Pesquisar
Close this search box.

Salmo do confiante

Compartilhe:

Salmos 27 – NAA

Davi era dotado de uma grande capacidade de expressar-se em fé diante dos incontáveis embates que enfrentou. Sua alma aprendeu a olhar para o Senhor e não para as circunstâncias, a esperar e não desesperar, a confiar e não desconfiar, a ficar inabalável quando tudo se abala, a ver o invisível, crer no incrível, entender o inexplicável, esperar o inesperado, aguardar o surpreendente, dar crédito ao Senhor e não a si mesmo. Nesse salmo, mostra coração confiante. Isso é desejável a qualquer um de nós. Vejamos alguns de seus lances:

O coração confiante não teme:

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?

O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?

O coração confiante mantém-se firme diante dos inimigos:

Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.

O coração confiante busca a presença de Deus:

– busca em todo lugar:

Uma coisa peço ao Senhor e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo.

– busca em todo o tempo:

Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu abrigo; no interior do seu tabernáculo, me acolherá; ele me porá no alto de uma rocha.

– busca com louvores e adoração:

Agora, será exaltada a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam. No seu tabernáculo, oferecerei sacrifícios de júbilo; cantarei e salmodiarei ao Senhor.

– busca com orações:

Ouve, Senhor, a minha voz; eu clamo; tem compaixão de mim e responde-me. Ao meu coração me ocorre: “Busquem a minha presença.” Buscarei, pois, Senhor, a tua presença.

– busca com súplicas:

Não me escondas, Senhor, a tua face; não rejeites com ira o teu servo. Tu és o meu auxílio; não me deixes, nem me abandones, ó Deus da minha salvação.

O coração confiante sabe que é filho amado do Pai:

Porque, se o meu pai e a minha mãe me abandonarem, o Senhor me acolherá.

O coração confiante é ensinável:

Ensina-me, Senhor, o teu caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos meus inimigos.

Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantam falsas testemunhas e os que só respiram crueldade.

O coração confiante ministra confiança:

Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. Espere no Senhor. Anime-se, e fortifique-se o seu coração; espere, pois, no Senhor.

Assim como Davi, quer seja diante de um urso, leão, inimigo gigante, ameaças de morte, ou mesmo deitado em verdes pastos ou nas águas tranquilas, vamos nos deixar invadir de fé e confiança no caráter do Senhor em todo o tempo, lugar, circunstância. Que as nossas expressões diante da vida sejam como um salmo do confiante!

Rodolfo Montosa

Continue lendo

Mais Posts

Notícias
Comunicação IPILON

A geração de Dorcas

No domingo, 7 de abril, recebemos a Cia Nissi de teatro nos cultos do Espaço Esperança, com a peça “A geração de Dorcas”. A Companhia

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Somos 50 mil!

Ontem foi dia de alegria! Preparamos uma festa para comemorar os 50 mil seguidores em nosso canal no YouTube. Faltava pouco para bater essa marca,

Leia Mais »
Agenda
Comunicação IPILON

Vamos orar e jejuar!

Promessas é o tema da nossa nova campanha de jejum e oração. E para a largada desse lindo movimento, nos encontraremos para um grande culto

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis