Pesquisar
Close this search box.

Um encontro que reafirma a bênção

Compartilhe:

O Senhor apareceu a Isaque e lhe disse… (Gênesis 26.2a – NAA)

A bênção de Deus proferida a Abrão envolve claramente sua descendência: O Senhor apareceu a Abrão e lhe disse: — Darei esta terra à sua descendência (Gênesis 12.7 – NAA). Mesmo em um momento de dificuldades, pois havia fome na terra, Isaque chega em Gerar, cidade do sul dos filisteus que ficava no caminho para o Egito, tendo Abimeleque como seu rei. É nesse momento que Isaque tem um encontro transformador que reafirma a bênção recebida:

Nesse encontro Isaque recebe uma instrução clara. Deus não é Deus de confusão. Suas instruções nas Escrituras são claras e diretas. Isaque está sob pressão da fome na terra de Canaã e é levado a sair com sua família para a região de Gerar, muito possivelmente, visando chegar ao Egito, um país muito frutífero. É nesse momento que Deus lhe diz: Não desça ao Egito, mas fique na terra que eu lhe indicar. Habite nela, e estarei com você e o abençoarei (Gênesis 26.2-3 – NAA). Tem horas que Deus orienta para ir, como fez com Abraão, outras, para ficar como vemos aqui. No nosso encontro com Deus, estejamos atentos às suas instruções, que nos reafirmarão sua vontade e suas bênçãos.

Nesse encontro Isaque é relembrado das promessas. É claro que Deus não precisa nos relembrar de nada, mas ele, conhecendo nosso coração, se manifesta de maneira amorosa para trazer à nossa memória o que nos enche de esperança. Isaque e sua descendência teriam posse das terras como prometidas a seu pai, sua descendência seria multiplicada como as estrelas do céu e possuiria as terras e ainda na sua descendência todas as nações da terra seriam abençoadas. Que incrível! Promessas feitas, promessas relembradas, promessas cumpridas (e confirmarei o juramento – Gênesis 26.3). No nosso encontro com Deus, sejamos relembrados que cada uma das suas promessas a nosso respeito e sobre a nossa casa será cumprida.

Nesse encontro Isaque exerce a obediência, assim como seu pai. Há um destaque sobre o fato de que as promessas dadas a Abraão estão diretamente ligadas à sua obediência: porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandamentos, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis (Gênesis 26.5). Não poderia haver nenhuma outra atitude de Isaque que não a de seguir o exemplo de seu pai: Isaque, pois, ficou em Gerar (Gênesis 26.6). Que em nosso encontro com Deus, tenhamos nosso coração desejoso de fazer tão somente a sua vontade.

No próximo ato de sua peregrinação Isaque vai para Berseba e, novamente, o Senhor lhe aparece dizendo: Não tenha medo, porque eu estou com você. Eu o abençoarei e multiplicarei a sua descendência por amor de Abraão, meu servo (Gênesis 26. 23-24).Isaque adorou.

Encontros como o de Isaque com Deus nos fazem reaquecer o coração, renovar nosso ânimo, desejar continuar a caminhada, vencer os medos e sermos transformados a cada dia. Você consegue ouvir a sua doce voz? Sim, ele está relembrando suas promessas, feitas por nós, em Cristo Jesus. Tudo está feito, estou com vocês todos os dias, não tenham medo. Só nos resta adorá-lo!

Pr. Pedro Leal Junior

Continue lendo

Mais Posts

Notícias
Comunicação IPILON

Casa das Formigas

Graça e paz, queridos irmãos e irmãs! Espero que esta encontre vocês na paz do nosso Deus. Escrevo para partilhar convosco um pouco do que

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis