Pesquisar
Close this search box.

#tamojunto na pureza

Compartilhe:

Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. Este obterá do Senhor a bênção e a justiça do Deus da sua salvação (Salmos 24.3-5).

Esses versículos do Salmo 24 falam daqueles que vão subir ao monte do Senhor, que vão permanecer no seu santo lugar. Quem são eles:

Os limpos de mãos. Como estão as nossas mãos diante de Deus? Leiamos com atenção o que Deus diz ao seu povo no capítulo 1.13-15 do profeta Isaías: Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene. As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer. Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Vamos agora para Isaías 59.2-3: Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos, de iniquidade; os vossos lábios falam mentira, e a vossa língua profere maldade. Quando levantamos as mãos em oração, para louvar o Senhor, quando impomos as mãos em atos de unção de enfermos, ordenação de oficiais, quando tomamos o pão e partimos, erguemos o cálice do vinho e consagramos ao Senhor os elementos visíveis de uma graça invisível, como estão nossas mãos? Quando tomamos água em nossas mãos e aspergimos sobre a cabeça do batizando invocando o Santo nome da Santíssima Trindade, estão limpas as nossas mãos?

Os puros de coração. Lemos na Bíblia que: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? (Jeremias 17.9). Não podemos confiar em nosso próprio coração. O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo (Provérbios 28.26).Um dos textos mais fortes da Bíblia para mim é 1 Samuel 16.7: Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração. Deus olha para o nosso coração e o que é que ele vê?

Em Marcos 7.20-23 lemos estas palavras de Jesus: E dizia: O que sai do homem, isso é o que o contamina. Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem. A pureza verdadeira começa de dentro para fora. A religião faz uma maquiagem. Jesus quando se referiu a essas pessoas foi claro e direto: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança! Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo! Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade (Mateus 23.25-28). Parece que é, mas não é, a pureza que agrada a Deus envolve nosso caráter, nosso estilo de vida, nossas conversas, nosso dia a dia. Não é fácil praticar pureza num mundo onde o pecado, o lixo está tão ao nosso alcance. A facilidade para acessar a impureza é muito grande. Somos chamados por Deus para uma vida de santidade. Somos igreja de Cristo. Estamos no mundo, mas não somos do mundo. Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pedro 2.9).

Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus (Mateus 5.8).

Pr. Messias Anacleto Rosa

Continue lendo

Mais Posts

Agenda
Comunicação IPILON

Para mulheres

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, vamos realizar um encontro, às 20h, no Espaço Esperança. Com base no tema essência, vamos abordar

Leia Mais »
Blog
Comunicação IPILON

Discípulos aprendem a falar

Quando levarem vocês às sinagogas ou à presença de governadores e autoridades, não se preocupem quanto à maneira como irão responder, nem quanto às coisas

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis