam as lutas entre o bem e o mal, a verdade e a mentira, o que edifica e o que destrói. O que pensamos molda quem somos e como agimos, nos faz derrotados ou vitoriosos.
Reconhecendo isso, Paulo nos presenteia com uma orientação atemporal para cultivar pensamentos que transformam nossa vida. Ele escreveu essas palavras enquanto estava preso, mostrando que é possível ter pensamentos elevados mesmo nas adversidades.
A expressão “finalmente” indica um momento de conclusão. Antes disso, Paulo exortou: alegrem-se (v. 4), sejam moderados (v. 5), orem (v. 6) e vivam em paz (v. 7). Tudo isso depende do que ocupa nossos pensamentos. Ao chamar os leitores de “irmãos”, ele demonstra posição de igualdade, mostrando que essa realidade é acessível a todos.
A repetição por seis vezes da expressão “tudo” enfatiza atributos a serem ser vividos plenamente: (1) Verdadeiro indica o que é autêntico: evitem mentiras; (2) Respeitável diz do que é digno de honra: evitem futilidades; (3) Justo fala de retidão: evitem parcialidade; (4) Puro aponta para integridade: evitem corrupção; (5) Amável inclui sensibilidade: evitem indelicadeza; (6) Boa fama trata do que é bem falado: evitem escândalo. Paulo adiciona dois ingredientes à fórmula: virtude e louvor. Pensamentos devem ter excelência e inspirar admiração.
Como colocar isso em prática? (1) Pergunte: Isso é verdadeiro? Respeitável? Puro?; (2) Renove sua mente pela Palavra, meditando diariamente nas Escrituras; (3) Ore para que o Espírito Santo guie seus pensamentos à obediência de Cristo (2 Coríntios 10.5).
Todos esses atributos se encontram perfeitamente em Jesus. E a boa notícia é que, em Cristo, temos a mente d’Ele (1 Coríntios 2.16). Jesus é segredo! Só em Jesus somos capacitados a viver com pensamentos vitoriosos.
Pr. Rodolfo Montosa